TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planeamento Estratégico do SUPERMERCADO ALJEF, LDA

Por:   •  20/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.020 Palavras (13 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 13

Planeamento Estratégico do SUPERMERCADO ALJEF, LDA

Apresentação

A cada dia se descobre uma nova tendência de mercado, hoje as empresas que querem se manter actualizadas procura cada vez mais se informar e se localizar dentro do mercado, para que sempre estejam informadas de mudanças e novas tendências. Cabe a cada organização sempre que lançar um novo produto, acompanhar rigorosamente seu mercado, podendo assim tentar manipular a vida útil e o desempenho de seu produto e serviço.

Inicialmente daremos a conhecer a nossa empresa, mostraremos os pressupostos de directrizes estratégicas, depois uma breve descrição da empresa, o objectivo do planeamento e análise do ambiente externo e interno com formulação de uma missão e visão adequada para o enquadramento de questões estratégicas apresentando uma conceituação de cada elemento, avaliando os problemas e as possíveis alternativas a serem adoptadas para enfrentá-los, viabilizando as decisões nele contidas e assegurar a continuidade administrativa indisponível, para que sejam atingidos os objectivos maiores.

A nossa chamar-se-á SUPERMERCADO ALJEF, LDA sita no bairro de Molutane numero 8089, cuja principal actividade prestação de serviço, comércio em retalho. Ela será composta por 10 funcionários e alem disso pretendemos ser uma das pioneiras do mercado local, representando assim uma das empresas mais fortes e reconhecidas por seus clientes de toda à região. Pretendemos também, prezar o conforto dos nossos clientes, juntamente com bons preços, qualidades de serviços e formas de pagamentos justas a população daquela região. O supermercado ALJEF LDA, venderá artigos para cozinha, limpeza, cosméticos, artigos para o lar, para além do essencial como: alimentos, bebidas alcoólicas e demais produtos de consumo.

Enfatizaremos os aspectos estratégicos, pressupostos e objectivos de realização. Além de ressaltar o modelo de gestão, controle interno, ambiente interno e externo relacionado com os clientes colaboradores.

Pressupostos de plano

 O plano de directrizes estratégicas da empresa SUPERMERCADO ALJEF,LDA baseia-se nos pressupostos abaixo citados:

Planeamento Participativo

A empresa unirá equipe contendo 4 supervisores para montagem de um planeamento estratégico que trará benefícios, integrando, comunicando, trocando informações, experiências e ideias na construção de acordo entre as partes envolvidas, na tomada de decisão e na gestão das acções planeadas.

Gestão compartilhada

A partir desta união e construção das referências e necessidades, a equipe será dividida para em andamento no planeamento em partes, ou seja, para cada membro um sector para ser estudado e avaliado de acordo com suas necessidades, analisado por sector.

Gestão de médio e longo prazo

Todo o planeamento é um processo de pensamento onde serão analisadas as decisões futuras, o plano global exige que as necessidades estabelecidas pela equipe sejam convertidas em actividade e outras funções principais. Portanto, requer um prazo médio ou longo para o alcance das metas e objectivo.

Compromisso e Engajamento Responsável  

Cada membro será responsável e comprometido com o processo para que se crie uma sinergia entre todos participantes da organização, tendo o seu interesse e desafio em tornar o sector ao foi entregue, um conjunto de análises e avaliações aos quais estudos implementados serão um desafio para a empresa.

Flexibilidade  

A forma na qual a empresa está disposta para seguir em frente e aceitar o planeamento proposto, adaptando-se às circunstâncias, estando de acordo e tendo mobilidade para adequar-se com estratégia que será desenvolvida, haja vista que o ambiente externo principalmente, é incontrolável.

Planeamento harmonizado e complementar

Relacionamento da interdependência e intercomplentação com as metas propostas na organização, para com cada sector avaliado, inter- relacionando as partes separadas em conjunto só para que o plano flua, integrando e harmonizando as estratégias pretendidas.

Estabelecimento de novos paradigmas

O processo participativo de elaboração e implementação favorece aos participantes percebem a necessidade de nova postura e novos valores, com definição clara dos usuários, como: clientes, e dos resultados esperados, rompendo conceitos e definindo novas de trabalho.

Áreas de actuação

Varejista e Atacadista (produtos alimentícios, bebidas alcoólicas, produtos de limpeza em geral e artigos para o lar).

Conteúdo do plano

O plano de directrizes das estratégicas do SUPERMERCADO ALJEF, LDA é composto de missão; visão de futuro; 04 questões estratégicas – QE e 14 acções.

Construção das premissas

O SUPERMERCADO ALJEF, LDA tem sua finalidade definida formalmente, porém os princípios e o modo de cumpri-la variam de acordo com a conjuntura e o elemento humano envolvido.

Com o objectivo de estabelecer a missão do supermercado, plenário relacionou os objectivos permanentes e alguns princípios de gestão assumidos pela Empresa.

             Conceituação Genérica

  Conceito Aplicado à Empresa

 Objectivos Permanentes

São os propósitos essenciais e vitais que cada empresa deve ter para manter o seu posicionamento no mercado.

Manter a nossa empresa sempre como potencial de referências aos nossos clientes como também aos nossos concorrentes, de maneira a buscar sempre o crescimento .

       PRINCÍPIOS DE GESTÃO

1. Ética e Cidadania;

2. A qualidade vista como mais importante do que o preço;

3. Inter-relacionamento entre funcionários e donos;

4. Competência interpessoal;

5. Fidelidade ao cliente;

6. Motivação ao colaborador.

São entendimentos e expectativas que descrevem como os profissionais da organização se comportam e sobre os quais todas as relações organizacionais estão baseadas.

                                                              MISSÃO

Declaração de propósitos ampla e douradora que individualiza e distingue a razão de ser, razão de existir da empresa no seu negócio, os negócios e os critérios fundamentais de desempenho da empresa.

Determina aonde a organização quer chegar, devendo ser clara e especifica, de modo que se possa decidir a respeito das actividades a serem priorizadas.

O SUPERMERCADO ALJEF,LDA busca satisfazer o cliente com produtos e serviços de qualidade a custos baixos através da melhoria continua bem como firmar e expandir a credibilidade da empresa junto aos consumidores.

 

                                      MONITORAÇÃO DO AMBIENTE

Análise e conhecimento de um conjunto de aspectos fundamentados em informações colectadas que, dentro de determinadas condições, influenciam o desempenho das actividades exercidas pela empresa, onde estas devem fazer revisões periódicas, monitoração de suas estratégias de produtos versus mercados e outras actividades dentro de um processo contínuo de identificação das ameaças e oportunidades externas, bem como a análise do seu ambiente interno.

   

                                     ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO

Análise de mudanças no macro ambiente e micro ambiente de marketing, podendo criar variáveis externas e não controláveis para os negócios, permitindo antecipação às mudanças. Portanto, as empresas devem procurar aproveitar as oportunidades, bem como procurar amortecer ou absorver as ameaças, ou ainda, se adaptar a elas.

 

             OPORTUNIDADES

Quando a empresa pode lucrar ao atender as necessidades dos consumidores de um determinado segmento. Aspectos positivos do ambiente que envolvem organização criando condições favoráveis para a empresa, desde que a mesma tenha condições e/ou interesse de usufruí-las, de modo que estes estejam relacionados com a missão da empresa estabelecida no inicio do negócio.  

  • Aquisição de concorrentes menores;
  • Campanhas promocional;
  • Ampliação do ambiente;
  • Nível de renda da população;
  • Parceria governamental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (167.2 Kb)   docx (25.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com