TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÉ-PROJETO DE PESQUISA ERIK_ISADORA

Por:   •  3/9/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.523 Palavras (7 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4][pic 5]


[pic 6][pic 7]

Introdução

Esse projeto busca analisar a viabilidade do aproveitamento de resíduos reciclados provenientes de RCD (resíduo de construção e demolição), como agregado para confeccionar tijolos ecológicos ou solo-cimento. Esse experimento contara com o agregado reciclado de Classe A de acordo com a Resolução n. 307, de 5 de julho de 2002 (CONAMA), no seu artigo 3°, em sua fase final de aproveitamento. Para tanto, a pesquisa inclui testes de resistência à compressão e absorção de água.

Segundo Marques Neto (2005), os RCD podem ser definidos como todo rejeito de material utilizado na execução de etapas de obras de construção civil, podendo ser proveniente de novas construções, reformas, reparos, restaurações, demolições e obras de infraestrutura.

A NBR 15116, conceitua agregado reciclado como: Material granular proveniente do beneficiamento de resíduos de construção ou demolição de obras civis, que apresenta características técnicas para a aplicação em obras de edificação e infraestrutura.

De acordo com a NBR 8491, apresenta a seguinte definição para o tijolo de solo cimento: é aquele cujo volume não é inferior a 85% de seu volume total aparente e é por uma mistura homogênea, compactada e endurecida de solo, cimento Portland, água e, eventualmente, aditivos em proporções que permitam atender às exigências desta norma.

Partindo do que e observado atualmente existe uma grande quantidade de resíduos da construção civil que não tem seu devido aproveitamento, assim acabam sendo dispostos em locais clandestinos ou enterrados, tornando assim o seu potencial econômico e ambiental desperdiçado. Essa problemática se dá por poucas pesquisas que incluem e agrega os resíduos em geral, em especial os RCD. Ao trocar a matéria prima virgem por uma reciclada à uma grande capitalização dos recursos ambientais e um enorme ganho social.

 Pinto (1999) estima que a massa de resíduos produzida pela construção civil brasileira varia entre 41% e 70% da massa total de resíduos sólidos gerados pelos grandes centros urbanos. Fonseca (2002) quantificou o RCD em relação ao total de resíduos sólidos produzidos no DF como sendo da ordem de 66%, dentro do padrão de outras cidades brasileiras.

Segundo informação do SLU- serviço de limpeza urbana divulgou, no ano de 2008, 1.406.964 toneladas, isso representa 66,61% do total, aproximado de 117.247 ton. /Mês de resíduo de remoção de entulho (SLU 2008)

Justificativa

        A presente pesquisa se justifica a partir da compreensão da necessidade de diminuir os impactos causados pelo excesso de resíduos produzidos na construção civil e o descarte em locais inadequados, dando assim uma destinação correta, agregando valor e sustentabilidade ao meio.

        Ao verificar as pesquisas sobre essa temática encontramos poucas referências teóricas que integra ou reaproveita materiais reciclados as tecnologias sociais como a confecção de tijolos ecológicos. No entanto, partindo dessa deficiência e de uma lacuna acadêmica, em visita ao CELOGS (Campo-Escola de Tecnologia Social), situado na própria dependência da UCB (universidade Católica de Brasília), tivemos conhecimento de como é produzido um tijolo Ecológico, assim querendo tornar o processo ainda mais sustentável tivemos a ideia de aproveitar os resíduos reciclados provenientes de RCD, como agregado para confeccionar tijolos ecológicos ou solo-cimento.

 

Objetivos

Geral

        Com a realização dessa pesquisa objetivou analisar a viabilidade do aproveitamento de resíduos reciclados provenientes de RCD, como agregado para confeccionar tijolos ecológicos ou solo-cimento.

Específicos

  • Identificar a granulometria e quantidade de resíduo necessário;  
  • Confeccionar tijolos ecológicos a partir dos resíduos;  
  • Averiguar/teste das amostras com diferentes porcentagens de resíduos;  
  • Comparar resultados obtidos de acordo com as normas técnicas vigentes.

Metodologia

        Este projeto de pesquisa propõe uma pesquisa quantitativa a partir de métodos de análise baseando-se em normas técnicas vigentes, para tal, será utilizado o agregado reciclado passado pela peneira 4,8 mm (N° 4), as amostras serão peneiradas e guardadas em local adequado. Para cada porcentagem de agregado reciclado, (20%,40%,70%), utilizado será moldado 20 (Vinte) tijolos com proporção de 8:1 ou seja, oito partes de agregado e uma de cimento CP II.

        Será determinar a massa específica dos sólidos de acordo com a norma NBR 6508(ABNT, 1984b); análise granulométrica, por peneiramento, de acordo com a norma NBR 7181(ABNT, 1984a) e determinar os limites de liquidez e de plasticidade dos agregados, de acordo com as normas NBR 6459 (ABNT, 1984c) e NBR 7180 (ABNT, 1984d).

        O tijolo deverá ser moldado em uma prensa manual especifica para confecção de tijolos ecológicos. O tijolo terá as seguintes dimensões: 300 x 150 x 70mm.

        Durante sete dias esse tijolo será submetido periodicamente por água em abundância e coberto com lona para evitar a perda de umidade, favorecendo a cura do cimento. Após esse período será retirado aleatoriamente do lote fabricado 3 tijolos para submetê-los ao ensaio de resistência e compressão e absorção de água. O processo será repetido com 28 dias a fim de analisar os mesmos parâmetros propostos. Os resultados obtidos deverão ser comparados e confrontados de acordo com a NBR 8491 e NBR 10836.

Referencial teórico

      A urbanização crescente proporcionado pelo desenvolvimento do setor industrial delimita, entre outros aspectos, a grande quantidade de resíduos gerados durante os processos de construção e por questões ambientais. De acordo com Paranavithana e Mohajereni (2006), a prática da deposição desses não se tem mostrado a mais viável. Dessa forma, a reciclagem é a alternativa mais acessível para tais problemas.

        Segundo POON e  CHAN (2006) A reciclagem dos  resíduos sólidos de construção  e demolição (RCD) permite que esses tenham uma aplicação válida, uma vez que essa prática visa o reaproveitamento, através da mistura de agregados reciclados de concreto e tijolo a produção de materiais de sub-base granular, tal aplicação redireciona para o uso, por exemplo, em pavimentação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (257.3 Kb)   docx (220 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com