TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa de Satisfação

Por:   •  30/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  956 Palavras (4 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 4

Teste

  1. INTRODUÇÃO

Com a evolução de da humanidade e da tecnologia tornou se viável o transporte e deslocamento através de elevadores. Cada vez mais torna se necessário a aplicação de novos métodos e melhores equipamentos para que nos locomover e desenvolver nossas atividades. Os transportes têm varias aplicações em diversos ramos sejam os transportes verticais e os trans portes horizontais.  

Os elevadores são primordiais para o deslocamento de curtas distancias como por exemplo dentro de prédios, aeroportos, shoppings, empresas entre outros. Em dias atuais é comum se usar elevadores até em canteiros de obras. Os elevadores são divididos em vários tipos como veremos durante o trabalho.

O deslocamento vertical, é muito utilizado também  para a locomoção  de caminhões e carros dentro das garagens e prédios bem como para edifícios comerciais, porem para esse tipo de deslocamento é preciso um planejamento com relação ao peso exposto no equipamento.

A seguir, fazemos apresentaremos vários tipos de equipamentos elevatórios, seus regimes de trabalho e suas especificações.

  1. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

  1. A ORIGEM DO ELEVADOR

Os elevadores tiveram seu inicio em 1500 a.C, quando os egípcios começaram a utilizar tipos de elevadores para que pudessem elevar as águas do Rio Nilo que eram feitas através de uma tração animal ou humana. Com passar dos anos e com a chegada da revolução industrial, os tipos de trações foram substituídas por energia a vapor e mais tarde com a chegada da eletricidade foi substituída pela mesma.  

Mais tarde em aproximadamente 1853 um inventor americano chamado Elisha Otis criou e demonstrou um tipo de elevador de carga que tinha um equipamento de segurança que recebeu o nome de “molinete de segurança” onde a função do dispositivo caso houvesse a ruptura do cabo era a segurança para que evitasse acidentes, a partir daí, a confiança aumentou para os usuários que utilizavam esse tipo de transporte na época, como mostra a figura 1. Em 1853, Elisha Otis deu inicio a uma empresa que fabricava elevadores e patenteou (1861) um elevador de vapor (Otis – elevadores, 2019)

Figura 1 - Molinete de Segurança de 1853

[pic 1]

Fonte: (Otis Elevadores, 2019)

Já no Brasil, os elevadores tiveram o inicio da fabricação em 1918, onde o cabineiro era responsável por girar uma manivela que dava o auxilio na subida ou na descida do equipamento, alem da abertura e fechamento de portas que eram conduzidas manualmente.

Ao longo do tempo com o passar dos anos e as construções de novos edifícios os sistemas movidos a manivela acabaram sendo substituídos por sistemas elétricos de alta complexibilidade que deixaram de utilizar a profissão do cabineiro. Em dias atuais os sistemas de elevadores utilizam diversos sistemas de segurança bem como de alta tecnologia com sistemas que trazem ao usuário uma segurança completa além de conforto. (Otis – elevadores, 2019)

Em 2013 em um levantamento feito pela The ELEVATOR WORLD, Transportation Industry Instalações – 2013, afirma se que no Brasil aproximadamente 320 mil elevadores onde 295 mil de passageiros e 25 mil de cargas. (Otis – elevadores, 2019)

  1. TIPOS DE ELEVADORES

São diversos os tipos de elevadores que se destinam ao carregamento de materiais, cargas ou pessoas.  Dentre eles existem os elevadores de tração com ou sem casa de máquinas, elevadores de maca, elevadores de carga, elevadores hidráulicos, elevadores a vácuo, elevadores monta carga. (THYSSENKRUPP, 2016)

  1. Elevador de Tração com Casa de Máquina

Para um bom funcionamento, o elevador é dependente de vários componentes que não estão visíveis aos usuários. Para que exista uma segurança tanto para os operadores, usuários e a engenharia, os componentes principais são instalados na casa de maquinas geralmente localizada no ultimo andar do edifício. Nesta casa encontramos diversos componentes como o celebro do elevador, o quadro de comandos, motor elétrico e maquina de tração que movimentam o equipamento, um regulador de velocidades e principalmente um quadro de energia que fornece ao equipamento a energia necessária para que o sistema funcione em harmonia. Os componentes eletromecânicos existentes no elevador possuem riscos inerentes ao funcionamento. (THYSSENKRUPP, 2016)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (154.1 Kb)   docx (178.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com