TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PESQUISA DAS TECNOLOGIAS MAIS AVANÇADAS UTILIZADAS PARA AUMENTAR A EFICIÊNCIA DE MOTORES QUE OPERAM NO CICLO OTTO

Por:   •  19/4/2021  •  Ensaio  •  843 Palavras (4 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 4

PESQUISA DAS TECNOLOGIAS MAIS AVANÇADAS UTILIZADAS PARA AUMENTAR A EFICIÊNCIA DE MOTORES QUE OPERAM NO CICLO OTTO

        Para começar, pode-se apresentar uma tecnologia da marca de fabricante de carros Infiniti, que é uma marca nipo-americana de automóveis de luxo da Nissan, a qual tem seus modelos comercializados nos seguintes mercados: Estados Unidos, México, Canadá, Brasil, vários países do Oriente Médio, Coreia do Sul e Taiwan. Em 2017 a Infiniti apresentou um motor cuja Taxa de Compressão Variável, tem consumo de carro diesel. O motor em sí é um 2.0 VC-Turbo (de compressão variável turbocomprimida) de quatro cilindros. Rende 271 cv e 39,8 mkgf de torque.

        Mais compacto, com níveis de vibração reduzidos e até 35% mais eficiente que o modelo antecessor V6 3.7, a Infiniti afirma que este motor é “a oferta de potência de um motor a gasolina de alto desempenho com o torque e a eficiência de um motor diesel avançado, sem suas emissões” (QUATRO RODAS, 2017).

        De acordo com a revista Quatro Rodas (2017), “o que este motor da Infiniti faz de especial é modificar essa compressão entre 8:1 e 14:1, de acordo com o regime do propulsor. Nenhum outro motor em produção hoje no mundo é capaz de fazer isso”. Ainda de acordo com essa revista, “para fazer essa mágica acontecer o VC-T aumenta e diminui o curso dos pistões diretamente no virabrequim. As bielas são menores e são ligadas a uma alavanca intermediária, que por sua vez são pivotadas no moente do virabrequim” (QUATRO RODAS, 2017). Segue abaixo, na Figura 1, uma ilustração dessa tecnologia:

[pic 1]

Figura 1: Funcionamento do sistema de variação da taxa de compressão (Divulgação/Tradução/Quatro Rodas)

A “alavanca intermediária está conectada a uma outra, comandada por uma engrenagem harmônica. A medida que a alavanca se movimenta, varia a altura que o pistão pode alcançar dentro do cilindro, alterando a taxa de compressão” (QUATRO RODAS, 2017). Na prática, “o motor consegue ajustar o momento da ignição e o tamanho da câmara de combustão de acordo com suas necessidades para o momento” (QUATRO RODAS, 2017).

Como resultado, em vez de trabalhar com taxa de compressão intermediária, por exemplo, como no caso de modelos com motorização Flex, esta tecnologia permitiria explorar o melhor de cada combustível e, assim, encontrar números de consumo e emissões menores. A “taxa de compressão ideal para a queima de etanol e de gasolina varia: a gasolina prefere taxa menor, de até 10,5:1, enquanto o poder calorífico do etanol é melhor aproveitado com taxa entre 11,5:1 e 12,5:1” (QUATRO RODAS, 2017).

Outra tecnologia interessante, que aos poucos está se tornando comum nos carros modernos, é a utilização de Injeção Direta de combustível. De acordo com o site Oficina Brasil (2017):

A injeção direta, configuração que vem ganhando espaço em motores do Ciclo Otto, apesar do custo superior, utiliza injetores montados diretamente nas câmaras de combustão. Esse sistema pulveriza o combustível sem o intermédio do coletor de admissão, criando uma turbulência dentro da câmara de combustão, permitindo o funcionamento do motor com taxas de compressão superiores, o que melhora seu desempenho, assim como uma maior eficiência na queima e redução nas emissões de poluentes durante a fase de aquecimento do motor.

Na injeção direta (Figura 2), “o combustível injetado vaporiza no interior do cilindro, reduzindo sua temperatura e desta forma, diminuindo a probabilidade de detonação. Os injetores desenvolvidos para suportar maiores níveis de calor e pressão contam com mais orifícios de saída para o melhor controle da injeção” (OFICINA BRASIL, 2017). Este sistema é do tipo sem retorno de combustível, que ameniza alterações da temperatura no interior do tanque de combustível, resultando na diminuição das emissões por evaporação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (164.5 Kb)   docx (119.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com