TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Petrobras

Por:   •  15/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 2

Reportagem

Folha de São Paulo – 20/02/2015

Posicionamento da Presidente Dilma Rouseff.

A presidente Dilma Rouseff no dia 20 de fevereiro de 2015 se pronunciou sobre o escândalo de corrupção envolvendo a Petrobras e disse que se a estatal tivesse sido investigada na década de 1990 em que o partido do PSDB governava o país, os desvios hoje teriam sido estancados e não estariam nessa situação hoje, lembrando que esse esquema hoje é o maior que existiu na história.

O pensamento de nossa presidente para essa situação que hoje vive a estatal, é que se na época de 1997 / 1998 tivessem naquele momento punido os infratores, a Petrobras hoje não teria funcionários com mais de 20 anos na empresa participando desse acontecimento de receber propina (citando o gerente executivo de engenharia Paulo Barusco que começou espontaneamente a receber propina da empresa SBM Offshore em 1997). Disse também que se descobrissem isso antes, hoje a Petrobras não estaria como esta hoje, pois cortariam “o mal pela raiz”.

A presidente defendeu que as investigações não podem afetar a geração de emprego do país e renda e quem deveriam ser punidos por isso não é o país e sim os empresários que resolveram participar desse esquema. Defendeu a atuação dos órgãos públicos no caso, como a policia federal e o ministério publico.

Falando da situação atual da Petrobras, no dia 25/02/2015 as ações sofreram uma forte queda depois de um anúncio de rebaixamento da nota da empresa por uma agencia de classificação de risco internacional. Hoje com essa crise, a Petrobras suspendeu alguns pagamentos de fornecedores e com essa situação pode puxar para baixo o crescimento da economia do Brasil nesse ano.

Com essa perda de grau de investimento, pode trazer dois problemas: dificuldade de acesso ao crédito no mercado internacional e pagamento de juros mais altos quando tomar empréstimos. A Petrobrás nesse ano suspendeu negócios com 23 empresas fornecedoras denunciadas na operação Lava Jato, com essa medida está ocasionando demissões no setor de petróleo e gás em todo país além de gerar uma cadeia de inadimplência com as empresas cortando pagamento de seus funcionários. O rebaixamento da Petrobras pela Moody’s (agência de classificação de risco) foi considerado o maior em termos de montante de dívida envolvida nos últimos 10 anos.

A Petrobras divulgou uma nota comentando alguns pontos criticados pela Moody’s com o atraso na publicação dos balanços financeiros e diz estar trabalhando para garantir o mais breve possível uma divulgação transparente e com confiabilidade de seus resultados de 2014.

  Fonte: http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2015/02/acoes-da-petrobras-sofreram-forte-queda-apos-anuncio-de-rebaixamento.html

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (48 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com