TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa

Por:   •  13/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.995 Palavras (16 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 16

Pesquise em sites, revistas e jornais e apresente um setor econômico com APL no Brasil. Apresente região, cidade e quantidade de empresas inseridas no arranjo.

Questão 2:

A pequena empresa poderá vislumbrar melhores chances de sobreviver e prosperar se suas atividades e seus resultados estiverem calcados sobre valores corporativos que revelem alto grau de maturidade. Hoje, os consumidores estão se preocupando com os valores organizacionais antes de adquirir um produto. Qual valor o consumidor está levando em consideração?

a) Valor Econômico.

b) Valor Social.

c) Valor Financeiro.

d) Valor Organizacional.

e) Valor Sociocultural.

Questão 3:

A análise por indicadores financeiros tem como objetivo examinar a situação financeira da microempresa em termos de índices. O endividamento remete à análise da quantidade de obrigações a pagar, possibilitando avaliar o grau de comprometimento da empresa com seus credores. Por meio de qual cálculo o microempresário consegue chegar ao índice de endividamento?

a) Passivo Total / Ativo Total = Índice de endividamento.

b) Passivo Circulante / Ativo Total = Índice de endividamento.

c) Ativo Total / Passivo Realizável = Índice de endividamento.

d) Ativo Circulante / Passivo + PL = Índice de endividamento.

e) Passivo + PL / Ativo Circulante = Índice de endividamento.

Questão 4:

Quanto maior a liquidez, mais líquida é a empresa; quanto mais líquido o Ativo, maior será a rapidez de transformá-lo em dinheiro. Por qual tipo de liquidez se consegue medir a capacidade financeira da empresa face a seus compromissos assumidos a curto prazo?

a) Liquidez Imediata.

b) Liquidez Geral.

c) Liquidez Seca.

d) Liquidez Corrente.


Questão 5:

O controle nas organizações tradicionais baseia-se na imposição de ordens e proibições. Hoje, é chamado de controle pelas normas e regras. Para cada nova política existem regras precisas. Quem comanda a realização/configuração das novas regras?

a) Toda a organização.

b) Os gestores e superiores.

c) Os supremos.

d) Os supremos e a sociedade.

e) Os Stakeholders.

Questão 6:

As organizações contemporâneas estão constantemente buscando ações inovadoras para encantar e reter seus consumidores. A Ética tem sido utilizada como ação estratégica para as empresas se destacarem no mercado. Porém, antes o consumidor deve pesquisar se realmente existe a ação proferida por tal empresa. Pesquise e apresente uma empresa que realmente apresenta valores éticos quantitativos e qualitativos.

Questão 7:

Promover a responsabilidade social significa ampliar a atuação da entidade no campo social, disseminar seus conceitos e valores. Porém, existe uma diferença sutil, mas fundamental, entre a empresa adotar ações sociais e a empresa ser socialmente responsável. Descreva a diferença entre a empresa adotar ações sociais e a empresa ser socialmente responsável.

Questão 8:

As atividades operacionais são avaliadas pelo controle, e as técnicas de controle são elaboradas e utilizadas de forma que os indivíduos sigam as diretrizes gerais da pequena empresa. As organizações se dividem em controle visível e controle invisível. Explique cada um desses controles.

Questão 9:

De acordo com dados do Instituto Ethos, o consumidor brasileiro ainda não tem o hábito de boicotar empresas de ética duvidosa, como acontece na Europa e nos Estados Unidos, mas já começa a acordar para esse tipo de coisa (FERRONATO, 2011, p. 189).

De acordo com o trecho apresentado, pesquise e responda: Po


Questão 10:

O gestor preparado e habilitado com conhecimentos de gestão contábil, contabilidade financeira e administração deve avaliar as conquistas, admitir as deficiências, identificar erros e buscar meios para superá-los. Assim, primeiramente o gestor da microempresa deve seguir quatro premissas básicas. Descreva essas quatro premissas básicas e imprescindíveis para o gestor da microempresa.

Tema 4

Questão 2

Resposta: Alternativa B. Justificativa – A sociedade não fica satisfeita apenas por saber que certa empresa está crescendo, ampliando os negócios, gerando mais empregos e renda. Precisa também enxergar o que ganha com a atividade daquela empresa, além dos impostos pagos e dos empregos gerados. O consumidor quer saber se existem valores sociais incorporados na microempresa (FERRONATO, 2011, p. 187).

Questão 3

Resposta: Alternativa A. Justificativa: Quanto maior for o índice maior o nível de capital de terceiros na empresa. A diferença que sobra e capital da empresa.

Questão 4

Resposta: Alternativa D. Justificativa – A liquidez corrente é destinada a medir a capacidade financeira da empresa face aos seus compromissos assumidos a curto prazo (FERRONATO, 2011, p. 126).

Questão 5

Resposta: Alternativa C. Justificativa – Mesmo que pareça uma obra coletiva, a concepção das regras é atribuição exclusiva dos comandantes supremos. Para cada política são definidas regras precisas (FERRONATO, 2011, p. 227).

Questão 6

Resposta: Questões éticas são aquelas que envolvem o que é certo e o que é errado. Esse tipo de questão vai muito além daquilo que é legal ou ilegal. Valores éticos e morais, comportamento íntegro e ético, compromisso pela transparência e sustentabilidade, ética profissional, empresa ética, conduta ética, produto ético e consumo ético. Estas são algumas características que o acadêmico deve apresentar em sua pesquisa referente à empresa ética.

Questão 7

Resposta: A empresa adotar ações sociais: como doação e caridade. A empresa ser socialmente responsável: a responsabilidade social é mais ampla, envolve a empresa ser justa. 42


Questão 8

Resposta:

Controle visível: refere-se às ordens, à vigilância direta e à regulação.

Controle invisível: a burocratização, menos visível e mais eficiente, refere-se à especialização, à padronização e à hierarquia, que induzem o indivíduo ao autocontrole.

Questão 9

Resposta: O acadêmico pode apresentar dados externos ou internos do país. Os consumidores estão começando a observar as empresas que não se preocupam com as mínimas questões éticas para fabricação ou retirada de matéria-prima da natureza, poluição de rios ou da atmosfera. Vem crescendo significativamente a preocupação com o futuro, e os consumidores querem saber se a empresa vendedora também conta com o mesmo pensamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.6 Kb)   pdf (158.3 Kb)   docx (393.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com