TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar

Por:   •  14/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  7.029 Palavras (29 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 29

[pic 1][pic 2]


ANHANGUERA EDUCACIONAL

POLO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SP

Curso de Tecnologia em Gestão Hospitalar

Rosmirvani Maria de Souza e Santos – RA 5998445541

Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar

PROINTER - Relatório Parcial

4º Série

São José dos Campos SP

2018

Rosmirvani Maria de Souza e Santos – RA 5998445541

A Responsabilidade dos Serviços de Hotelaria Hospitalar e a Humanização dos Serviços de Saúde.

Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Gestão Hospitalar do Centro de Educação a Distância - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina Prointer – Projeto Interdisciplinar.

Tutor à Distância: João Valdivino Lima Ferreira

São José dos Campos SP

2018


Sumário

1 - INTRODUÇÃO        4

2 - DESENVOLVIMENTO        5

2.1 Utilidade, tipos de amostras e cuidados que devem ser tomados na coleta de dados/ou pesquisa.        5

2.2  Descrição da situação pesquisada:        7

2.2.1 Aspectos normativos acercam da gestão hospitalar humanizada no município de São José dos Campos.        8

2.2.2 Programa de Humanização completa 3 anos        8

2.2.3 Descrição da situação e dos problemas relacionados à gestão hoteleira;        9

2.2.4 Problemas com hotelaria ocupam tempo de enfermeiros        10

2.2.5 Descrição dos tipos de departamento envolvidos na hotelaria hospitalar.        10

2.2.6 Departamentos existentes na hotelaria hospitalar        12

2.3 Objetivo do trabalho        16

2.4 Normas relacionadas com a gestão hospitalar e situação das atribuições do gestor de hotelaria hospitalar:        16

2.5 Tipos de departamentos são utilizados a hotelaria hospitalar        17

2.6 Como é realizado o atendimento ao cliente        18

2.7 Como funciona o departamento de higienização e rouparia?        18

2.8 Como é o local onde é realizada a nutrição e dietética?        19

2.9 Onde a hotelaria hospitalar pode entrar na segurança patrimonial?        20

2.10 O departamento de marketing deve estar em consonância com a hotelaria hospitalar humanizada?        21

3 - CONCLUSÃO        22

4 - CONSIDERAÇÕES        23

5 - REFERÊNCIAS        24


1 - INTRODUÇÃO

Os avanços tecnológicos e o aparecimento da medicina científica, entre o final do século XIX e início do século XX, vêm provocando uma verdadeira revolução na função dos hospitais, que deixaram de ser um local onde os pobres e os doentes eram deixados para morrer, se transformando em uma instituição destinada ao cuidado e tratamento de enfermidades, com infraestrutura suficiente para oferecer atenção médica à sociedade, buscando soluções para os problemas de saúde da comunidade (RUTHES; CUNHA, 2007).

 Para atender às demandas do processo assistencial e gerencial, faz-se necessário que se implante um modelo de gestão atual, a fim de otimizar o processo gerencial hospitalar, que é visto hoje como uma empresa (BURMESTER et al, 2007).

A elaboração desse trabalho trata-se de uma análise sobre o segmento da hotelaria hospitalar, o que o mercado está se adequando a esse novo modelo de humanização e no intuito de livrar os hospitais da imagem de ambientes pouco humanizado e com a ausência de serviços diferenciados, fazendo com que os clientes se sintam em um espaço confortável não apenas na infraestrutura, mas no apoio ao paciente, em relação a humanização dos serviços e bem-estar do mesmo e das pessoas que o acompanha.

Esse trabalho tem como objetivo analisar o conceito de hotelaria hospitalar a percepção de gestores da área com relação aos serviços prestados nesse segmento a principal tendência e tirar o estereótipo de um hospital frio, onde não há preocupação com o próximo, como também a ausência dos serviços que o auxiliam e o apoiam, onde favorece a estadia dos pacientes internados e acompanhantes através de serviços como: governança, camareira, serviço de quarto, telefonista, frigobar, ar condicionado, acomodações confortáveis, TV a cabo, entre outros que de certa forma contribua com o melhor conforto aos clientes de saúde.

A intenção de um paciente é sair o mais breve possível do hospital, ficar sadio e voltar para o conforto de sua casa, oque tais assuntos merecem destaque nas administrações hospitalares, pois a reflexão e os efeitos da ausência da humanização no atendimento médico vão além de questões aparentes.  

2 - DESENVOLVIMENTO

2.1 Utilidade, tipos de amostras e cuidados que devem ser tomados na coleta de dados/ou pesquisa.

A análise de utilidade da pesquisa do consumidor foi realizada por meio de uma combinação de análise de citações e análise histórica, temperadas por doses de interpretação.

Utilidade do Conhecimento 

A consistência teórica, a robustez metodológica (ou quase “monometodológica”, já que a grande maioria dos artigos consiste de experimentos) e a força do empírico são, a um só tempo, traços de caráter e virtudes deste período que é o de mais alta reputação na área de Comportamento do Consumidor. Mas concomitantemente, aonde nos levam todas estas pesquisas? Pensando nos distintos temas onde têm avançado a pesquisa do consumidor e mais especificamente na memória do consumidor, o que temos a ensinar e quais são as aplicações que os usuários destas informações nos meios organizacionais e governos podem converter em ações práticas junto aos seus clientes? Objetivamente, quais são os produtos desta pesquisa do consumidor? Se apenas a resposta apresentada fosse válida, já estaria justificando o investimento realizado na pesquisa. Professores, pesquisadores e profissionais de empresas melhor treinados são produtos qualificados e satisfatórios de pesquisas científicas. A firmeza na preparação teoricamente atualizada e sustentada é garantia de futura transmissão confiável no que diz respeito a conhecimentos. A pesquisa realizada de forma cientifica e com robustez e ética leva a que novas pesquisas tenham a mesma orientação e possam, ao longo dos anos gerar novos e resultados mais amplos para as necessidades de seu tempo. Profissionais que vão trabalhar em empresas por seu turno e levam na bagagem a credibilidade da formação de alto nível, se credenciam às melhores oportunidades e tendem a construir valor nos empreendimentos onde colaborem. Sob este ângulo de análise nossa verificação demonstra alto grau de utilidade da pesquisa do consumidor e de seus resultados. Mas, além do possível, sobrevém o ideal. Além disso, ainda se apresentasse resposta válida, não só estaria justificado todo o investimento feito na pesquisa como também se atingiria um dos objetivos capitais da ciência, que é, além de gerar o saber teórico o torna suscetível de aplicação prática e técnica (MORA, 1994).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47 Kb)   pdf (382.4 Kb)   docx (255.1 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com