TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA: Trabalhador, Empregado, Funcionário e Colaborador

Por:   •  5/1/2017  •  Relatório de pesquisa  •  660 Palavras (3 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 3

PSICOLOGIA: Trabalhador, Empregado, Funcionário e Colaborador.

RESUMO

De acordo com que pesquisamos sobre os temas em questão, podemos perceber que através do tempo foram mudando as terminologias e suas caraterísticas. Conforme apresentado abaixo.

Trabalhador é aquele que exerce a sua função nos termos e prazos estabelecidos pelo contratador e no final recebe um pagamento.  Dentro da classe trabalhadora vimos que podem ser: Trabalhador: Autônomo aquele que é gestor dele de si mesmo e não tem vinculo empregatícios correndo seus próprios riscos e não trabalha de forma habitual.  Subordinado é o trabalhador que exerce a sua função esperando uma remuneração em troca do seu trabalho.  Avulso é todo trabalhador que pode ser sindicalizado ou não, que não possui vínculos empregatícios. No caso do OGMO os trabalhadores avulsos são obrigados a ter a intermediação sindicado. Eventual ou Temporário é aquele que exerce o sua função temporariamente sem vínculo algum com a empresa.  E podemos perceber que com o passar do tempo a terminologia foi mudando para “empregado” e suas características.

O empregado é contratado para prestar serviços a um empregador, com uma carga horária especificada e mediante salário. No serviço o empregado não tem autonomia, esta sujeita a determinações do trabalhador para realiza-lo, ou seja, é subordinado.  É indispensável respeitar e cumprir os horários de trabalho fornecidos pelo empregador. Dentro da classe empregada existem duas terminologias: O empregado a domicilio é aquele que presta serviços em sua residência ou em oficina de família, por conta do empregador que o remunere (art. 83 da CLT). Empregado Doméstico é aquele que presta serviços de natureza contínua e de finalidade não lucrativa a pessoa ou família, no âmbito residencial destas (Lei 5.859/72). Não se enquadram nesta categoria, faxineiros, porteiros, vigias, etc.
O empregado rural é a pessoa física que, em propriedade rural ou prédio rústico, presta serviços com continuidade a empregador rural, mediante dependência e salário (Lei 5.889/73)
.

O funcionário ele foi contratado para exercer tal função, porem se limita apenas a fazer o que lhe foi acordado entre as partes, ele não vai nem um pouco além, não auxilia os companheiros de trabalho, preocupando-se apenas com a sua função. No entanto, o funcionário apenas cumpre o seu horário que lhe foi determinado, não importando se a empresa precisa que o mesmo cumpra hora extra jornada. Até hoje é denominado “funcionário”, que gradualmente vem substituindo o antigo “empregado”. Como se não bastasse a terminologia e as características vem sendo substituídas para colaborador.

O colaborador é aquele que cumpre tudo aquilo para o qual foi contratado, porém ele exerce de uma maneira que possa colaborar com empresa ele é proativo ele busca interagir com a organização, de modo que se automotiva, ajuda os companheiros, se intera com os problemas da organização a fim de buscar uma solução e acima de tudo é considerado como que faz a "diferença". O colaborador não fica reduzido ao que está descrito no cargo ou função Isso pode levar as pessoas a uma postura do tipo este não faz parte do meu serviço, não sou pago para isso, não sou dono desse negócio, eu só trabalho aqui. Esses exemplos não são encontrados em um colaborador na nova era, Para tanto precisamos desenvolver o espirito de colaboração nos funcionários.  Os tempos são outros estamos na era da participação, da responsabilidade social e ambiental. Trabalhemos como se a empresa fosse nosso próprio negócio. Afinal vivemos dela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (83.5 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com