TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa havaianas

Por:   •  7/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  628 Palavras (3 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 3

1.3Identificar as estratégias/ações de marketing adotadas para atingir esses objetivos.

R: A partir de 1994 com a queda das vendas e na rentabilidade do negócio, foi elaborado um inteligente plano de gerenciamento da marca. Esse novo gerenciamento inclui uma série de medidas tanto na distribuição, comunicação e principalmente no produto, veja a seguir:

1.3.1 PRODUTOS (bens e serviços)

De 1994 em diantehá Havaianas restiliza  sua linha de produtos chamado por ela de ¨onda¨, foi lançado a havaianas top, sua proposta era reconquistar a classe média a novas havaianas queria agregar a idéia, de conforto físico que já era transmitida pela marca. Após o sucesso que a havaianas top trouxe, a havaianas decide lançar as havaianas trekking,onde enfatizavam as caminhadas por trilhas, produto voltado exclusivamente para o público masculino.

A quarta onda,trouxe a havaianas higt, com essa nova marca é explorada a internacionalização  e exclusividade da marca, sendo assim, a Havaianas entra definitivamente no mercado internacional. Um outrocaminho promissor e bem trabalhado pela companhia foi a customização de seus produtos, com  esses serviços foram feitas parcerias com boutiques como a renomada Daslu com design exclusivos e promoções com shopping e até mesmo a fabricação de sandálias exclusivas para casamentos, para que os noivos pudessem presentear seus convidados. As havaianas também disponibilizou outros serviços como, ¨monte suas Havaianas¨ esses serviços disponibilizaram quiosques nas praias e em centros comerciais, onde o cliente poderia montar suas havaianas que melhor complementava seu guarda-roupa.

1.3.2 DISTRIBUIÇÃO (pontos de vendas)

Nesse novo gerenciamento da marca foi necessário reavaliar sua distribuição e inovar, diferente daquela tradicional já existente, a companhias decidiu apoiar os varejistas que comercializa-se a nova linha, foram criados distribuidores regionais quase exclusivos, onde dispensava maior atenção e com  foco maior e tratamentos especiais em lançamentos. Foi criado novos modelos de canais formadores de opinião e também atacadistas, a companhia criou um planograma para orienta-los sobre uma melhor exposição do produto no ponto-de-venda. Para a exportação os distribuidores eram selecionados por seu conhecimento local, não funcionou, sendo assim, eles passaram a ser escolhidos por sua visão de marketing e pela capacidade assessoria de imprensa e seus relacionamentos com formadores de opinião, ter a marca vinculada a aos principais eventos mundiais como Oscar e renomados festivais da musica e do cinema, só foi possível porque os revendedores tinham acesso aos produtores desses eventos.

1.3.3 COMUNICAÇÃO

Na comunicação a companhia desenvolveu uma série de medidas para que o produto torna-se um sucesso, a princípio não houve mudança no seu tempo e nem do período nos comerciais de televisão que era no começo e no final do ano, período da primavera-verão, a companhia decidiu tirar o foco do produto e colocar no usuário, onde Malu Mader é associada a sua imagem de mulher elegante, usando havaianas dentro de casa, deu resultado as havaianas tradicionais recuperaram o volume de vendas e as havaianas top recebeu respostapositiva do mercado. No período de 1993 á 2003, com o aumento das vendas, a companhia aumentou a verba para o seu marketing, sendo assim, foi possível o lançamentos de campanhas durante todo o ano e a marca pode estar presente os doze meses do ano na mídia eletrônica. Foi investido também na mídia impressa, onde o foco era apresentar seus produtos para um publico formador de opinião, também os trabalhos de assessoria de impresa, relações publicas e promoções de eventos receberam a mesma prioridade da publicidade. A companhia seguiu investindo nos comerciais com celebridades usando havaianas, e com o slogan ¨todo mundo usa¨ , seguindo a marca ganhava força e estava presentes em grandes eventos como, carnaval, moda e publicações voltadas o publico teen. Afirma, Rui Porto, diretor de comunicação e mídia que as havaianas souberam ocupar esse nicho, que no mercado estava vazio. “Não havia uma marca global de sandálias, agora há: Havaianas”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (54.8 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com