TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Papel do Administrador em momentos de crise

Por:   •  6/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  401 Palavras (2 Páginas)  •  1.293 Visualizações

Página 1 de 2

Papel do Administrador em momentos de crise

No momento de desestabilização da economia mundial é que sobressai a figura dos verdadeiros administradores. Profissionais que nos últimos anos vem se tornando peça fundamental para as empresas. É este profissional que vai dar solução nas questões financeiras, estratégicas e que rumo seguir, por ter ele a qualificação necessária que, junto com a experiência, vai tirar a empresa do caos.

As mudanças provocadas pela crise mundial têm influenciado diretamente no contexto mundial. Durante a crise econômica mundial as pequenas e médias empresas demandaram profissionais de administração para administrá-la, pois resistiram às demissões em massa, proporcionando uma abertura para a atuação do administrador, relacionado ao tempo de sobrevivência que essas empresas apresentam, que infelizmente em decorrência da má gestão e falta de qualificação tem uma média de vida de quatro anos.

Segundo Drucker “os administradores fazem uso de todos os conhecimentos e percepções das ciências humanas e sociais, mas devem focar esses conhecimentos sobre a eficiência e resultado”. As empresas costumam buscar os profissionais especializados em administração em momentos de crise, decorrente da complexidade da gestão empresarial em garantir o lucro sustentável e atennder às necessita das empresas de forma racional.  Ganhar a confiança de seus funcionários é vital para que se possa dirigir a empresa para o sucesso.

O cotidiano do administrador de uma empresa tem uma tomada de decisão, desde as mais simples às mais complexas, e elas podem se tornar mais difíceis em meio a uma crise. O administrador deve recolher os dados e relacioná-los aos objetivos propostos pela organização por meio do planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da organização, a fim de alcançar os objetivos da maneira mais adequada à situação.

A crise precisa ser temida, mas sem pavor. Nessas situações, recomenda-se atitude. É encarar o problema de frente e pensar em soluções criativas para superá-lo. A crise é um momento para trocar angústias e temores por correções de rumos e ações positivas.

Ninguém é insubstituível

Uma das medidas que o empresariado costuma adotar em tempos de crise é, justamente, enxugar as equipes. Ninguém é insubstituível, mas quem se destaca e entrega resultados excepcionais é difícil de ser substituído. Pessoas que se destacam são essenciais na organização, pois são talentos que a empresa sabe que, se perdê-lo, terá que se reorganizar para criar uma nova maneira de ser e preencher essa lacura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (60.7 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com