TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paper - A Introdução a Pesquisa

Por:   •  18/5/2020  •  Artigo  •  2.158 Palavras (9 Páginas)  •  3.864 Visualizações

Página 1 de 9

PAPER – INTRODUÇÃO A PESQUISA

 A pesquisa vem das necessidades do homem

Márcia da Silva Anselmo¹

Professor - Alexandre da Silva Espinosa²

        

RESUMO

Este trabalho tem por objetivo apresentar as normas e regras utilizadas na elaboração de um paper para o curso de Bacharelado em Administração do grupo Uniasselvi. O primeiro item obrigatório é o resumo, que deve ser escrito após a conclusão do paper. O paper também deve apresentar uma breve introdução, a qual deve conter as ideias principais do autor, ou seja, o tema a ser tratado de forma clara e objetiva, seguida da fundamentação teórica onde abordará os temas e ideias pesquisados, assim como matérias e métodos, por fim os resultados e a conclusões. Portanto o trabalho deve ser fundamentado, constar citações curtas e longas de autores os quais devem ter seus nomes e obras citados, assim como devemos informar detalhadamente as referencias bibliográficas de cada autor citado no paper.

Palavras-chave: Paper, Estrutura, Pratica.

1. INTRODUÇÃO

No decorrer da existência das civilizações foram surgindo necessidades, desde as mais básicas, como também as mais complexas e por fim as intelectuais as quais tem uma busca incessante por informações e conhecimento, resultando o surgimento da “pesquisa” como a principal aliada, onde foi possível realizar descobertas e trazer soluções para os problemas do nosso dia a dia. A pesquisa teve papel importante na história das civilizações e atualmente tornou-se uma ferramenta indispensável em vários seguimentos, como por exemplo, nas universidades, que é o foco do nosso estudo, que utiliza a pesquisa como um instrumento de aprendizado para os estudantes e também para os professores, a fim de persuadir e disseminar o conhecimento entre todos os envolvidos no âmbito educacional.

Para uma análise mais detalhada, trataremos o seguinte tipo de pesquisa: “Paper”, que significa “position paper ou posicionamento pessoal” que é um pequeno artigo científico que abordará um tema, ou seja, consiste na discussão do tema, divulgação de ideias e interpretações do autor, assim como fatos ocorridos, etc..., relacionados aos assuntos pertinentes da pesquisa.

O objetivo principal é demonstrar a estrutura e apresentação do paper, analisar os elementos que fazem parte do mesmo e as oportunidades e contribuições que a prática do paper pode oferecer ao processo de ensino e aprendizagem para os estudantes em sua vida acadêmica.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A pesquisa surgiu da necessidade humana de explicar os fenômenos recorrentes na vida, assim um problema se torna a razão de ser de uma pesquisa. Para Barbosa (2014, p. 12), durante a realização da pesquisa, o pesquisador utiliza-se de métodos adequados que organizam o trabalho investigativo com vistas a esclarecer os questionamentos e dúvidas, tendo em vista ser o objetivo do estudo. Nesse mesmo sentido Gil (2002, p.17), descreve que “para a produção científica, o pesquisador deverá utilizar de forma cuidadosa os métodos, técnicas e outros procedimentos científicos que, juntamente com os conhecimentos disponíveis, indicarão o caminho a seguir”.

Conforme evoluímos como sociedade, novos horizontes surgem no âmbito do conhecimento e a busca por desenvolvimento, crescimento, inovação e informação que são às bases do sucesso para todos os seguimentos, como por exemplo, a indústria, o comércio, a ciência, a saúde e a educação.

Aprofundaremos os nossos estudos no seguimento da educação, que utiliza a pesquisa como um instrumento fundamental e indispensável para o aprendizado dos estudantes na elaboração dos trabalhos acadêmicos, sendo o “Paper“ o foco do nosso trabalho o qual é um tipo de pesquisa muito utilizado para o curso de Bacharelado em Administração da Uniasselvi.

O paper segundo os professores Tafner e Silva (2013, p. 128) “apresenta o formato gráfico de um artigo científico. Contudo, sua preocupação não deve ser a de apenas produzir um trabalho seguindo uma configuração gráfica, mas, sim, de expressar com clareza e objetividade sua capacidade de síntese analítica no contato com a produção científica já produzida”.

Segundo Heerdt e Leonel (2006) devemos expressar com clareza nossas avaliações, argumentações e interpretações dos fatos, mantendo a originalidade do trabalho. Também podemos reafirmar a ideia do autor segundo a argumentação de Medeiros (1997, p. 186), “[...] o autor apenas compilou informações sem fazer avaliações ou interpretações sobre elas, o produto do seu trabalho será um relatório e não um paper”.  

Um paper deve ser fundamentado, isto é, conter citações diretas curtas, citações diretas longas e citações indiretas, as quais devem ter o último nome do autor, seguidas entre parentes o ano, e a pagina da publicação, assim como devemos informar na ultima página do trabalho as referências bibliográficas de cada autor citado no paper.

Também devemos nos atentar com o tamanho do paper, o mesmo difere de outros trabalhos científicos, geralmente apresentam de seis a doze páginas.

Conforme Roth apud Medeiros (1997, p. 186), para a composição do paper é necessário seguir cinco passos: “1) escolher o assunto; 2) reunir informações; 3) avaliar o material; 4) organizar as ideias; e 5) redigir o paper”.

Podemos dizer que o paper não é:

O paper não é: a) um resumo de um artigo ou livro (ou outra fonte); b) ideias de outras pessoas, repetidas não criticamente; c) uma série de citações, não importa se habilmente postas juntas; d) opinião pessoal não evidenciada, não demonstrada; e) cópia do trabalho de outra pessoa sem reconhecê-la, quer o trabalho seja ou não publicado, profissional ou amador: isto é plágio (ROTH apud MEDEIROS, 1997, p.187).

 

3. EXTRUTURA

O paper possui uma estrutura muito simples, porém devemos seguir as normas estabelecidas pela ABNT e também às orientações divulgadas pela própria universidade. A estrutura do paper será composta das seguintes partes: elementos pré-textuais, elementos textuais e elementos pós-textuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (163.3 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com