TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perfil, habilidades, papéis e classificação dos administradores

Por:   •  9/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.380 Palavras (14 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 14

PERFIL, HABILIDADES, PAPÉIS E CLASSIFICAÇÃO DOS ADMINISTRADORES

Face à nova realidade, o mercado de trabalho está a exigir que a capacitação do profissional de Administração deva estar contextualizada no processo de globalização econômica, de reestruturação produtiva e de mudanças no conteúdo e natureza do trabalho e impactada pelos aspectos integradores e desintegradores deste processo.

Em outras palavras, a economia como um todo, vem reivindicando no atual contexto, mudanças até então inéditas no perfil do futuro do Administrador. Características tais como capacidade de raciocínio abstrato, de auto-gerenciamento, de assimilação de novas informações; compreensão das bases gerais, científico técnicas, sociais e econômicas da produção em seu conjunto; a aquisição de habilidades de natureza conceitual e operacional; o domínio das atividades específicas e conexas; a flexibilidade intelectual no trato de situações cambiantes tornam-se requisitos do novo profissional.

Perfil do Administrador

A Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração divulgou, em 1996, uma pesquisa que procurou traçar o perfil do Administrador. Considera-se que os resultados dessa pesquisa são de grande importância na formação do Administrador, em virtude de refletirem uma realidade presente que pode direcionar o futuro desse profissional e da própria Administração. De acordo com a pesquisa, os itens que devem compor o perfil do Administrador são:

  1. Formação humanista e visão global que habilite a compreender o meio social, político, econômico e cultural onde está inserido e a tomar decisões em um mundo diversificado e interdependente.
  2. Formação técnica e científica para atuar na administração das organizações, além de desenvolver atividades específicas da prática organizacional.
  3. Internalização de valores de responsabilidade social, justiça e ética profissional.
  4. Competência para empreender ações, analisando criticamente as organizações, antecipando e promovendo suas transformações.
  5. Compreensão da necessidade do contínuo aperfeiçoamento profissional e do desenvolvimento da autoconfiança.
  6. Atuação de forma interdisciplinar.

Pode-se afirmar que o perfil do Administrador é de um generalista-humanista que decide ética e responsavelmente, empreendendo transformações com competência técnica e científica e as habilidades correspondem a um profissional que compreende o todo de forma integrada e sistêmica, com espírito crítico, lógico e analista.

O mercado não procura mais o especialista, mas acima de tudo o perfil profissional do Administrador generalista/polivalente, como um cidadão do mundo, com uma sólida formação global e humanista, hábil negociador, preditivo em suas análises, planejador inconteste para fazer frente aos novos desafios que norteiam a sociedade.

Nessa conformidade, o conceito de polivalência aproxima-se do conceito de generalista, em que o Administrador não apenas domina diferentes técnicas, equipamentos e métodos, mas acima de tudo, conhece a origem dessas técnicas, os princípios científicos e técnicos que embasam os processos produtivos, compreendendo não só o “como fazer”, mas o “porque fazer”.

O desenvolvimento do perfil generalista/polivalente pode ser considerado através do aumento de capacitação, incorporação, incluindo a questão do contexto inovativo do trabalho, com o intuito de abrir espaço para criatividade dos envolvidos no processo.

Habilidades do Administrador

O sucesso de um administrador na vida profissional não está inteiramente relacionado àquilo que lhe foi ensinado, ao seu brilhantismo acadêmico ou ao seu interesse pessoal em praticar o que aprendeu nas escolas. Esses aspectos são importantes, porém estão condicionados a características de personalidade, ao modo pessoal de agir de cada um. O conhecimento tecnológico da Administração é importantíssimo, básico e indispensável, mas depende, sobretudo, da personalidade e do modo de agir do administrador, ou seja, de suas habilidades.

        Robert L.Katz, professor e executivo de empresa, identificou três tipos básicos de habilidade: técnica, humana e conceitual. Todo administrador precisa das três.

A habilidade técnica - Consiste em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários à realização de tarefas específicas, através de sua instrução, experiência e educação. Dessa forma, a habilidade técnica é o domínio e uso de certo conhecimento ou atividade especializada. Pressupõe uma capacidade do indivíduo utilizar o instrumental e as técnicas da disciplina específica.

A habilidade humana - Consiste na capacidade e no discernimento para trabalhar com pessoas, compreender suas atitudes e motivações e aplicar uma liderança eficaz, ou ainda, é a capacidade de interagir e atuar com eficiência como membro de um grupo e de obter esforços cooperativos desse grupo.

A habilidade conceitual - Consiste na habilidade para compreender as complexidades da organização global e o ajustamento do comportamento na pessoa da organização. Esta habilidade permite que a pessoa se comporte de acordo com os objetivos da organização total e não apenas de acordo com os objetivos e as necessidades de seu grupo imediato; requer a capacidade de pensar e compreender fatos, funções, atividades e idéias e dar-lhes uma forma de ação apropriada.

Todas as habilidades são importantes para um Administrador. Entretanto o que vai determinar qual delas é mais importante é o nível hierárquico que ele ocupa na organização.

Níveis administrativos                                 Habilidades necessárias

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

Institucional                         Alta direção

                        

[pic 4]

[pic 5][pic 6]

Intermediário                Gerência

[pic 7]

Operacional                        Supervisão[pic 8]

Papéis dos Administradores

        Nossa definição operacional descreve os administradores como planejadores, organizadores, líderes e controladores das organizações. Na verdade, todo administrador – desde o diretor de programas de um clube universitário ao principal executivo de uma multinacional – assume uma variedade muito maior de papéis para levar a organização a seus objetivos estabelecidos. Num sentido amplo, um “papel” consiste nos padrões de comportamento que se pode esperar de um indivíduo dentro de uma unidade social. Para os propósitos do pensamento administrativo, um papel é um padrão de comportamento que se espera de alguém dentro de uma unidade funcional. Os papéis, portanto, são inerentes às funções.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)   pdf (215.9 Kb)   docx (970.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com