TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paper sobre: Avaliação sobre os produtos brasileiros

Por:   •  23/11/2017  •  Resenha  •  796 Palavras (4 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 4

Disciplina: Internacionalização de Empresas

Professora: Nathalia Berger Werlang

Acadêmicos: Willian Bohnen e Leandro Rambo

Síntese da Obra

        Segundo estudos, os executivos Almeida e Drouvot (2009), mencionam que, os produtos brasileiros, receberam uma avaliação ligeiramente negativa e consideravelmente inferior às de produtos de outros países desenvolvidos em diversos pontos, tais como confiabilidade, cuidados na fabricação e tecnologia, e esses produtos eram vistos como de primeira necessidade, preocupados apenas com a aparência e não com o desenvolvimento, e focados para um público de poder aquisitivo mais baixo.

Assuntos que investigaram o efeito de categorias de produtos do país de origem (PCatI – Product Category Image) revelam que, embora, em geral, os produtos brasileiros sejam identificados como de qualidade baixa ou neutra, isso é contingente ao tipo de produto examinado. Nos produtos manufaturados em geral, a avaliação é usualmente negativa, pois não atendem os requisitos que os consumidores buscam (FILHO; CARNEIRO; COSTA; FARIA, 2016).        

Essas diferenças de avaliação quando o país é avaliado em associação com categorias de produtos ocorrem porque o impacto dos diferentes componentes que os consumidores utilizam para avaliar a imagem do país varia de acordo com a natureza da classe de produtos. Na avaliação de produtos ligados à natureza é mais fortemente impactada pelos aspectos geográficos que compõem a medida do que os aspectos de capital humano, já para produtos industrializados e utilitários, como eletrônicos e automóveis, o inverso ocorre (COSTA; CARNEIRO; GOLDSZMIDT, 2015).                

Em virtudes do pouco conhecimento dos consumidores estrangeiros sobre as mercadorias brasileiras e da imagem de baixa qualidade a eles associada, a perspectiva afetiva da imagem do Brasil é em geral muito positiva. As pesquisas indicam que, em geral, os consumidores estrangeiros têm grande simpatia e admiram o Brasil (FILHO; CARNEIRO; COSTA; FARIA, 2016).                

Análise

        A partir da leitura da obra de Filho, Carneiro, Costa e Faria (2016, foi possível compreender sobre aspectos e analises da imagem do brasil sob perspectivas de consumidores estrangeiros, como pontos negativos e positivos sobre os produtos brasileiros.

        Os autores afirmam que a imagem do país é vista como a soma de todas as crenças descritivas, inferenciais e informativas que se tem do país em particular. Diante disso a imagem do país está no fato de que, na falta de conhecimento de um produto e de possibilidades comparáveis, a imagem do país é capaz de funcionar como uma pista para o cliente tomar sua decisão. Esse fator é externo e atua como um dos principais pontos para o consumidor decidir suas compras.

        Estudos internacionais mais antigos apontam sobre a decorrência de país de origem que envolvem o Brasil, indicam uma imagem negativa dos produtos em relação à má qualidade. Os consumidores americanos percebiam que a qualidade dos produtos de países que estavam em desenvolvimento, como o brasil, aponta que os produtos são inferiores aos americanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (113.2 Kb)   docx (26.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com