TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Peter Senger

Por:   •  14/4/2016  •  Resenha  •  564 Palavras (3 Páginas)  •  1.383 Visualizações

Página 1 de 3

A Quinta Disciplina – Peter Senge

Acadêmico: Paulo Henrique A. Benedetti.

Disciplina: Gerenciamento de Projetos.

Prof.: Msc. Felismino Nascimento.

Data: 23/03/2016.

“Dê-me uma alavanca longa o bastante... e, com uma das mãos, moverei o mundo”, é com esta frase que o autor Peter Senge procura introduzir a idéia de que perante situações complexas que aparecem para nós a todo momento, nós seres humanos tendemos sempre a “fatiar” um problema em partes. Este princípio é bastante utilizado por métodos analíticos como principalmente por cientista da computação, engenheiros etc...

Este princípio contradiz toda a lógica que envolve um pensamento sistêmico, pelo fato deste estabelecer que deve-se observar os fenômenos ou as coisas existentes no mundo de modo a compreender todas as partes e as inter-relações das mesmas. De modo geral, o livro busca acabar com esta “ilusão” de que o universo é feito por forças separadas.

O autor discorre ao longo do livro a sua proposta de cinco disciplinas que devem ser acatadas e exercidas para se alcançar sucesso em nível organizacional, nas quais são: I- Domínio Pessoal; II- Modelos Mentais; III- Visão Compartilhada; IV- Aprendizagem em Equipe; V- Pensamento Sitêmico.

A primeira disciplina que Senge apresenta como domínio pessoal como uma característica pertinente ao indivíduo, sob um ponto de vista criativo, ou seja, a capacidade de realizar atividades sem preocupar-se com barreiras impeditivas. Esta disciplina esta diretamente ligada em como as pessoas devem agir dentro das organizações para expandir sua capacidade pessoa e aumentar sua produtividade.

Já na segunda disciplina o autor discorre sobre os modelos mentais, onde o autor defende que os modelos mentais devem ser trabalhados primeiramente com os principais tomadores de decisões da organização. Os modelos mentais influenciam em como as pessoas enxergam uma mesma coisa, ou uma mesma situação, pois muitas vezes haverão percepções diferentes sobre o que é analisado e para isso é importante que o colaborador tenha em mente e estejam alinhados em qual o modelo seguido pela empresa.

Com a visão compartilhada, terceira disciplina apresentada pelo autor, refere-se a visão e objetivos em comum entre a empresa e os próprios colaboradores, onde a empresa abre espaço para o diálogo com seus colaboradores deixando-os expor seus sonhos e desejos, fazendo com que de modo geral os colaboradores enxerguem a empresa como deles mesmos.

Na quarta disciplina, conhecida por aprendizagem em equipe, o autor conceitua a aprendizagem em equipe como o processo de alinhamento e desenvolvimento da capacidade da equipe criar os resultados que seus próprios membros almejam. Refere-se de modo geral que todos dentro da organização devem deixar de pensar individualmente e trabalhar de forma individual, e em contrapartida, devem pensar no conjunto colaborativo da equipe.

Por fim, a quinta disciplina refere-se ao pensamento sistêmico, onde Senge defende que esta disciplina permite que nós consigamos analisar e compreender a organização como um conjunto de elementos conectados resultando em um “todo” organizado. Mostrando que é um entendimento completo onde tudo está interligado e associado, funcionando como em uma rede conectando pontos de maneira sistêmica, defendendo a afirmação de que as organizações não é um modelo isolado, mas sim diferentes sistemas integrados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (81.6 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com