TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Papel da Liderança

Por:   •  20/4/2016  •  Ensaio  •  472 Palavras (2 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 2

Cultura da Inovação

O que é?

A cultura da inovação é um desdobramento da cultura organizacional intrínseca em todas as empresas, onde é construída por meio do seu conjunto de valores e pressupostos básicos, expressos em elementos simbólicos que constrói a sua identidade organizacional. A essência da cultura da inovação é criar elementos que motivem e incentive suas equipes para agilmente aceitar e acelerar a mudança, bem como quebrar paradigmas que imobilize a criatividade e inovação.

Para que serve?

Serve principalmente para preparar as organizações  a mudarem o seu comportamento para aceitar a mudança proveniente das inovações, inibindo a construção de barreiras e paradigmas, ou seja, para criar um ambiente organizacional favorável  para o pensamento criativo e inovador.

Como o empresário consegue fazer acontecer – ferramentas, dinâmicas, jogos, etc?

Algumas tendências na configuração de ambientes de trabalho que promovem a inovação, utilizado por outras organizações pode ser o ponto inicial, tais como:

  • Mobilidade:         o uso de notebooks permite acessar os serviços e arquivos da empresa na nuvem de qualquer lugar, seja em casa ou no escritório.
  • A Mesa Anda: estações de trabalho com rodas permitem a reconfiguração do layout da sala para aproximar grupos em projetos;
  • Sem divisões: baias, divisórias e até mesmo paredes são removidas para incentivar a colaboração.
  • Comunicação: videoconferências e gerenciadores de projetos online ajudam na integração das equipes;
  • Personalização: objetos bem-humorados ( conhecidos como ToyArt) personalizam a mesa e deixam o ambiente mais leve; cada funcionário é livre para decorar o seu espaço imprimindo personalidade no ambiente.
  • Sem dono: qualquer estação, mesa ou cadeira pode ser ocupada pelos funcionários.

O papel da Liderança na era da inovação

O que é?

Para a permanência e a sobrevivência no mercado as empresas ao longo dos anos estão colocando o seu foco atual nas pessoas, seja para aquilatar o seu desenvolvimento , bem como para engajar as pessoas dentro da organização. Com temas que trabalham a liderança inovadora, liderança 2.0 e a liderança criativa o tema busca tornar a organização mais competitiva por meio das pessoas e quem mais do que ninguém pode potencializar esse capital senão o líder, com isso o tema trabalha formas de fazer do líder um propulsor da inovação por meio das pessoas.

Para que serve?

Serve para o desenvolvimento das lideranças nas empresas que buscam inserir um pensamento inovador para inspirar a concepção de produtos e serviços diferenciados que possam contribuir para a liderança da empresa em cada setor de atuação.

Como o empresário consegue fazer acontecer – ferramentas, dinâmicas, jogos, etc?

A partir das Core Competences da organização, a empresa deve mapear as competências críticas principais das suas lideranças com à ajuda e assessoria do RH, inserindo, adaptando e modificando as melhores, salientando que devem ser levantadas no máximos 10 competências principais que melhor atenda a esse perfil, com base na missão, visão e os valores organizacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (91.3 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com