TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pim III Unip

Por:   •  29/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.393 Palavras (22 Páginas)  •  618 Visualizações

Página 1 de 22

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

UNIP INTERATIVA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM III

 GERENCIAMENTO DE PESSOAS

ESTATÍSTICA E

CONTABILIDADE

Ano: 2015


ÍNDICE

RESUMO        

Introdução        

Capítulo I – Gerenciamento de Pessoas        

1.1 Conceito        

1.2 Motivação: necessidades humanas e teorias motivacionais        

1.3 Hezberg: teoria de higiene        

1.4 McClelland: teoria das necessidades adquiridas        

1.5 McGregor: teoria da participação        

1.6 Vroom: teoria da expectativa        

1.7 Stacy Adams: teoria da equidade        

1.8 Edwin Locke: teoria do estabelecimento de objetivos        

1.9 Teoria do reforço        

1.1.1Ciclo motivacional        

1.1.2.Barreiras para a motivação        

Capítulo II - Estatística        

2.0 O termo estatística        

2.1 Definição        

2.2 População e amostra        

2.3 Estatística descritiva        

2.4 Estatística indutiva        

2.5 Principais fases do método estatístico        

2.6 Dados estatísticos        

2.7 Dados brutos e rol        

Capítulo III - Contabilidade        

3.0 Origem e evolução da contabilidade de recursos humanos        

Considerações Finais        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        


RESUMO

Este trabalho objetiva estudar o gerenciamento de pessoas, a contabilidade e a estatística aplicada em conteúdo e na pratica, dentro das empresas. Tudo esta interligado de certa forma e é parte integrante das organizações à importância de estudar esses temas nos permite compreender e interpretar de forma mais precisa e objetiva as situações internas da empresa perante a sociedade.

Uma das disciplinas de grande relevância no mundo corporativo é a Gestão de Pessoas ou Gerenciamento de Pessoas, pois permite compreender os aspectos conceituais e práticos da gestão dentro das organizações. O gerenciamento de pessoal esta diretamente ligado às politicas da empresa e sofre influencia da cultura e do meio externo em que esta inserida.

A Contabilidade é à ciência social da contabilidade que da acesso a parte financeira e contábil de uma empresa, com conceitos contábeis, métodos, procedimento e princípios contábeis, com método das partidas dobradas, demonstrativos contábeis e a estrutura legal conforme a legislação brasileira.

A Estatística esta presente no dia-a-dia das pessoas mesmo que não a percebamos, pois ela nos permite interpretar e distinguir as limitações e vantagens como o do uso de amostras, assim como os métodos para sua obtenção ; descrever e interpretar dados por meio de figuras, tabelas e gráficos, estimativas pontuais e variabilidade; calcular intervalo de confiança da proporção e media , assim como identificar sua aplicação; coletar e interpretar dados de forma sistematizada e imprimir credibilidade e analises quantitativas dos fenômenos de realidade investigada.

Palavras-chave: gerenciamento, contabilidade, estatística, organização.

Introdução

Gerenciamento de Pessoas, Gestão de Pessoas, Administração de Recursos Humanos, Desenvolvimento Humano, Gestão do Capital Humano e Relação Humana, são algumas das terminologias utilizadas para definir a área que foca a relação entre as pessoas e a organização. Claro que todos os ambientes da organização encontraremos essa relação, entretanto, a área de Gerenciamento de Pessoas é o seguimento organizacional especializado em tornar essa relação mais produtiva, eficiente e graficamente para todos os envolvidos.

Desde a Antiguidade, a estatística faz parte da vida das pessoas mesmo que de forma indireta, mas o certo é que essa ciência esta presente na vida das pessoas o tempo todo. Quando abrimos um jornal, por exemplo, lá esta uma serie de gráficos e tabelas que nos auxiliam no entendimento de determinado tema, ou quando lemos uma reportagem que traz como tema a probabilidade de o mercado financeiro fechar em alta ou em baixa, ou, ainda, virando a pagina desse mesmo jornal, temos a manchete divulgando os dados do Censo 2010.

A contabilidade é a ciência que estuda a pratica as funções de orientação, controle e registro relativas à administração econômica. Na sua condição de ciência social, cujo objetivo é o patrimônio, busca por meio da compreensão, da quantificação, do registro, da classificação, do registro, da eventual sumarização, da analise e do relato das mutações sofridas pelo patrimônio da entidade particularizada, a geração de informações quantitativas e qualitativas sobre ela, expressas tanto em termos físicos quanto monetário.

 


Capítulo I – Gerenciamento de Pessoas

1.1 Conceito

O conceito de gestão de pessoas ou administração de recursos humanos é uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas, com o objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano nas organizações.

A Gestão de Pessoas ocorre através da participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento de funcionários de uma empresa, e a área tem a função de humanizar as empresas. Muitas vezes, a gestão de pessoas é confundida com o setor de Recursos Humanos, porém RH é a técnica e os mecanismos que o profissional utiliza e gestão de pessoas tem como objetivo a valorização dos profissionais. Em uma empresa, a gestão de pessoas deve ser feita pelos gestores e diretores, porque é uma área que requer capacidade de liderança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.9 Kb)   pdf (398.2 Kb)   docx (135.7 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com