TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa sobre Liderança, Maiêutica e Visão Sistêmica

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  511 Palavras (3 Páginas)  •  874 Visualizações

Página 1 de 3

Etapa 1: Passo 2 – Pesquisa sobre Liderança, Maiêutica e Visão Sistêmica

Liderança é a arte de chefiar, gerenciar pessoas influenciando de forma positiva raciocínios e comportamentos. A palavra liderança tem origem no termo em inglês – leader, que significa líder.  O talento de um líder envolve carisma, paciência, gentileza, organização, determinação, motivação e principalmente a competência de influenciar os seus colaboradores.

Existem três estilos clássicos de liderança são elas:

  • Liderança Autocrática: É a liderança autoritária, na qual o líder impõe suas ideias e decisões ao grupo, não ouve as opiniões dos componentes do grupo, apenas faz-se cumprir suas determinações.
  • Liderança Democrática: É a liderança participativa, o líder estimula o grupo e orienta as tarefas, as decisões são tomadas em conjunto.
  • Liderança Liberal: É a liderança que dá total liberdade e confiança de decisões ao grupo, enfatiza somente o grupo. O líder participa das decisões somente quando solicitado. Este modelo de Liderança Liberal, não costuma ser muito adotado, pois os colaboradores tendem a serem mais individualistas, agressivos e demonstram pouco respeito ao líder, que é ignorado.

Maiêutica é o momento do “parto” intelectual, é a busca da verdade no interior do homem. Criada por Sócrates no século IV A.C., em grego, μαιευτικη — maieutike — significa “arte de partejar, tem seu nome inspirado na profissão de sua mãe, Fanerete, que era parteira.

O processo era conduzido por Sócrates em duas etapas:

Primeiro ele levava o interlocutor a duvidar do seu próprio conhecimento sobre um determinado assunto.

Em seguida Sócrates fazia com que concebessem um novo conceito, novas opiniões sobre o mesmo assunto.

Visão Sistêmica é a habilidade em compreender os sistemas de acordo com a abordagem da Teoria Geral dos Sistemas, é ter o conhecimento do todo, de modo a permitir a análise ou a interferência no mesmo. É o olhar que permite enxergar de modo claro cada processo e cada negócio

Bibliografia

Wikipedia.org

http://fnq.org.br/informe-se/artigos-e-entrevistas/artigos/uma-visao-sistemica-da-gestao-organizancional

Etapa 2: Passo 1 – Analisar as charges

Figura I: Liderança

É a liderança autoritária, onde o líder não ouve seus subordinados, colaboradores, ele decide e dá a ordem que deverá ser acatada.

Figura II: Personalidade e Comportamento

A criança demonstra uma personalidade com conflito entre o que é correto e errado, trazendo um comportamento negligente, omisso em relação a tarefa dada pelo professor. Onde buscou uma “desculpa” ou um motivo para não fazer as tarefas.

Passo 2 – Pesquisa sobre Personalidade e Comportamento

 O que é Comportamento?
 É a maneira de se comportar, proceder. Atitudes e reações do indivíduo em face do meio social. Os comportamentos podem ser entendidos como reações singulares diante de uma situação, é a exteriorização da personalidade.

O que é Personalidade?
Personalidade pode ser entendida como um padrão singular de pensamentos, sentimentos e valores de um indivíduo que persistem ao longo do tempo e das situações.
O elemento estável da vida psíquica de uma pessoa; sua maneira habitual de ser; aquilo que a distingue de outra.
Alguns teóricos admitem que a infância seja um período decisivo na formação da personalidade e que as características formadas nesse período dificilmente se alteram. Outros pensam que a personalidade vai se constituindo durante toda a vida num processo incessante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (120.5 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com