TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisas

Por:   •  3/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  475 Palavras (2 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 2

Relatório

Abordagem Clássica

A abordagem clássica iniciou-se no decorrer no século XX tendo como seus principais fundadores Frederick Winslow Taylor e Henry Fayol.

Henry Fayol (1841-1925) introduziu a Teoria Clássica, que consistia em desenvolver a estrutura de uma organização.

A teoria da Administração Científica foi criada por Taylor nos Estados Unidos, essa teoria consistia no crescimento da produtividade e na eficácia dos sistemas dentro das empresas. Entretanto a Teoria Clássica destacava-se como a estrutura ao contrário da Administração que enfatizava as tarefas.

Origem da Abordagem Clássica da Administração

A origem da Abordagem Clássica da Administração se deu principalmente a Revolução Industrial.

Desta forma as empresas precisavam de uma atividade que reduzisse os gastos e desperdícios visando a melhoria do sistema.

Abordagem Clássica da Administração – Administração Científica

Taylor através de sua teoria visava o crescimento e a melhoria das empresas, reduzindo custos e gastos focando no aumento da produção.

Abordagem Clássica da Administração – Substituição da prática pela técnica.

Taylor estudou como as tarefas eram realizadas dentro das empresas. Observou-se que os colaboradores desenvolviam suas tarefas apenas de olhar outro indivíduo exercendo suas atividades, o que gerava uma falta de tempo desnecessária e um desperdício no material.

Taylor também desenvolveu técnicas que ajudariam a padronização do trabalho, como: máquinas de qualidade, motivando os funcionários para o aumento da produção, preocupando-se com a organização do ambiente e o treinamento de cada colaborador. Desta forma contribuiria na influência da produtividade.

ORT – Organização Racional do Trabalho

Taylor desenvolveu algumas ações para eficiência de sua teoria, como podemos citar a seguir:

- Estudos de tempos e movimentos: Taylor estudou o tempo médio para a realização de cada tarefa, os movimentos que não serviam eram descartados e os demais simplificados para proporcionar a economia de tempo.

- Fadiga Humana: Taylor observou que os movimentos desnecessários traziam cansaço, consistindo na queda da produção.

- Especialização do trabalhador: Buscou-se a divisão do trabalho, e a especialização do operário na sua própria função desenvolvida.

- Cargos e tarefas: Os cargos eram criados levando-se em consideração as tarefas que necessariamente deveriam ser exercidas.

- Incentivos por produção: Buscou-se criar um incentivo financeiro ao trabalhador, pois o mesmo produziria mais e melhor.

- Local de trabalho: Observou-se que as condições de trabalho como: equipamentos, máquinas, iluminação, estrutura física do local, etc. Exerciam influência sobre o serviço prestado.

- Total padronização: O objetivo era evitar desperdícios preocupando-se com as estruturas das máquinas, matérias-primas, ferramentas etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (69.2 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com