TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paper Introdução à Pesquisa

Por:   •  5/7/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.393 Palavras (10 Páginas)  •  1.154 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO À PESQUISA

Adrieni Fernandes Albino¹

Marcio Fontoura Fernandes²

        

RESUMO

A pesquisa tem como foco explorar o que vem a ser a pesquisa acadêmica, os tipos de pesquisa existentes e a contribuição para formação pessoal, profissional e social. A fonte de pesquisa se compôs de obras de escritores que tratam do tema exposto, material didático fornecido pela instituição de ensino na qual curso ciências contábeis. Durante a pesquisa fica claro o seu conceito e objetivo, bem como os vários tipos de pesquisa existentes e os mais utilizados durante a vida acadêmica, por fim é possível observar que muitas pesquisas ultrapassam as barreiras do ambiente de estudo e tem significativa contribuição e impacto a sociedade como um todo comprovando sua inquestionável necessidade de realização.

Palavras-chave: Pesquisa. Formação acadêmica. Artigo científico.

1. INTRODUÇÃO

O presente paper tem como objetivo explorar a definição de pesquisa, pois o conhecimento humano é infindável e se dá de várias formas durante todas as fases da vida. No ambiente acadêmico, as pesquisas possuem papel fundamental para despertar produção intelectual inerente aos assuntos do curso superior, pertinentes e relevantes que contribuem de maneira significativa na formação pessoal e profissional do acadêmico.

A pesquisa expõe a evolução dos níveis de pesquisa de acordo com cada fase acadêmica. Foram utilizadas diversas fontes para realização desse paper com objetivo de demonstrar clara e sucintamente ao leitor um conceito geral e amplo, não aprofundado da pesquisa acadêmica.

O paper foi realizado por requisito de prática do Seminário Interdisciplinar que faz parte do curso de ciências contábeis do Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI.

2. O QUE É PESQUISA ACADÊMICA

Pesquisa é o conjunto de investigações, trabalhos teóricos ou práticos que objetivem a descoberta de novos conhecimentos, técnicas ou de novas realidades.

[pic 1]

De acordo com o exposto pode-se afirmar que a pesquisa é a busca do conhecimento, e é exatamente por esse motivo que pesquisamos, para encontrar respostas, soluções, descobertas. No campo acadêmico, trabalha-se com pesquisa científica, um conhecimento comprovado, sustentado e universal, por esse motivo deve seguir um processo complexo e ordenado, com objetivo de atingir e expor os resultados obtidos.

“Isto significa que o trabalho científico é um aprendizado, e ocorre por processos contínuos e incessantes, não ao acaso, mas sim por mecanismos que conduzem o pesquisador na busca de forma metódica, sistemática, minuciosa por meio de um longo processo de investigação” (FACHIN, 2006).

Durante a vida acadêmica os tipos de pesquisas realizados são de acordo com o nível e experiencia do pesquisador, além do tempo exigido pela pesquisa, pois em todos os tipos os processos devem ser respeitados e seguidos rigorosamente para que seja válida. Outro ponto importante a ser colocado é a escolha do tema, pois o mesmo deve ser algo que necessite de aprofundamento, se a solução para determinado estudo de caso é considerada simples e direta, não cabe uma pesquisa.

[pic 2]

No campo de pesquisa acadêmica há vários níveis de estudo que estão diretamente relacionados com a fase acadêmica do pesquisador, e deve cumprir com as regras e exigências da instituição a qual o acadêmico está vinculado.

Para (COSTA; COSTA, 2011) para fazer pesquisa é necessário conhecimento do assunto, curiosidade, criatividade, paciência e postura ética. São características elencadas pelos autores as quais devem ser empregadas nos diversos instrumentos acadêmicos utilizados na produção do conhecimento. Abreu e Almeida, (2008, p. 77) afirma que,

O zelo e o rigor na produção de pesquisas “científicas” pelas universidades são ações    incontestáveis. São práticas que acompanham todo o processo de investigação e construção. Por outro lado, se verificarmos o lugar desses dois termos ao longo da trajetória histórica da pesquisa em educação no Brasil, vamos nos deparar com uma realidade sensível e frágil no que se refere à bases sólidas quanto ao rigor e ao zelo tão exigidos. A pesquisa acadêmica norteia-se por paradigmas estabelecidos pela academia. Dentre esses paradigmas, poderíamos apontar como crucial o método. Para que a pesquisa tenha confiabilidade, seja reconhecida pelos meios acadêmicos é necessário o uso de métodos adequados, pertinentes e seguros.

O ensino superior é dividido entre graduação e pós graduação, na primeira o foco é a formação do profissional com conhecimento a nível universitário dessa forma a pesquisa na graduação tem a finalidade de produzir conhecimentos atualizados e significativos que contribuem para a formação humana e profissional, de maneira ampla, crítica e reflexiva, nesse momento encontramos a iniciação científica que é realizada com a supervisão de pesquisadores experientes.

A pós graduação é para o aprofundamento do conhecimento obtido na graduação, levada para alguma área específica, sendo dividida em três níveis: especialização, mestrado e doutorado.

Na pós-graduação há duas modalidades: lato sensu: relativo aos cursos de especialização, em determinada área de atuação profissional; stricto sensu: mestrado e doutorado, cujas formações são mais aprofundadas e qualifica profissionais nas mais diversas áreas do conhecimento, além de ajudar a produzir novos e significativos saberes (TOZONI-REIS, 2007).

3. TIPOS DE TRABALHO ACADÊMICO

Para Amaral (2010, p. 75) a prática de pesquisa precisa ser apresentada aos discentes na formação básica,

 [...] permitindo aos bancos acadêmicos aprofundar dentro das suas áreas específicas tal prática, diferente do que ocorre nos dias de hoje, quando perde-se um tempo definindo para o discente o que é pesquisa e qual a sua importância na formação de cada indivíduo, para somente depois partir para a atividade prática.

Corrobora-se com o autor ao considerar que o a introdução a pesquisa seja estimulado na educação básica, pois quando chega à universidade essas práticas serão vivenciadas com mais frequência, não sendo uma atividade exclusiva do professor universitário, mas que ele seja uma ponte para engajar os acadêmicos nesta prática indispensável em sua formação.

Para cada fase do ensino superior há um tipo de trabalho científico, que corresponde com a exigência acadêmica e o grau de instrução do pesquisador, são classificados em: trabalho de conclusão de curso, monografia, dissertação e tese.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (129.6 Kb)   docx (19.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com