TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ESTRATÉGIA DE DIVERSIFICAÇÃO DA PETROBRÁS

Trabalho Escolar: A ESTRATÉGIA DE DIVERSIFICAÇÃO DA PETROBRÁS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2013  •  249 Palavras (1 Páginas)  •  669 Visualizações

Ao longo do século XX a diversificação estratégica e a inovação se tornaram a principal fonte de crescimento das grandes empresas. A diversificação busca garantir novos horizontes de crescimento para as empresas, especialmente quando seu mercado original se encontra saturado. Ademais, a diversificação reduz a vulnerabilidade da empresa às oscilações de seu mercado original, o que aumenta a sua segurança financeira.

No entanto, a diversificação gera riscos, especialmente quando a empresa se expande para novos produtos ou regiões sem possuir a competência necessária para atuar nestas novas frentes. Com o intuito de reduzir estes riscos, as empresas buscam novos produtos ou mercados regionais próximos de seu foco inicial, o que permite aproveitar os recursos e competências já existentes na empresa.

A estratégia de diversificação da Petrobrás se propõe a aproveitar os recursos e conhecimentos presentes na empresa para ampliar sua participação global. Esta estratégia se realiza em três frentes:

• Diversificação internacional: a Petrobrás realiza um esforço de ampliação de sua participação global, especialmente na América Latina.

• Diversificação de produtos: a Petrobrás vem ampliando seu portfólio de produtos, investindo em Biocombustíveis, Gás Natural e Energia Elétrica.

• Aumento das exportações de petróleo: a Petrobrás está investindo do pré-sal para se tornar uma das maiores empresas exportadoras de petróleo no mundo.

Supondo que seu grupo é responsável por elaborar as estratégias da Petrobrás, responda os problemas abaixo:

PROBLEMAS

1) A Petrobrás deve ampliar sua participação em Biocombustíveis, Gás Natural e geração de Energia Elétrica? Justifique.

2) A Petrobrás deve ampliar sua participação nas exportações mundiais de petróleo, através de investimentos no Pré-Sal? Justifique.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com