TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa

Por:   •  1/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.538 Palavras (11 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS

[pic 2]

[pic 3]

Ana Cristina Martins de Souza

RGM: 023.5385

SEGURANÇA DO TRABALHO; Um estudo de caso na Empresa Frizelo Ltda. na cidade de Terenos- Mato Grosso do Sul.

[pic 4][pic 5]

Campo Grande

Abril de 2015

[pic 6]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS

[pic 7]

[pic 8]

Ana Cristina Martins de Souza

A COMPLEXIDADE DA ERGONOMIA ORGANIZACIONAL DIANTE DAS PATOLOGIAS DO TRABALHO E SEGURANÇA DO TRABALHO: Um estudo de caso na Empresa Frizelo Ltda. Terenos/MS.

Trabalho apresentado na Disciplina de Pesquisa em Administração do 70 ano, Curso Administração de Empresas da Faculdade Unigran – Centro Universitário da Grande Dourados, orientado pelo Professor Mestre: Luiz Fernandes Bogaz.

[pic 9]

Campo Grande

Abril de 2015

RESUMO

Este projeto tem como objeto de pesquisa abordar a importância da qualidade no ambiente de trabalho para a vida do trabalhador de frigorifico. A pesquisa será realizada na empresa Frizelo, localizada no município de Terenos, onde se buscara respostas para a seguinte pergunta: Quais são os principais riscos á saúde do trabalhador de um frigorifico e que medidas podem ser adotadas para amenizar essa situação? A metodologia utilizada será por meio de pesquisa de campo com abordagem qualitativa, a coleta de dados contara com todo o quadro efetivo da empresa de maneira voluntaria, no período entre 06/05/2015 e 26/05/2015, será realizada por meio da aplicação de uma entrevista semi-estruturada, com perguntas previamente formuladas, bem como questões objetivas, abordando livremente o tema proposto.

PALAVRAS-CHAVE: frigoríficos, ergonomia, patologias do trabalho e segurança no trabalho.

SUMÁRIO:

  1. Introdução------------------------------------------------------------------------------ 05
  2. Problema da pesquisa ---------------------------------------------------------------- 06
  3. Justificativa ---------------------------------------------------------------------------- 06
  4. Delimitação do problema ----------------------------------------------------------- 06
  5. Objetivos da pesquisa--------------------------------------------------------------- 07
  6. Hipótese-------------- ---------------------------------------------------------------- 08
  7. Fundamentação Teórica ------------------------------------------------------------- 11
  8. Metodologia--------------- --------------------------------------------------------------11
  9. Instrumental---------------- ----------------------------------------------------------- 11
  10. Forma e tratamento de dados ------------------------------------------------------ 11
  11. Cronograma de execução----------------------------------------------------------- 12

12. Cronograma de Desembolso Financeiro ----------------------------------------- 13

13. Bibliografia --------------------------------------------------------------------------- 14

1. INTRODUÇÃO

A pesquisa tem por objetivo listar e apresentar diversos fatores que possam contribuir de maneira positiva na qualidade de vida dos trabalhadores e nas condições de trabalho.

Através da elaboração desse projeto será possível sugerir melhorias nas condições de trabalho que são encontradas na dura realidade destes trabalhadores, dentro dos diversos setores que compõem a indústria de carne. Esta localizada no Brasil hoje o primeiro e o segundo maiores frigoríficos do mundo, devido a esse destaque também recebe titulo por exportação fortalecendo e influenciando o crescimento do setor frigorifico em todas as regiões do país. É um setor que atualmente emprega em torno de 800 mil trabalhadores, tornando-se um setor desorganizado por parte de seus empresários que buscam instalar unidades de abate cada vez mais interiorana próximas a própria produção, gerando então um descontrole por parte da fiscalização dos sindicatos devido principalmente a localização das empresas, consequentemente ocasionando um serio problema dentro dos frigoríficos.

Estudos aponta uma serie de patologias e diversos casos de afastamento do trabalho como doenças ocupacionais, problemas de coluna, traumatismos, transtornos de humor, depressão, associados também aos acidentes que ocorrem debilitando o trabalhador em todas as suas capacidades humanas.

Diversos fatores influenciam essas patologias ate mesmo os próprios acidentes, são fatores ambientais, físicos e químicos, infraestrutura, condições de trabalho, temperatura, iluminação, ruídos, postura, movimentos repetitivos, produtos químicos e excesso da jornada de trabalho.

Esse projeto visa colher informações, através da pesquisa de campo, que apresente a realidade vivida dentro da empresa frigorifica e através de estudos sugira mudanças que melhore as condições de vida e de trabalhos dos colaboradores, que não sejam prejudiciais, mas que possam atender as expectativas da empresa e do empregado.

2. PROBLEMA DA PESQUISA

A presente pesquisa busca encontrar respostas concretas para o problema que esta se tornando crescente dentro do setor industrial frigorifico e expandindo para fora das limitações da empresa atingindo não somente o funcionário da empresa como também toda a sociedade que financia por meio de seus impostos os tratamentos a saúde desses trabalhadores que a cada dia encontram-se mais debilitados:

 Quais são os principais fatores de risco á saúde do trabalhador da empresa Frizelo?

3. JUSTIFICATIVA

O foco principal é apresentar os fatores de risco de acidentes e situações prejudiciais que os trabalhadores estão sendo submetidos dentro da empresa mesmo sendo do conhecimento de todos que a mesma disponibiliza de meios para evitar acidentes e zelar pela saúde de seus colaboradores através de medidas que vão desde uniformes, luvas, toucas, capacetes, cintos, mascaras, filtros, óculos, protetores auriculares, botas higienizadas tanto para funcionários como para visitantes, esses equipamentos são distribuídos gratuitamente pela empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)   pdf (147.3 Kb)   docx (38 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com