TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Petrobras

Por:   •  4/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  578 Palavras (3 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 3

PETROBRAS

A administração da Petrobras aprovou, em 25 de fevereiro de 2014, o Plano de investimento para 2030, verificamos que o ambiente de negócios no mundo, com destaque para as consequências da crise econômica mundial de 2008, da revolução da produção “não convencional” de gás e de óleo nos EUA, além das mudanças do marco regulatório brasileiro, com a criação dos regimes de Cessão Onerosa e Partilha, a Petrobras fez as suas Grandes Escolhas, que vão orientar os negócios da empresa no horizonte do Plano.

O caminho até 2030 será bem longo conforme a pesquisa feita, porque os tempos de implementação de projetos comuns à indústria de petróleo desde as decisões em participar dos leilões, e a produção do primeiro óleo dos megaprojetos são de pelo menos 7 anos, entende-se que até 2030 apenas dois ciclos de projetos de Exploração da Produção de petróleo vão concluir.

A Capacidade de Refino da Petrobras está planejada para se expandir de forma alinhada ao potencial do crescimento no mercado brasileiro de derivados.

Hoje tivemos conhecimento de uma crise na Petrobrás que se aplica mais com descumprimento de regras de mercado. As noticias, dizem que a Petrobras acumula perdas grandes e denuncias de corrupção que acabou atrasando o balanço patrimonial, um fato que nunca tinha acontecido.

As denuncias de corrupção ganham repercussão e causam impacto negativo nos investidores dos Estados Unidos. Os problemas descobertos pela “Operação Lava Jato”, da policia federal estão afetando a decisão de aplicar em papéis não só da petroleira, mas também de outras empresas brasileiras, principalmente estatais. Segundo Broadcast, serviço em tempo real da Agencia Estado, os investidores estrangeiros que aplicam ou aplicavam nos papeis da Petrobras listados na bolsa de valores de Nova York alguns resolveram vender as ações temendo que as coisas piorem ainda mais, outros decidiram manter as ações com a esperança de que os preços se recuperem no decorrer das investigações.

Esse escândalo da Petrobras causou um impacto negativo para o Brasil e investidores estrangeiros que aplicavam em empresas brasileiras estão receosos, a repercussão que o caso vem ganhando internacionalmente ajuda a aumentar a preocupação com a Petrobras, em particular, e com o Brasil, no geral.

Alem do dinheiro desviado no esquema denunciado pela operação lava jato, a sangria nos cofres da Petrobras pode ficar ainda maior se o governo americano constatar que a companhia brasileira violou leis americanas de combate a corrupção. Como a petrolífera brasileira tem ações listadas na bolsa de nova York esta subordinada automaticamente à legislação dos Estados Unidos podendo ser condenada e pagar uma multa bilionária. O órgão regulador do mercado de capitais nos Estado Unidos busca algum tipo de comprovante que envolva funcionário ou representante da Petrobras no recebimento de propina para manter privilégios comerciais, não existe um limite estabelecido para o valor da punição, mas a lei anticorrupção americana (Foreign Corrupt Practices Act) tratando de penalidade aplicada chegou a bilhões em situações parecidas.

Existe também outra investigação envolvendo a Petrobras e esta se passa na Holanda. Após nove meses das primeiras denuncias, a holandesa SBM Offshore fechou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (45.2 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com