TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa de Marketing - Análise Mercados e Projeção de Cenários

Por:   •  25/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  794 Palavras (4 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 4

                 [pic 1]

     

Unidade: Via Brasil  

AV1

 Avaliação AV1

Ano / Semestre 2020.2 

Horário Noite

Data 

07/10/2020 

Curso: ADMINISTRAÇÃO 

Professor: Walter Romito

 Disciplina: Análise de Mercados e Projeção de Cenários 

Período

 4º

Nome

Roger Bento Cardoso

Matrícula

201908352485

1ª Questão: “Um dos clichês mais populares em marketing, hoje, é dizer que uma empresa vitoriosa é aquela que está sempre superando a expectativa dos clientes. Atender às expectativas do cliente irá apenas satisfazer os clientes; excedê-las irá encantá-los.” Philip Kotler Conceitue vantagem competitiva e explique, com suas palavras, pelo menos duas formas de como uma empresa consegue obtê-la: (2,0 pontos)

“Vantagem competitiva é o resultado da capacidade da empresa em neutralizar ou diminuir a ação da concorrência no segmento de mercado em que atua por meio da diferenciação.” 

Fonte: https://www.euax.com.br/2018/01/vantagem-competitiva-como-identificar/

Acesso em 07/10/2020

Resumindo, significa estar à frente dos concorrentes.

1ª Forma de obtê-la: Criar sempre o máximo possível de valor ao cliente, isto é, dar maior peso ao valor do que se leva para que, consequentemente, diminua o peso do que se paga (balança valor x preço).

Ex.: iPhone (é caro porém possui uma tecnologia muito avançada, garantia de 1 ano e uma excelente vida útil).

2ª Forma de obtê-la:  Criar um leque de produtos/serviços que não são atividade principal da organização.

Ex.: Barbearia diferenciada (Possui sinuca na sala de espera, freezer com bebidas à venda, cartão fidelidade e produtos capilares à venda).

2ª Questão: “A Matriz Swot é uma das ferramentas mais simples e ao mesmo tempo úteis que uma empresa tem ao seu dispor para entender o ambiente em que está inserida e criar a base de informações necessárias para planejar seu futuro. A Análise PESTAL segue o mesmo princípio, sendo amplamente utilizada tanto para auxiliar o planejamento estratégico quanto no processo de estruturação de um novo negócio.” Estabeleça as diferenças entre a Análise PESTAL e a Análise SWOT e explique de que forma as duas análises podem ser complementares: (2,0 pontos)

Na PESTAL podemos destacar que a análise é feita somente do ambiente externo (apenas variáveis incontroláveis), enquanto na SWOT a análise, além de ser feita do ambiente externo, também é feita do ambiente interno (variáveis controláveis e incontroláveis).

Obs.: A Análise PESTAL NÃO diferencia as ameaças das oportunidades como a análise SWOT. Ela diferencia o ambiente externo por grupos (fatores-chaves).

Neste sentido, significa dizer que podemos usá-las simultaneamente quando analisamos o ambiente externo.

Ex.: Ao finalizar a análise PESTAL, podemos utilizar a análise SWOT para, em seguida, separar cada grupo com suas ameaças e oportunidades. Desta forma, o planejamento estratégico e a estruturação de um novo negócio torna-se mais rico e organizado.

3ª Questão: Business Intelligence pode ser definido como um processo inteligente de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoração de dados que, depois de processados, geram informações para o suporte e para a tomada de decisões no ambiente de negócios. Sob a ótica de um futuro Administrador de Empresas, qual (is) benefício (s) do Business Intelligence você considera mais importante(s) para uma Organização? Justifique sua resposta: (2,0 pontos)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (80.8 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com