TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa

Por:   •  28/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.035 Palavras (9 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

                                               

                                            SUMARIO

1. INTRODUÇÃO

2. MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

2.1. DESENVOLVIMENTO

3. CONCLUSÃO

4. ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE

5. REFERÊNCIAS

1. Introdução

                 

                   Rio Grande do Sul, atualmente é considerado o quarto estado mais rico do país. Com sua economia equilibrada, e grande tradição na exportação. Com diversas áreas, a economia gaúcha, tem como base a agricultura, a pecuária e a indústria. Os produtos agrícolas que, mas se destaca são o trigo, o arroz, a soja (grão, óleo e farelo) e o milho. Com muitos produtos produzidos, o Estado produz ainda, mandioca, amendoim, erva-mate, tabaco, uva (matéria prima do vinho gaúcho).

                    A economia gaúcha possui uma associação com os mercados internacional e nacional superior a média brasileira. Desta forma, a participação da economia gaúcha tem oscilado conforme a evolução da economia nacional e também de acordo com a dinâmica das exportações.

                  O principal produto para exportação são os calçados. Tendo outros produtos industriais em destaque que são alimentícia, automotiva, metalúrgica, química, couro, madeira e têxtil. O local petroquímico, estabelecido na cidade de Triunfo, é considerado o mais moderno e competitivo da América Latina. No setor pecuário, o maior destaque é a criação bovina, embora também sejam grandes os rebanhos de suínos, equinos, ovinos e aves no Estado.

                   A estrutura dos Supermercados Gaúchos aposta mais em aluguéis de galerias, farmácias, chaveiros e empresas de outros segmentos. Para um bom faturamento os supermercados Gaúchos acreditam que a diversificação das atividades é outra aposta que fazem toda a diferença. Como por exemplo, ele dispõe de restaurantes ou lanchonetes nas lojas, oferecem serviços de recarga celular, entre outros.
                   Os níveis de qualidade de vida do Rio Grande do Sul tem sido a melhor do país, considerando assim parecidos com os níveis de qualidade de vida dos países desenvolvidos.

     

2. MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

               A Microeconomia analisa a formação de preços no mercado, estuda o funcionamento da demanda e da oferta na formação do preço. A Microeconômica é considerada a base da moderna teoria econômica, estudando suas relações fundamentais.                                                                        

              Os consumidores maximizam a utilidade a partir de um orçamento determinado, as firmas são consideradas demandantes de trabalho e fatores de produção e fornecedores de produtos, as famílias são consideradas fornecedores de trabalho e capital, e demandantes de bens de consumo.

              A Microeconomia analisar o mercado e outros tipos de mecanismos que estabelecem preços relativos entre os produtos e serviços, também se preocupa em explicar como é gerado os preços dos produtos finais e dos fatores de produção num equilíbrio, geralmente perfeitamente competitivo: Dividindo-se em 3 teorias.

  1. 1 Teoria do Consumidor: estuda as preferências do consumidor analisando o seu comportamento, as suas escolhas, as restrições quanto a valores e a demanda de mercado.
  1. 2 Teoria de Empresa ou Firma: Estuda a estrutura econômica de organização cujo objetivo é maximizar lucros..
  1. 3 Teoria de Produção: Estuda o processo de transformação da matéria prima adquirida pela empresa em produtos específicos para a venda no mercado

               A Macroeconomia estuda a economia de modo geral, analisando a determinação e os níveis de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda, taxa de juros, balança de pagamentos, e taxa de câmbio. A macroeconômica preocupa-se muito com o desemprego. Portanto possui algumas metas como aumentar o número de empregos, estabilizar os preços, distribuir renda, crescer a economia. A estrutura se compõe em 5 mercados:

  1. 1 Mercado de Bens e Serviços: Determina o nível de produção de preços.

b)  2 Mercado de Trabalho: Admite a existência de um tipo de mão de obra independente de características.

 

c) 3 Mercado Monetário: Analisa a demanda da moeda e a oferta pelo Banco Central que determina a taxa de juros.

  1. 4 Mercado de Títulos: Analisa os agentes econômicos que possuem um nível de gastos superiores ao seu nível de renda.

  1. 5 Mercado de Divisas: Depende das exportações e de entradas de capitais financeiros .

2.1. Desenvolvimento

                   Portanto em 2013, em um grande levantamento realizado entre janeiro e fevereiro de 2013 contribuiu com inúmeros fatores decisivos para que o setor supermercadista do rio grande do sul tivesse apresentando um crescimento real, levando se em conta uma porcentagem de 7,39% de seu levantamento. A representatividade do Rio Grande do Sul no total do setor supermercadista brasileiro também cresceu de 77% em 2012 para 80% no ano passado, foi registrado também um faturamento de 272,2 bilhões em 2013, Um crescimento real de 5,8%. O cálculo de Índice de Concentração de mercado forneceu indicação que o nível de concentração no setor de supermercados do Rio Grande do Sul está aumentando. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (208 Kb)   docx (309.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com