TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perspectiva histórica da subjetividade

Por:   •  22/9/2015  •  Artigo  •  519 Palavras (3 Páginas)  •  655 Visualizações

Página 1 de 3

A perspectiva histórica da subjetividade: uma exigência para a psicologia atual.

Resenha:

O texto apresentado apresenta como a psicologia é desempenhada em nossa sociedade, desde sempre, desde a colonização dos portugueses no nosso país. Sendo reconhecida em 1962 como profissão.

A psicologia faz parte do nosso dia a dia mesmo que não percebemos, é utilizado para coagir, para conseguir algum tipo de poder, para tomada de decisões, todas as nossas ações e reações vem através da psicologia ( indireta e indiretamente) .

Podemos perceber que a ideologia do liberalismo veio através do capitalismo, que foi criada, pela revolução da burguesia, para que fosse feita a revolução da ordem feudal. Antes, as pessoas tinham como percepção que seu status social e sua posição perante a sociedade, era uma vontade divina, ou seja, as pessoas já nasciam “ pré destinadas a serem burgueses”.

A partir do momento em o que capitalismo passou a ditar as regras de como e quem estaria no poder, o homem passou a pensar não só mais nos outros, mais passou a pensar em seus sentimentos, suas vontades, seus sonhos, passou a pensar mais no eu. E nesse processo, tivemos a inversão dos “valores”, onde a terra não seria mais o centro do homem, mais sim o homem seria o centro do mundo.

Capitalismo e individualismo são duas coisas diferentes, porém foram crescendo e se desenvolvendo lado a lado, pois a partir desse conceito, o homem passou a dividir sua vida em interno e externo, onde ele pensa na sua vida privada e na sua vida social . E a partir daí, a psicologia vem tornando mais forma e mais força com o passar das conquistas e dos objetivos alcançadas não só pelo individualismo, mas também no seu coletivo. Como citado “o mundo se constrói ao construir o seu mundo.”.

A partir desse mundo dividido em interno e externo, o homem teve que se adaptar para viver nessas duas situações, internamente, o individuo passou a ter sua privacidade respeitada, e mais evidente, podemos citar, o lar, onde cada uma passou a ter uma estrutura, e as divisões feitas. Já no mundo externo desenvolvemos o que chamamos de sentimentos , choramos, rimos, sorrimos, ficamos bravos..., Hoje podemos perceber que vivemos interna e externamente ao mesmo tempo.

Muitas pessoas tendem a tipificar a psicologia como doença, porém não é o homem em si que adoece, e sim o mundo simbólico; onde o trabalho é mostrar que o mundo é feito pelas atitudes cotidianas que são tomadas e feitas, esse mundo ele não adoece, ele sofre mutações, ele tem sua base estruturada, ele se desestrutura, ele passa por emoções como nós, sofre, passa por momentos, e vemos que os responsáveis por isso, somos nós mesmos.

O nosso pai ainda vive muito para a psicologia a politica e não para a sociedade. A psicologia sempre esteve voltada e presentes nos problemas de interesses sociais fazem disso um instrumento para a politica, porém essa área esta querendo mostrar seus verdadeiros interesses, a sociedade; mostrando que é sim possível viver e transformar o mundo em lugar melhor, esse é o objetivo da profissão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (65.9 Kb)   docx (34.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com