TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa

Por:   •  7/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.086 Palavras (9 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1  DESENVOLVIMENTO.......................................................3

  1. EMPRESA 1 ...................................................................3

a)Análise das informações coletadas ..................................3

b) Identificação de problemas.............................................5

c) Plano de ação..................................................................5

  1. EMPRESA 2....................................................................6

a)Análise das informações coletadas ..................................6

b) Identificação de problemas.............................................7

c) Plano de ação..................................................................8

2 CONCLUSÃO..................................................................9

1 DESENVOLVIMENTO

O trabalho tem como objetivo desenvolver as habilidades necessárias para identificação de um diagnóstico empresarial com foco na área de marketing. A presente pesquisa caracteriza-se por ser do tipo de estudo de multicaso. Ela foi desenvolvida na DISTRIBUIDORA DE BEBIDAS CERVANTES LTDA e a SÓ TECIDOS LTDA. Os dados foram obtidos através de entrevistas com os responsáveis pelas atividades de marketing das referidas empresas.

  1. EMPRESA 1:

DISTRIBUIDORA DE BEBIDAS CERVANTES LTDA, trabalha no setor de bebidas (cervejas, refrigerantes, chá gelado e isotônico) é uma empresa de grande porte com sede em montes claros e abrange também vinte e uma cidades da região.

  1. Analise das informações coletadas:

Nesta empresa foi analisado que possui um banco de dados de clientes com todas as informações necessárias tais como: ID,CPF,CNPJ,contrato de locação, comprovante de endereço do ponto de venda e da residência. Os clientes são o elo da organização com os consumidores e merecem constante suporte e apoio comercial e de marketing. Ela estimula também a participação, a integração e a comunicação ágil entre todos os envolvidos em suas operações, o que lhe assegura padronização das informações e rapidez no atendimento ás demandas internas e externas. E quanto aos preços à empresa os determina através do custo da mercadoria, impostos, despesas de publicidade, operacionais de puxada de produto, custo com vendas e entregas entre outros.

Como meio de divulgação de sua marca a empresa se comunica através de propagandas televisivas, internet, equipamentos de refrigeração, cartazes, faixa, placas, luminosos, adesivos, pinturas, etc. E dentro dessas ações a empresa tem um trabalho de monitoramento de seus concorrentes, que é adquirida diretamente pela equipe de vendas e entrega que posteriormente é repassada para a empresa, utiliza-se também informações fornecidas por um instituto de pesquisa em âmbito nacional.

Através de uma pesquisa de percepção interna e de uma equipe de coordenadores, que estão constantemente no mercado, a empresa identifica a satisfação dos clientes, esta pesquisa é feita com visita aos clientes repassando assim no final do dia qualquer pendência ou insatisfação dos mesmos, tem também um formulário padrão onde conseguem visualizar se o possível descontentamento, é por causa das equipe de vendas, da entrega, da política de preço ou qualquer outro motivo, sendo assim estipula- se data para sanar  o problema, mas de forma que o mesmo entenda o que ocasionou.

A organização tem contabilidade própria para realizar seus controles financeiros, ela trabalha com o capital próprio, e tem parceria com alguns bancos que em troca oferece condições e descontos interessantes. Já com relação às políticas fiscais, monetárias e cambiais são de responsabilidades dos diretores que acompanham todos os itens que podem interferir na empresa e sempre que necessário buscam auxilio na regional.

Falta de sinergia entre o marketing, financeira e logística. O processo destas áreas consiste no marketing passar as solicitações para o financeiro e o financeiro entregar as notas fiscais para a logística que por sua vez entrega os equipamentos aos pontos de venda. Esta rivalidade atrapalha o desenvolvimento do serviço, não suportando a demanda do mercado, pois são feitas muitas solicitações do qual as mesmas não conseguem ser concluídas. Quanto a esse problema é necessários quatro estratégias básicas para formar um processo de analise de planejamento das decisões para resolução deste problema, que são a formulação do problema, levantar informações sobre o problema, analisar as informações é sugerir ações futura, para resolução do mesmo.

Observou-se também que a empresa utiliza informações contábeis tendo o controle das ações no mercado e dos investimentos através de comodatos, controle de preço para assim saber se todo o gasto elevou o market share que já esta em um alto patamar, mas que pode e deve crescer mais. Essas informações e os controles gerenciais ajuda suprir as necessidade de informações para a tomada de decisão, baseando-se na contabilidade. Com o intuito de se enfrentar ameaças e aproveitar as oportunidades encontradas no ambiente organizacional.

  1. Identificação de problemas:

O mundo globalizado força as empresas, atuarem no mercado de forma segura e enraizado nos fundamentos do marketing atual, utilizando ferramentas comprovadamente eficazes. A Cervantes fez investimentos altos no marketing, em contrapartida a falta de controle materiais e de sinergia entre os setores tem gerado desgaste entre colaboradores. Estas questões são ligadas diretamente a importantíssima função de vender. Pois sem as vendas não há bons negócios, não há chances de a empresa crescer e prosperar. Então e preciso analisar estes obstáculos e eliminá-los de vez.

  1. Plano de ação:

O plano de ação é uma das principais etapas do plano de marketing, constitui praticamente o resumo das atividades pretendidas para o período, ele corresponde ás atividades operacionais de uma organização. E um detalhamento de que se deve fazer, quando e como as atividades serão desenvolvidas.

O que?

Quem?

Como?

Onde?

Quando?

Desenvolver treinamento pessoal

Colaboradores

Através de cursos

Escolas especializadas como SENAI

Nos próximos meses

Treinamento motivacional

Colaboradores

Palestrantes especializados

Na empresa

O mais rápido

Incentivos

Colaboradores

Através de desempenho

Em cada setor

Nos próximos meses

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (105.7 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com