TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pim I Gestão Comercial

Por:   •  4/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.985 Palavras (8 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 8

UNIP- UNIVERSIDADE PAULISTA

POLO APARECIDA DE GOIÂNIA

SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL – 1° PERÍODO

CASSIO LUCIO PEREIRA RA: 1916870

EMPRESA MEGATECK SOLUÇÕES INDUSTRIAIS

PIM I

APARECIDA DE GOIÂNIA

2019

UNIP- UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL – 1° PERÍODO

CASSIO LUCIO PEREIRA

RA: 1916870

EMPRESA MEGATECK SOLUÇÕES INDUSTRIAIS

PIM I

PIM – Projeto Integrador Multidisciplinar apresentado à UNIP – Universidade Paulista, no curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial, Primeiro semestre

APARECIDA DE GOIÂNIA

2019

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo analisar e ressaltar as características do processo funcional da empresa Megateck Soluções Industriais. A referente pesquisa foi desenvolvida a partir das teorias apresentadas nas disciplinas de Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial e Técnicas de Informática com intuito de descobrir possíveis erros e apresentar posteriores soluções adequadas.

A empresa atua na manutenção industrial e venda de suprimentos na área de vapor, busca estar sempre de maneira competitiva em relação ao mercado. Estabelece um padrão de trabalho que mostra a influência predominante das teorias de abordagens administrativas na organização do trabalho no setor industrial e especialmente na área de manutenção, demonstrando a  predominância do modelo científico de Taylor dentro organização do trabalho e de duas teorias administrativas, a clássica e a burocrática.

A Megateck Comércio e Serviços LTDA possui foco nos resultados, maior produtividade com menor custo, especialização dos colaboradores e boas relações, porém a demanda de serviço é muito grande pelo quadro reduzido de colaboradores que se encontra hoje, lembrando ainda ter capacidade de melhorar a comunicação através dos celulares corporativos que são restritos somente a alguns cargos de liderança.  

A pesquisa é de fundamental importância, pois a partir dela pode-se conhecer um pouco mais do processo analisado, além de aplicar as teorias estudadas sendo complementadas pela prática das atividades. Podendo assim ampliar o campo de conhecimento e contribuir de maneira significativa nos resultados. De acordo com Mota (1995) através de modelos de diagnóstico, intervenção e de mudanças envolvendo modificações estruturais ao lado de modificações comportamentais se pode alcançar uma empresa com melhor eficiência e eficácia.

1. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

 1.1 Dados do empreendimento

A Megateck foi criada em janeiro de 2010 pelos empresários: Alan Aguiar, Diorande Junior e José Mário, com a intenção de fornecer soluções em economia energética, transferência de calor e termodinâmica na região Centro-Oeste. Devido às necessidades locais a Megateck começou a trabalhar com acessórios para linhas de vapor e peças de reposição para os produtos em que fornecia, além de mão de obra qualificada para execução das manutenções nos equipamentos. Atualmente a Megateck atende diversos ramos de indústrias como Frigoríficos, Minerações, Usinas de Álcool e Açúcar, Laticínios, Indústrias Químicas e Alimentícias em geral, possui sede em Goiânia- GO, sendo uma empresa de pequeno porte faturamento médio de 4,5 milhões/ano com atualmente 18 funcionários. Para fornecer as melhores soluções no mercado industrial a Megateck se aliou aos melhores fabricantes mundiais tornando-se distribuição autorizada das marcas Alfa Laval e Richard Klinger e representação das marcas Icave e Spirax Sarco.

 1.2 Dados dos Dirigentes  

A empresa é composta pelos seguintes dirigentes: Alan Aguiar, formado em Administração, ocupa a função de Diretor Administrativo, estando responsável por toda parte administrativa e fiscal. Diorande Junior, Técnico Mecânico, ocupa a função de Diretor Comercial, estando sobre sua responsabilidade toda área comercial. José Mário, bacharel em Engenharia de Controle e Automação, ocupa a função de Diretor Técnico, estando sobre sua responsabilidade toda área técnica da empresa.

 1.3 Descrição do Negócio

Tem-se por principal característica a área técnica que exige conhecimentos de manutenção, termodinâmica, materiais, processos de usinagem e etc. Para a execução de tais serviços tem como referência guias dos fabricantes informando do funcionamento, treinamentos internos e externos com empresas parceiras de inspeção e manutenção dos equipamentos. Também se utiliza procedimentos internos como normas da empresa para o bom andamento das manutenções. Tais fabricantes como: Alfa Laval, Spirax Sarco, Icave e Klinger. Pelo que é representado pela Megateck.

 1.4 Visão

Visão para 2019 é “Ser reconhecida nacionalmente como empresa referência em soluções de economia energética e otimização de processos.

 1.5 Missão

Acompanhando as tendências do mercado, a Megateck tem a Missão de “Prover soluções inteligentes para agregar valor aos produtos e serviços dos nossos clientes”.

 1.6 Valores

A empresa tem como valores principais a honestidade, comunicação, o respeito à pessoa, ambiente de trabalho, a dedicação, a responsabilidade e o foco nos resultados

1.7 Abordagem Científica

        A Teoria da Administração Científica iniciada por Frederick W. Taylor (1856 – 1915) fundamenta-se na aplicação de métodos da ciência positiva, racional e metódica aos problemas administrativos, a fim de alcançar a máxima produtividade (MOTA, 1995). Para o aumento da produtividade a Megateck propôs métodos e sistemas de racionalização do trabalho e disciplina do conhecimento operário colocando-o sob comando da gerência; a seleção rigorosa dos mais aptos para realizar as tarefas; a fragmentação e hierarquização do trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (272.3 Kb)   docx (149 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com