TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paper a importância da pesquisa

Por:   •  17/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.473 Palavras (6 Páginas)  •  765 Visualizações

Página 1 de 6

RESUMO

O estudo apresentado tem como objetivo falar sobre a importância que devemos a pesquisa, pois temos a necessidade da pesquisa em nossas vidas, podemos observar que sem a pesquisa somos apenas meros curiosos, a pesquisa no mundo nos proporciona curiosidades, perguntas e respostas, e com ela podemos descobrir varias coisas, dependendo do que queremos saber. A pesquisa tornar-se mais eficiente quando introduzida na vida acadêmica, na qual tem um alto grau de importância para o crescimento do aluno, possibilitando-o a descobrir um novo olhar sobre o mundo, e diversas curiosidades, para que assim possa ter uma opinião critica, criativa e inovadora. A pesquisa consolida o ensino já que através dele ocorre transferência de saber. A pesquisa deve, portanto, ser vista como um bem incalculável, como alavanca do conhecimento diferencial e como a maneira mais confiável de crescimento social. Apresentamos também o conceito da pesquisa, juntamente com os tipos de pesquisa.

Palavras Chave: Pesquisa, Conceito e Conhecimento.

INTRODUÇÃO

A pesquisa cientifica é um trabalho realizado por um pesquisador. Representado pela intensa busca de informações. Ela sempre esteve presente, durante toda a historia da humanidade. É um conjunto metódico de investigação por um individuo para o melhor desenvolvimento e desempenho de estudos. E, é através destes conjuntos de atividades que a pesquisa tem como objetivo encontrar as respostas para o desenvolvimento dos ideias.

É através da pesquisa que se faz ciência, ela proporciona diferentes olhares sobre os mesmos objetos, e sobre as características de uma sociedade, ajudando a resolver problemas sobre a realidade.

A pesquisa científica além de estar presente no nosso cotidiano é fundamental para diversas áreas do conhecimento. Ao nos empenharmos em desenvolvê-la, estaremos buscando bagagens para nossa formação profissional e simultaneamente estaremos contribuindo para os problemas dentro da sociedade e buscando soluções para os mesmos.

Os seres humanos sempre buscam encontrar soluções no mundo em que estão inseridos. A busca pelo conhecimento é próprio do ser humano. O homem é um ser que é movido pela procura do saber, busca sempre conscientizar a população da importância da pesquisa e como ela exerce o desenvolvimento da sociedade.

1 O CONCEITO DA PESQUISA

A palavra “pesquisa” tem origem no latim com o verbo “perquirir”, que significa procurar minuciosamente, com perseverança. Com isso entendemos que a pesquisa é um processo convencional, com jeito de ponto de vista reflexivo, que exigi uma maneira científica que se obtém no trajeto para entender a veracidade ou para reconhecer realidades parciais.

e baseados nas perguntas feitas em relação a pontos ou ações que permanecem sombrios e que necessitam de explicações razoáveis e respostas que possam explica-las. Dessa forma, há diversos modelos de pesquisas que produz a coleta de dados sobre o que pretendemos descobrir.

Deste modo, pesquisar, num sentido amplo, é ir a busca de um conhecimento que não conhecemos, porém, temos a necessidade de verificar fatos, interagir com outras pessoas, para gerar perguntas e conseguir respostas, são maneiras de assuntos, considerada como sinônimo de procura, de investigação e pesquisa. Esta ideia ampla de investigação se opõe a concepção de pesquisa como acolhimento de averiguação científica que tem por propósito demonstrar uma opção levantada, através de técnicas de processos científicos.

2 PESQUISA CIENTIFICA E A BUSCA POR CONHECIMENTO

A pesquisa científica é o instrumento de trabalho do investigador, através dela é possível fazer novas descobertas e melhorar o que já se tem até então. Seu principal objetivo é produzir novos conhecimentos com base em métodos científicos. A partir desta conseguimos resolver situações que ocorrem em nosso cotidiano.

Vivemos em um tempo em que há constantes mudanças, e que ocorrem com grande velocidade o qual nos exige atenção e um olhar crítico. É através da pesquisa que é possível acompanharmos este desenvolvimento e compreender a realidade a nossa volta, neste contexto a pesquisa científica se torna um instrumento de suma importância, pois ela apresenta dados, que nos trazem respostas na tentativa diária de resolvermos problemas e obstáculos do cotidiano. A pesquisa científica nos instiga cada vez mais em descobrir e colocarmos em prática nosso “eu” investigador.

O professor pode se considerar um pesquisador, e tem como objetivo instigar a curiosidade para a pesquisa, apresentando-a para os alunos já nas séries iniciais, para desta forma os mesmo já irem conhecendo a importância e os benefícios que a pesquisa científica oferece para o aluno no seu aprendizado, no seu futuro acadêmico, social ou profissional.

Assim a pesquisa tem suma importância ela é um exercício proposital, da atividade intelectual que visa melhorar as condições práticas da existência.

Sendo assim o ato da pesquisa na produção do saber é uma ferramenta muito frequente em nossas vidas, isso é notável com base no conhecimento do dia a dia de forma empírica e também no conhecimento científico. E importante observar o fato de que a pesquisa não é atividade somente destinada a gênios, ninguém nasce pesquisador, mas sim curioso. São as nossas inquietações,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (40.8 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com