TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO MULTIDISCIPLINAR FACE PIZZA

Por:   •  20/5/2021  •  Projeto de pesquisa  •  2.116 Palavras (9 Páginas)  •  827 Visualizações

Página 1 de 9

Universidade Cruzeiro do Sul

Simone Souza dos Santos

RGM: 22984402

Tainah Oliva Souza        

RGM: 23959991

PROJETO MULTIDISCIPLINAR AMBIENTE COMPETITIVO

EMPRESA: FACE PIZZA

PORTO ALEGRE

2020

Universidade Cruzeiro do Sul

SIMONE SOUZA DOS SANTOS

RGM: 22984402

TAINAH

PROJETO MULTIDISCIPLINAR AMBIENTE COMPETITIVO

EMPRESA: FACE PIZZA

PORTO ALEGRE- RS

2020

                                                                       

Projeto apresentado a Universidade Cruzeiro do Sul, como parte da obtenção de nota para a disciplina de Projeto Multidisciplinar Ambiente Competitivo do curso de Administração de Empresas.

Tutor:

Porto Alegre

Resumo: Este trabalho visa mostrar as fases em que a empresa do Sr. George vem passando durante sua trajetória desde os tempos em que era apenas uma empresa familiar e, depois com suas melhorias frente aos desafios de mercado, se tornou uma empresa consolidada de médio porte.

Nosso objetivo é mostrar através de alguns cenários apresentados, as transformações que foram se tornando necessárias para que a empresa pudesse se firmar no mercado e vencer os obstáculos  aos quais exigiram reformulação da sua estrutura e modelo de atendimento para seguir no ramo alimentício sempre mantendo a qualidade de suas pizzas a um preço justo e competitivo, que além de manter sua clientela fiel ainda gerasse uma margem de lucro.

É importante ressaltar o quanto o papel de um gestor com conhecimento, domínio e visão geral do empreendimento, é imprescindível na tomada de decisões acertadas para manter a saúde financeira da empresa.

Sumário:

  1. 1 Introdução............................................................................................
  2. 2 Cenário 1..............................................................................................
  3. 3 Cenário 2..............................................................................................
  1. 4 Cenário 3...............................................................................................
  2. 5 Cenário 4...............................................................................................
  3. 6 Definição da Matriz SWOT.................................................................
  4. 7 Análise SWOT.......................................................................................
  5. 8   Considerações Finais............................................................................
  6. 9 Referências Bibliográficas....................................................................

Introdução: Analisaremos a trajetória de uma empresa desde o seu início, com uma estrutura simplificada e pouco definida, com uma clientela fidelizada por não haver concorrentes próximos.

Através desse processo, podemos analisar que um gestor, diante de um ambiente competitivo, precisa ser hábil, ter conhecimento da área que está atuando e principalmente, saber que o mercado é dinâmico e a livre concorrência faz com que haja muita oferta de um determinado produto( no caso, estamos falando de pizzas) e que o consumidor vai sempre buscar por preços atrativos, qualidade, variedades e qualquer outro atrativo que faça com que opte por A e não B.

É importante que o gestor perceba o quanto a diversificação/reinvenção do seu produto, sem perder a qualidade, porém agregando novos atrativos, no mercado atual dinâmico, pode se tornar um poderoso aliado para alavancar sua receita.

A empresa

A Pizzaria Face Pizza, foi criada pelo Sr.George, e possuía praticas adquiridas com sua mãe em fazer pizzas caseiras. Impulsionado pelo reconhecimento de seus amigos e vizinhos quanto ao sabor das pizzas que ele preparava, deu início as atividades, mesmo sem muita noção de empreendedorismo. Apesar de ter a seu favor pontos positivos, ainda lhe faltava um plano de negócio, para alavancar e manter a empresa saudável e competitiva.

2.  Análise do Cenário 1

O Sr. George, que possui prática adquirida com sua “mama”, fazia pizzas caseiras deliciosas, sempre elogiadas por todos que frequentavam sua casa. Sua fama era reconhecida até por seus vizinhos. Com o grande interesse despertado, o Sr. George resolveu abrir uma Pizzaria no bairro. Inicialmente, não havia concorrentes na região. A Pizzaria mais próxima ficava a cerca de 20km. Assim, o Sr. George inaugurou a Pizzaria, e sua principal preocupação era oferecer a mesma qualidade da pizza elaborada em casa. Começou oferecendo um Cardápio de 10 tipos de pizzas. O Sr. George fixava o preço que queria, pois, a fama era que não havia pizza igual a sua no bairro.

  1. O que a empresa significa para os clientes?

Podemos observar que a pizzaria do Sr. George se tornou um atrativo de muita vantagem para os clientes, uma vez que o produto era diferenciado, de qualidade e próximo, mediante que, na região não haviam outras pizzarias.

  1. O que a Empresa oferecia como atrativo principal?

A pizzaria tinha como atrativo principal a qualidade da pizza caseira. Podemos observar também como atrativo a distância, pois iria facilitar o deslocamento dos clientes, para ter um atendimento mais eficaz.

  1. Qual a vantagem competitiva?

A pizzaria apresentava grande vantagem competitiva, pois não tinha concorrentes próximos, a qualidade da pizza já era reconhecida pelos clientes, facilidade de deslocamento dos clientes , mas principalmente bom lucro , tendo em vista que o Sr. George tinha a liberdade de escolher o preço que obtivesse melhor lucro com seu produto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (97.5 Kb)   docx (265.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com