TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paper de a Introdução a Pesquisa

Por:   •  13/6/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.510 Palavras (7 Páginas)  •  1.423 Visualizações

Página 1 de 7

                                                                RESUMO

. Palavras-chave:

               

  1. INTRODUÇÃO

Podemos dizer que o homem detém vários tipos de conhecimento, desde os mais simples, cotidianos, até os mais complexos que nem sempre é comum a todos.

O conhecimento do senso comum vai de geração em geração, usamos esse conhecimento diariamente sem nos questionarmos se está certo ou não, exemplo disso é o uso de ervas na cura de determinadas enfermidades, confiamos na eficácia pois foi ensinado por pessoas mais velha, sem ao menos entender como funciona.

Contudo a curiosidade é uma inclinação incrível do ser humano, logo independente do conhecimento adquirido através das gerações, existe uma necessidade latente do ser humano de se aprofundar no conhecimento.

Nesse contexto é que surge a pesquisa, através dos nossos questionamentos, dúvidas e desejos de conhecer a verdade dos fatos.

Como elaborar uma boa pesquisa, quais tipos de pesquisa mais utilizados atualmente essas são algumas das questões que tentaremos solucionar nesse trabalho.

Pesquisa, conjunto de investigações, operações e trabalhos intelectuais ou práticos que tenham como objetivo a descoberta de novos conhecimentos, a invenção de novas técnicas e a exploração ou a criação de novas realidades (KOURGONOFF,1990).

                                                           

  1. DESENVOLVIMENTO

O Homem através de seus questionamentos busca uma explicação de como as coisas acontecem ao seu redor .Com isso tenta-se criar novas tecnologias que proporcione conforto ,saúde ,segurança....Contudo se esse conhecimento não for usado da maneira correta poderá causar inúmeras catástrofes, exemplo disso foi o que aconteceu em meados da década de quarenta quando, infelizmente descobrimos o real poder da bomba nuclear , inverso a isso poderíamos citar curas de moléstias que assolam um país inteiro salvando várias pessoas da morte.

Para Aristóteles o conhecimento deve ter uma justificativa lógica, devem-se apresentar argumentos verdadeiros para sustentar os princípios, pois nenhum efeito ou atributo poderia existir se não estiver ligado a alguma causa. Dessa forma este modelo propõe uma ciência que produza conhecimento fiel à realidade por está amparado no observável e pela sua característica de necessidade.

Já sabemos o que leva o ser humano a pesquisar veremos a seguir

2.0 Existe várias formas do homem pesquisar a escolha de cada forma vai depender muito do tema, do objetivo de sua pesquisa e de sua metodologia. Mas os principais começam com a introdução.

2.1 Introdução que significa o início ou começo, é o ato ou efeito de introduzir um texto livre que antecede uma obra escrita, servirá para apresentar ao leitor o prefacio da obra. Como exemplo quando se refere ao trabalho escolares a introdução terá a função de apresentar resumidamente o tema que será desenvolvido ao decorrer da pesquisa, de forma clara e direta, como o próprio nome diz é a parte do texto que introduz o assunto que irá ser trabalhado.

2.2 Logo ao termino da introdução vem o desenvolvimento da pesquisa, nessa segunda parte da pesquisa e qual você desenvolve o tema do trabalho profundamente exponho sua opinião suas pesquisas dando exemplos, apresentando suas ideias com argumentos validos e se baseia em teorias que você pesquisou ou naquilo que se estudou para fazer a pesquisa. Ela vai ser o ¨corpo¨ da pesquisa, e nele que se colocar os argumentos, mostrar seu posicionamento e defende os questionamentos da introdução. Pós para ter um bom desenvolvimento, precisar esta ciente daquilo que vai abordar. Para exemplificar e fortalecer os argumentos de sua pesquisa, e importante trazer situações reais para o trabalho também citar filósofos que contribuíram com o tema que se pesquisa.                              

2.3 Depois vem a terceira parte que é a conclusão, essa é a parte na qual se propões as ideias para resolução da situação (se o tema da pesquisa for uma problemática, por exemplo) é na qual mostra as conclusões que tirou após estudar o tema. Essa parte mais essencial, compõe a conclusão de um trabalho acadêmico, deve apresentar um desfecho par toda o assunto que foi discutido ao logo do desenvolvimento do texto, e deve ser preferencia coerente e objetiva. As últimas partes do parágrafos da pesquisa devem ser destinados ao desfecho do raciocínio do escritor, ou seja consequências do trabalho acadêmico.  

2.4 existe vários tipos e formas de pesquisas um dos mais usados são os trabalhos acadêmicos se deferência em tamanho, nível de complexidade e objetivos com que são realizados. Em comum todas tem seu valor para a transmissão de dados e caráter cientifico.

Exemplos:

ARTIGO: um tipo de trabalho acadêmico que apresenta os resultados de uma investigação sobre determinado tema ou objeto único de estudo.

RESUMO/SINOPSES: uma síntese das ideias contidas em um texto. Ele não deve ser confundido com uma simples redução da quantidade de palavras de uma obra.

MONOGRAFIA: acadêmico mais comum nas entregas para conclusão de cursos de graduação e especialização, e consequente obtenção dos títulos de bacharel e especialista, a monografia normalmente tem característica de uma base bibliográfica consolidada, não exigindo originalidade de pesquisa ou apresentação de resultados vindos de experimentos.

1.0 SETE ETAPAS DA PESQUISA CIENTIFICA

1.1 a questão inicial é a base de toda pesquisa através desse questionamento o pesquisador buscara compreender melhor determinando o conhecimento estudado ele será o ponto de partida para as leituras seguintes e coleta de dados.

1.2 a exploração poderá ser feita através da leitura ou da coleta de dados.

  • Leitura: cuidado na escolha das fontes, busque revistas relevantes e textos com boa interpretação dos resultados.
  • Coleta de dados: seria um completo a leitura servindo para evidenciar o que a leitura não deixou claro poderá ser feito através de entrevistas.

1.3 a problemática trata-se de evidenciar o problema e discutir uma possível solução.

1.4 a construção do objeto de análise: nessa etapa surgiram possíveis questões de estudos através da definição da questão problemática.

1.5 a coleta de dados: deveram ser coletados dados uteis para a tese de hipótese, será designado com o que será feito essa coleta com uma parte da população, determinados grupos.

1.6 analise da informação: nessa etapa é feita um aprofunda avaliação para ver ate que ponto o resultado da coleta correspondeu as hipóteses criadas ou respondeu a questão inicial, nesse contexto se fugir do esperados serão cogitadas novas hipóteses.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (130.1 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com