TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Penetração de mercado

Por:   •  8/6/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 2

Estratégia de penetração de mercado: caracterizada pelo aumento do vol. de vendas nos mercados onde a org. já tá presente. Est de desenv de produto: caract pela oferta de novos produtos nos merc onde a org tá inserida.Est de desenv de mercado: caract pela entrada da org em novos merc geográficos ou novos segmentos.

Estratégias de Estabilidade: é adotada por empresas q buscam mantes o msm tamanho ou crescer de forma controlada, sendo caracterizada pela ausência de mudanças significativas nas orientações  estratégicas da organização. Est de retração: é caract pela redução do nível de operações d umas org e ocorre qnd a empresa passa por um período de dificuldades.

Matriz BCG: desenv por Bruce Henderson, tem cm objetivo auxiliar a adm de uma carteira de diferentes negócios por meio da gestão de seus fluxos financeiros. Participação relativa no mercado: representa a posição competitiva de cada negocio e sua capacidade p/ liberar meios financeiros. Taxa de crescimento do mercado: tá relacionada com a atratividade da indust cm um td e com a necess de invest na unidade de negocio p/ acompanhar o crescimento do mercado. Ponto de interrogação: é relativa a um negocio q conta com pequena particip em uma indust em rápido crescimento, é um negocio arriscado q tanto pode se tornar estrela ou fracassar.

Formulação estratégica de nível de negocio: tem como objetivo definir cm a unidade deve competir p/ conseguir alcançar uma posição de superioridade em relação a seus concorrentes.

Poder de barganha dos fornecedores: reduzir rentabilidade de uma indústria. Os fornecedores tem maior poder de barganha qnd: 1)a indust abastecida n constitui um cliente importante p/ os fornecedores.2)constituem uma ameaça de integração vertical. Poder de barganha dos clientes: os clientes influenciam a competição na indust na medida em q podem provocar a diminuição dos preços e exigir maior qualidade e nível de serviço. Os compradores tem elevado poder de barganha quando: 1)são poucos, concentrados e compram em grande volume.2) percebem que os produtos podem ser substituíveis.3) os produtos adquiridos são diferenciáveis. Rivalidade entre os concorrentes estabelecidos: existe porque um ou mais concorrentes se sentem pressionados, ou veem oportunidades, p/ melhoras sua posição competitiva.

Modelo de Porter é criticado por focar exclusivamente caract da indust e ignorar outros fatores ambientais  q tb podem influenciar a dinâmica competitiva da indústria. As estratég. competitivas de Porter: tem cm objetivo ajudar os dirigentes a formular estrateg q possam consolidar suas vantagens competitivas sustentáveis em determinada indústria. As estrateg de liderança em custos e de diferenciação buscam o alcance de vantagens competitivas p/ atuar em td a indust, enquanto a estratég de foco visa uma vantagem de custo ou diferenciação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (42.1 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com