TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA APLICADA A ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  7/10/2015  •  Seminário  •  559 Palavras (3 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADES INTEGRADAS DE FERNANDÓPOLIS

FEF

Wellington Portela Leal

PSICOLOGIA APLICADA À ADMINISTRAÇÃO

Professor José Antônio

Fernandópolis

2015

  1. Fiedler, em sua principal obra, aponta uma série de definições para liderança. Qual delas mais se parece com a sua definição de liderança?

Resposta: A liderança é o processo de influenciar as atividades do grupo através da colocação e da chegada a objetivos (Stogdill, 1950).

  1. Ao longo das várias definições levantadas por Fiedler, é possível identificar uma característica comum, qual é?

Resposta: A característica comum é  a habilidade de conduzir as pessoas de forma natural, ou seja, conforme características e normas próprias dos diferentes grupos nos quais um líder pode aparecer.

  1. Qual a definição de liderança do próprio autor?

Resposta: A definição do autor é de que o líder no grupo é a pessoa a quem é dada a tarefa de dirigir e coordenar tarefas relevantes nas iniciativas grupais, ou quem, na ausência do líder designado assume a principal responsabilidade de desempenhar tais funções no grupo.

  1. Em sua opinião qual é a diferença entre o Líder e o Chefe?

Resposta: Líder: Conduz, inspira, motiva e direciona as pessoas.

               Chefe: Impões ordens e é autoritário.

  1. A atuação do Líder é única e exclusivamente voltada para aspectos internos do grupo?

Resposta: Não, o líder também é responsável pela adaptação do grupo ao ambiente. Ele não pode pensar no grupo isoladamente, pois dentro de uma organização os grupos não são independentes, há pequenos grupos que dependem uma do outro para o funcionamento da organização.

  1. Deutsk e Krauss escreveram sobre a Teoria dos Papéis, para eles quais são os conceitos de cada papel?

Resposta: Papel prescrito: diz respeito ao sistema de expectativas que existe no ambiente social que envolve o ocupante de uma determinada posição.

Papel subjetivo: o ocupante de uma posição percebe seu papel como aplicável ao seu próprio comportamento quando em interação social

Papel representado: são os comportamentos visíveis do ocupante de uma posição no momento em que ele interage com aqueles que ocupam outras posições.

  1. A falta de habilidade em liderar pode ocasionar problemas graves, cite alguns.

Resposta: Pode ocasionar problemas graves como sabotagens na qualidade e quantidade da produção, dificuldade de comunicação entre as pessoas, boatos nocivos, resistências passivas, falta de inciativa e assim por diante.

  1. O que é a Teoria dos Traços?

Resposta: A Teoria dos Traços vê a liderança como resultado de uma combinação de traços, enfatizando especialmente as qualidades pessoais do líder, onde o mesmo deveria possuir certas características de personalidade especiais que seriam facilitadoras no desempenho da liderança. Nesta teoria são enfatizadas qualidades intrínsecas da pessoa. Esta teoria permite concluir que os líderes já nascem como tal, não havendo a probabilidade de “fazê-los” posteriormente por meio do uso de técnicas de desenvolvimento pessoal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (80.5 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com