TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa de situação de frigorificos

Por:   •  7/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  547 Palavras (3 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 3

Resultado da Pesquisa:

Local: Região Centro Oeste – Campo Grande/MS

As condições de trabalho dos empregados de frigoríficos de abate de aves, bovinos e suínos de Campo Grande é totalmente alarmantes e tamanho absurdo quando paramos para analisar que estamos no ano de 2015, num cenário onde pessoas com pouco estudo e instrução, trabalham em condições desumanas, tentando cumprir metas absurdas e incansáveis, onde se quer podem ir ao banheiro ou até mesmo conversa em paralelo com os demais funcionários, trabalhando num regime totalmente opressor, onde trabalham muito e ganham pouco, em media entre R$:500,00 até R$:970,00, conforme relato de um desossador que trabalhou por 14 anos  e saiu com essa faixa salarial. Os trabalhadores em sua grande maioria moram em um bairro pobre, fundado próximo do frigorifico em 1970 que demonstra a condição social. Os frigoríficos estão em primeiro lugar no ranking de acidentes de trabalho entre 2011 e 2014, segundo fonte do INSS, foram registrados 3.731 acidentes de trabalho nas atividades de abate de reses, suínos, aves e outros pequenos animais, sendo as principais irregularidades constatadas nos frigoríficos, como a jornada extraordinária, a ausência de pagamento de insalubridade por risco biológico ou frio, zonas de risco e esteiras desprotegidas e problemas no sistema de refrigeração.  Muitos trabalhadores que atuam em frigoríficos acabam desenvolvendo distúrbios osteomusculares, como tendinite, o risco de síndrome do túnel do carpo [doença que ocorre quando o nervo mediano, que passa pela região do punho fica submetido a uma compressão].Os riscos são agravados pela falta de pausas e pela jornada excessiva em atividades insalubres e metas de produção extrapoladas. Acidentes de trabalho são evitáveis e suas causas devem ser identificadas com avaliação dos riscos.

Plano de Ação:

Acredito que o primeiro ponto de partida e conscientização, deverá ser por parte dos diretores e gestores de  empresas, em compreender que o bem mais precioso é o ser humano , e que os funcionários é um bem da empresa, e assim respeitar e valorizar o ser humano como pessoa e profissional.

Reprojetar  tarefas e atividades.

Equipamentos de proteção individual.

Diminuição de barulhos sonoros das maquinas e melhor distribuição de áreas e setores.

Introduzir pausas gerais de 15 minutos.

Para cada 100 trabalhadores, um técnico de segurança do trabalho, fiscalizando as condições de trabalho e pessoas.  

Melhores condições de trabalho.

Dialogo de segurança antes de começar a jornada de trabalho.

Acompanhamento medico à cada 60 dias, para que seja avaliado as condições físicas e metais dos funcionários.

Diminuição da carga de trabalho, sendo o ideal uma carga de trabalho de 6 horas diárias em escala de um dia sim e o outro não, de modo que o funcionário possa se recuperar do movimento repetitivo.

Aposentadoria especial.      

Caso não seja adotado o plano de ação, é possível que a empresa venha aumentar seu passivo trabalhista e multas governamentais, imagem negativa de sua marca no mercado, rotatividade no quadro de funcionários, aumento de funcionários afastados, acidentes, falta de qualidade no trabalho e aumento de riscos internos e externos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (45.5 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com