TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empresas Multinacionais Que Possuem Produtos Especificos Para O Mercado Brasileiro

Artigos Científicos: Empresas Multinacionais Que Possuem Produtos Especificos Para O Mercado Brasileiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  982 Palavras (4 Páginas)  •  715 Visualizações

Página 1 de 4

CONTABILIDADE GERENCIAL COMO SISTEMA DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL

Segundo Oliveira (1990); sistema é um conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com um determinado

objetivo, e o objetivo é a própria razão da existência do sistema, ou seja, é a finalidade para aqual o sistema foi criado.

Bio (1985) acrescenta que sistema é um conjunto de elementos interdependentes , ou um todo organizado, ou partes que interagem formando um todo.

Gil (1999, p. 14) coloca que “Os sistemas de informações compreendem um conjunto de recursos humanos, materiais, tecnológicos e financeiros agregados segundo uma sequência lógica para o processamento dos dados e a correspondente tradução em informações.”

ARQUITETURA DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO CONTABIL

A informação contábil precisa atender a dois princípios básicos que são:

Necessidade de Informação;

Planejamento e Controle;

NECESSIDADE DE INFORMAÇÃO

A informação deve ser tratada como um produto que esteja disponível para consumo, a mesma deve ser desejada, para ser necessária. Para ser necessária, deve ser útil. É determinada pelos usuários finais dessa informação, por seus consumidores, para atender aos usuários e consumidores e não para atender aos contadores.

O contador gerencial deve fazer um estudo básico das necessidades de informações a partir das decisões-chave que serão tomadas baseadas no sistema de informação contábil gerencial. O sistema de informação contábil deve ter apoio da alta administração da companhia e, por conseguinte, a necessidade tem que ser sentida pela mesma.

A necessidade da informação, aliada ao respaldo ao contador e a seu sistema, é o elemento vital para o sucesso de um sistema de informação contábil. Caso esses conceitos de utilidade e necessidade da informação contábil não estejam imediatamente presentes no ambiente da cúpula administrativa da entidade, é tarefa do contador fazer nascer e crescer essa mentalidade gerencial. Para isso, é necessário apenas o conhecimento profundo da Ciência Contábil e de seu papel informativo-gerencial.

PLANEJAMENTO E CONTROLE

O sistema de informação gerencial exige planejamento para produção dos relatórios, para atender plenamente aos usuários. É necessário saber o conhecimento contábil de todos os usuários, e construir relatórios com enfoques diferentes para os diferentes níveis de usuários.

Dessa forma, será possível efetuar o controle posterior. Só poderá ser controlado aquilo que é aceito e entendido. Além disso, se o sistema de informações gerenciais (SIG) não for atualizado periodicamente, poderá ficar numa situação de descrédito perante seus usuários.

FUNDAMENTOS DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO

São três os pontos fundamentais para que um sistema de informação contábil tenha validade dentro de uma entidade. E são eles: Operacionalidade, Integração e Custo da Informação.

OPERACIONALIDADE

O fundamento da operacionalidade significa que todos os que trabalham com a informação contábil devem saber e sentir que estão operando com dados reais, significativos, práticos e objetivos; conseguidos, armazenados e processados de forma prática e objetiva. Com isso, tem-se uma utilização gerencial, ou seja, uma utilização prática e objetiva, que significa utilização dentro das operações. São sinais de operacionalidade informativa: relatórios práticos e objetivos; ou seja, relatórios necessários para quem os utiliza e entendidos por quem os utiliza. São características básicas de operacionalidade, os relatórios concisos, elaborados de acordo com as necessidades do usuário, coletados de informações objetivas e de imediato entendimento pelo usuário que não permitam uma única dúvida sequer, ou possibilitem pergunta indicando falta de alguma informação do objeto do relatório, apresentação visual e manipulação adequada.

INTEGRAÇÃO

O que caracteriza um sistema de informação contábil integrado é a "navegabilidade" dos dados. A partir do momento em que um dado é coletado (e ele só será coletado pelo sistema se for um dado operacional), este deverá ser utilizado em todos os segmentos do sistema de informação contábil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com