TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PAPER INTRODUÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA

Por:   •  5/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.797 Palavras (8 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUŞÃO À PESQUISA

Acadêmico: William Gabryell Pereira Lino

Tutor externo: Leiliane Santos Albuquerque

        

RESUMO

A prática atual contribui para a pesquisa científica em questão. O objetivo é transmitir os conceitos, a organização e o desenvolvimento da pesquisa científica, destacando suas vantagens e aplicações. Esta investigação assumirá a forma de pesquisa bibliográfica, centrando-se em livros publicados no passado sobre o tema em apreço. A descoberta de soluções para problemas globais em todos os campos, sejam eles médicos, comerciais, administrativos ou científicos começa com a pesquisa científica. A pesquisa ganha perspectivas valiosas quando se volta para a investigação de respostas e soluções para fatores antes desconhecidos ou pouco estudados. Esses estudos têm um impacto significativo na globalização e na evolução da sociedade.

INTRODUÇÃO

Durante muito tempo, o ser humano começou a caminhar na direção da busca do conhecimento para obter respostas plausíveis às questões relativas aos mistérios de sua vida cotidiana. Alguns desses retornos foram explicados simbolicamente por mitos e superstições, com o auxílio de fábulas para melhor explicá-los. Quando o ser humano começou a fazer perguntas e buscar explicações razoáveis, ele o fez por lógica e não por emoção ou crença religiosa. Como resultado, respostas mais convincentes foram obtidas e passaram a ser compreendidas de forma mais satisfatória pelas pessoas. O início da ideia científica foi incentivado por esse pensamento inovador. O objetivo da pesquisa científica é descobrir novos conhecimentos que beneficiem a sociedade, ou, dito de outra forma, está mais voltada para o bem-estar humano. A principal atividade de um cientista é realizar pesquisas para aprofundar a ciência. Este tipo de investigação é suportado por observações e evidências científicas e distingue-se por um embasamento na compreensão. O objetivo deste trabalho é examinar a noção de pesquisa científica, entendendo a ciência e o conhecimento por trás da pesquisa, bem como examinando sua estrutura e desenvolvimento.

Como a metodologia científica não está diretamente relacionada à pesquisa, mas sim a um conjunto de regras para a redação de relatórios, justifica-se a prática dessa pesquisa. Seu objetivo é conceituar a metodologia científica, mostrar como ela é constituída e determinar sua importância para a administração porque, em princípio, não há relação entre os diversos campos. Embora esse campo seja rico e seja a base da ciência moderna, poucas pessoas o compreendem ou usam a plataforma. Além de apresentar os diferentes tipos de pesquisa científica, este artigo também discutirá sua natureza, abordagem, objetivos, etapas e métodos.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A pesquisa científica é caracterizada pelo rigor, método e dedicação. É uma investigação meticulosa baseada em objetivos claros, hipóteses definidas e lógica organizada que visa compreender com precisão alguma parte da realidade. É possível pensar a pesquisa como uma forma de determinar a validade ou a razão por trás de atos ou ocorrências arbitrárias, permitindo estabelecer hipóteses sobre fatores significativos, como os da matemática, da física e da biologia. A pesquisa científica tenta extrapolar da realidade as leis que a regem, sua essência e os princípios fundamentais que dão origem às percepções que temos dela, a fim de estabelecer as relações causais e consequentes que a fundamentam. O principal objetivo da ciência é aumentar a veracidade dos fatos. Só é aceito como detentor de conhecimento científico aquele que consegue demonstrar que suas pesquisas aderiram a metodologias específicas estabelecidas e validadas pela ciência ao longo do século e que são repetíveis. A execução de um estudo planejado, com a metodologia problematizadora definindo a parte científica da investigação. Portanto, toda pesquisa é baseada em uma teoria que serve como ponto de partida da investigação para encontrar respostas para as perguntas por meio da aplicação da metodologia científica.

Segundo Lakatos e Marconi (2007, p. 157), em referência a Ander-Egg (1978, p. 28), a pesquisa é um “procedimento reflexivo sistemático, controlado e crítico, que permite descobrir novos fatos ou dados, relações ou leis, em qualquer campo do conhecimento. “Isto se dá por meio de pesquisas com método qualitativo ou quantitativo”.

Diferentemente da pesquisa qualitativa, os resultados da pesquisa quantitativa podem ser quantificados. Como as amostras geralmente são grandes e consideradas representativas da população, os resultados são tomados como se constituíssem um retrato real de toda a população   alvo   da pesquisa. A pesquisa quantitativa se centra na   objetividade. Influenciada pelo positivismo, considera que a realidade só pode ser compreendida com base na análise de dados brutos, recolhidos com o auxílio de instrumentos padronizados e neutros. A pesquisa quantitativa recorre à linguagem matemática para descrever as causas de um fenômeno, as relações entre variáveis etc. A utilização conjunta da pesquisa qualitativa e quantitativa permite recolher mais informações do que se poderia conseguir isoladamente. (FONSECA, 2002, p. 20)

A pesquisa é baseada em dados que podem ser comprovados como sendo do próprio ambiente de estudo. Nenhuma modificação ou interferência foi feita pelo pesquisador, afirma Minayo (2001). Este estudo visa explicar os fatos sem focar em dados numéricos e estatísticos como meio de resolução de problemas (FONSECA, 2002).

A qualidade da pesquisa é criticada por seu empirismo, subjetividade e desenvolvimento emocional do pesquisador (MINAYO, 2001, p.14). Segundo Minayo (2001), a pesquisa qualitativa trata do reino dos significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes, o que corresponde a um espaço mais profundo de relações, processos e fenomenologia que não pode ser reduzido à operacionalização de variáveis.

Enquanto a pesquisa quantitativa faz uso de dados numéricos e análise estatística. Ela opera pela quantificação dos dados coletados, permitindo a geração e lançamento de hipóteses com pequena margem de erro (Minayo, 2001).

MATERIAIS E MÉTODOS

A metodologia de pesquisa utilizada neste estudo é um tipo de pesquisa bibliográfica exploratória. Segundo Markoni e Lakatos (1992), a primeira etapa de qualquer projeto de pesquisa é a pesquisa bibliográfica, que funciona como alicerce para o conhecimento sobre o tema em questão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (90.5 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com