TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Parâmetros entre uma empresa real e uma empresa surreal

Por:   •  4/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.540 Palavras (7 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 7

Parâmetros entre empresa ideal e empresa surreal

- Empresa Ideal

Nossa equipe recebeu a empresa ideal do Grupo Carboidratos, que nos apresentou, como critérios de uma empresa ideal, os seguintes pontos: Estabilidade; Valorização; Remuneração justa; Flexibilidade de negociação; Bonificações; Benefícios; Plano de carreira; Incentivo à especialização; Clima Organizacional agradável; Acessibilidade; Inclusão social; Ambiente modernizado; Possibilidade para Home Office.

Em contraponto, ajustamos a idealização da empresa perfeita, proposta pelo Grupo Carboidrato, e destacamos os seguintes aspectos: Vulnerabilidade; Salário injusto; Desvalorização salarial; Bloqueio de desenvolvimento profissional; Desorganização estrutural; Liderança desqualificada.

A equipe Engrenagem decidiu que tais aspectos poderiam ser claramente aplicados a um restaurante, vejamos a fundamentação dos aspectos citados acima:

VULNERABILIDADE

O termo “vulnerabilidade”, segundo o site Significados, define-se como “a característica de quem ou do que é vulnerável, ou seja, frágil, delicado e fraco. No caso de uma empresa real, a falta de estabilidade no atendimento e na gerência gera um garçom mau humorado, um mau atendimento por parte dos funcionários da cozinha.

DESVALORIZAÇÃO E SALÁRIO INJUSTO

Em um meio de trabalho como nos Restaurantes é muito comum longas jornadas de trabalho. Com isso, faz-se necessário que o funcionário tenha total disponibilidade para exercer seu trabalho, em diversos Restaurantes muitos colaboradores tem horário para dar início as atividades mas não têm uma previsão exata do horário do término. Desse modo, diversas vezes os funcionários são surpreendidos com horas extras imprevistas, é importante observar que em grande parte dos casos os trabalhadores não recebem a remuneração adequada pelo serviço extra, como também, não recebem o salário justo mesmo se tratando da função de ofício para qual foi contratado, pois se trata de jornadas de trabalho longas e com os horários dos mais diversos. Mesmo com todos serviços prestados ao contratante, os contratados não obtêm o reconhecimento necessário para o melhor desempenho da função, a desvalorização do colaborador pode ser consequência do tratamento da gestão, como também, por parte dos clientes, tendo em vista que em um ambiente como o de um Restaurante o funcionário tem contato direto com os consumidores. Quando se excede a carga horária sem planejamento, o tempo reservado para o descanso e lazer, manutenção da saúde e organização da vida pessoal, a capacidade produtiva do indivíduo diminui.

O empregador por sua vez enxerga o excesso de trabalho como algo benéfico para seu negócio, Sendo que não é bem assim. Já foi comprovado que grande parte dos acidentes de trabalho se origina da estafa no serviço.

Dependendo da gravidade e das consequências do acidente, a empresa pode ser condenada ao pagamento de indenização por danos morais, materiais e/ou estéticos.

Soluções :

*Promover atividades recreativas dentro da empresa ajuda a manter o equilíbrio emocional e reduz os índices de stress;

*Dividir equipes em turnos afim de não extrapolar a carga horária,respeitando sempre o limite estabelecido por lei;

*Terceirizar alguns setores diminuindo, assim, o acúmulo de serviço e consequentemente respeitando a carga horária.

Benefícios

Em um restaurante muitas das vezes um cliente pede algo e o garçom não traz o

que pediu, a falta da comunicação no sistema de gestão é um fator que pode prejudicar a empresa, em um restaurante é muito importante que haja esse processo de informação, desde os gerentes até o garçom que está servindo, para tais problemas não ocorrer dentro deste sistema, a solução seria produzir um aplicativo que armazena-se todas as informações do lugar das mesas, o que cada mesa pediu, o que tem no estoque, e deixar todos os pedidos registrados, assim cada funcionário teria um tablet com tal aplicativo instalado, e cada um teria a informação do que estava acontecendo, pelo aplicativo o

garçom teria como fazer o pedido e a cozinha estaria olhando a informação e fazendo o certo, ajudaria não só a comunicação, mas também a organização e o cliente seria mais rápido atendido.

Benefícios obrigatórios:

Vale transporte; Férias remuneradas; Décimo terceiro salário; Fundo de garantia por tempo de serviço (FGTS); Adicional noturno;

Benefícios opcionais:

Vale-alimentação; Assistência médica; Vale-cultura; Plano odontológico; Bolsas de estudo; Auxílio-creche.

Por que oferecer benefícios para funcionários?

Oferecer mais benefícios para funcionários pode encarecer os custos. Mas trabalhadores motivados, e que se sentem valorizados pela empresa, produzem mais e trazem maior retorno. Além disso, dar mais benefícios pode melhorar a qualidade de vida de seus funcionários. Plano de saúde e auxílio-creche, por exemplo, resolvem problemas básicos e trazem segurança. Benefícios extras também podem fidelizar bons trabalhadores, que pensarão duas vezes antes de trocar de emprego. Oferecer mais benefícios também é forma de conseguir melhores funcionários, que costumam ser mais disputados pelo mercado e têm a chance de optar por melhores propostas.

BLOQUEIO DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

No Brasil, em se tratando do ramo de restaurantes fica de forma evidente as poucas funções oferecidas neste meio, basicamente se tem a gestão, os supervisores, atendentes, garçons e os cozinheiros. Desse modo, torna-se difícil uma progressão dentro do ambiente de trabalho, pois não é possível formar um plano de carreira, exceto em algumas poucas exceções. Além disso, situações de desvalorização do funcionário e essa falta de ascensão causam o sentimento de desmotivação no colaborador, com isso o desempenho não ocorre como o esperado e a empresa não obtêm o resultado aguardado.

Antes de tudo, é preciso diferenciar desvio de função e acúmulo de função. Acúmulo de função ocorre quando um trabalhador exerce, além da sua função, atividades de um cargo diferente. Já o desvio de função ocorre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (85.7 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com