TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pensadores do Empreendedorismo

Por:   •  12/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  516 Palavras (3 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 3

Jean Baptiste Say

O economista francês Jean Baptiste Say (1767 - 1832) nasceu em Lyon e cresceu em um ambiente influenciado por ideias iluministas, cujas idéias fundamentais eram o liberalismo, o individualismo e o racionalismo. Sendo assim, acompanhou, na sua juventude, o  ambiente político que desencadeou a Revolução de 1789. Ao mesmo tempo, testemunhou os primórdios da industrialização da França. De fato, Jean Baptiste pode ser considerado um dos mais importantes predecessores da Escola Austríaca, ele defendia as vantagens do livre mercado e criticava o intervencionismo. O seu contributo pessoal pode resumir-se em três pontos: em primeiro lugar, o princípio do valor não é o trabalho mas a utilidade; tudo o que é útil, ou seja, desejado pelo homem, constitui uma riqueza. Em segundo lugar, as máquinas criam um desemprego provisório, mas, ao permitirem descidas dos preços, provocam o aumento da produção e, por este fato, a readmissão dos trabalhadores despedidos. Por este fato a industrialização não tem limites nem perigos porque um produto criado é uma oportunidade, na condição de as trocas internas e externas se manterem livres. Por último, o papel económico essencial não cabe ao capitalista, como acreditavam os liberais ingleses, nem ao proprietário da terra como entendiam os fisiocratas, mas ao empresário(do qual em primeiro lugar percebeu o papel) e, em menor grau, ao trabalhador. Jean-Baptiste Say considerava que o empreendedor era era responsável pelo desenvolvimento e crescimento econômico.

Francis Walker

Francis Walker (1840 - 1897) nasceu em uma família de Boston, filho de economista e político Amasa Walker, se formou na Amherts College aos 20 anos. Francis foi um economista americano, estatístico, jornalista, educador, administrador acadêmico e militar no exército da União. Francis foi de suma importância para o estudo do empreendedorismo, ele diferenciou as pessoas que forneciam fundos e recebiam um pagamento (juros) pelo empréstimo daqueles que recebiam lucros por suas capacidades gerenciais. Ou seja, como economista e pesquisador, em 1876, Walker distinguiu entre os investidores e investiu juros que obtinham lucros com os poderes administrativos, situação sensível como empreendedores.

David McClelland

David McClelland (1917 - 1998) foi um psicólogo americano que criou a teoria das necessidades, também conhecida como a teoria das três necessidades, teoria das necessidades adquiridas, teoria das necessidades motivacionais e ainda teoria das necessidades aprendidas. Essa teoria tenta explicar como as necessidades de sucesso, poder e pertencimento afetam as ações das pessoas no contexto da gestão empresarial. Também foi identificada as necessidades básicas que os seres humanos possuem, em ordem de importância: necessidades fisiológicas, necessidades de segurança, necessidades de pertencimento, reconhecimento e autorrealização.

Peter Drucker

Peter Drucker (1909 - 2005) foi um escritor, consultor administrativo e professor, jornalista, economista também considerado como o pai da administração moderna, Peter Drucker afirmava que a empresa que conseguir vender o produto / serviço certo, para o cliente correto, com uma distribuição adequada, por um preço fixo e sem o devido tempo, oferecer suas respectivas ferramentas de redução, e a venda tornar-se-á automática em função de a demanda ter sido corretamente equacionada e trabalhada. Foram 39 livros escritos, que traziam ideias aparentemente simples, mas que desencadearam uma revolução na maneira de pensar a gestão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (83.5 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com