TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Estratégico de Marketing: Centro Oftalmológico Oculistas

Por:   •  6/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.875 Palavras (24 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 24

[pic 1]

Graduação Administração de Empresas

Administração de Marketing

Planejamento Estratégico de Marketing:

Centro Oftalmológico Oculistas

Associados

NOME DOS ESTUDANTES:

ALAN T. AVELINO

BRUNO M. CASSUCE

FERNANDA A. LIMA

KERLLEY COLETRO

REGILENE R. N. DE LIMA

    ORIENTADOR: PROFº. MSc IGOR GOMES DA SILVA

Brasília – DF

2015.


 

 

 

 

 

 

 

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING

CENTRO OFTALMOLÓGICO OCULISTAS ASSOCIADOS

Atividade Prática Avaliativa apresentada à disciplina Administração de Marketing do Curso Superior  em Administração de Empresas da Universidade Católica de Brasília.

 

Orientador: Prof MSc Igor Gomes da Silva

Brasília - DF

2015

 

 

 

 

 

 

 

 

SUMÁRIO

Table of Contents

SUMÁRIO        

SUMÁRIO EXECUTIVO        

INTRODUÇÃO.        

1. DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS E METAS DO PLANO DE MARKETING.        

2 ANÁLISE DO AMBIENTE.        

2.1. ANÁLISE SWOT.        

2.2.  ESTUDO DAS TENDÊNCIAS DE MERCADO E PRINCIPAIS CONCORRENTES.        

3 SEGMENTAÇÃO DE MERCADO.        

3.1 PERFIL DO PÚBLICO-ALVO.        

3.2 PLANEJAMENTO DAS AÇÕES DE GERENCIAMENTO DOS CLIENTES.        

4 DEFINIÇÃO DOS DIFERENCIAIS.        

5 DEFINIÇÃO DO POSICIONAMENTO DE MERCADO.        

6 CRIAÇÃO DO BRAND EQUITY - DEFINIÇÃO DA MARCA.        

7 DEFINIÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING -  COMPOSTO MERCADOLÓGICO.        

7.1 PRODUTO.        

7.2 PREÇO.        

7.3 PRAÇA.        

7.4 PROMOÇÃO.        

8.  IMPLEMENTAÇÃO.        

9. AVALIAÇÃO E CONTROLE.        

CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES.        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.        

APÊNDICES.        

ANEXOS.        

4 DEFINIÇÃO DOS DIFERENCIAIS        

7.4.1 WEBSITE CORPORATIVO        

7.4.2 REDE SOCIAL (FACEBOOK)        

7.4.4 OUTDOOR        

7.4.5 APLICATIVO        

 SUMÁRIO EXECUTIVO

Este plano de marketing foi desenvolvido com objetivo de elencar os principais elementos do marketing capaz de levar o centro oftalmológico oculistas associados de Brasília a alcançar vantagem competitiva e expandir seus negócios. Este documento foi elaborado após minucioso estudo sistemático do mercado o que tornou possível identificar oportunidades e ameaças, definir os segmentos onde deverão concentrar esforços, a gestão adequada dos instrumentos que o marketing dispõe e o gerenciamento do retorno das informações o que permitirá a empresa manter contato direto com a sua realidade e por fim as recomendações à administração com o propósito de avaliar e conhecer as metas a serem seguidas para que se torne viável e acima de tudo satisfatória a implantação destas ações.

Nossa análise revelou que o segmento de atuação no qual a clínica está inserida está sempre em expansão, tendo em vista que cuidar da saúde dos olhos são necessidades primárias que não devem ser negligenciadas. Portanto o nosso objetivo neste plano de marketing é transformar essa necessidade em uma experiência única para o paciente para que ele compreenda a importância da saúde ocular e sua visita ao oftalmologista possa abranger mais que a necessidade de cura, mas de prevenção. Por isso, nossas estratégias abrangem o marketing de relacionamento para que torne possível um contato mais próximo com nosso público alvo com o intuito  de conhecer as necessidades do paciente, ganhar confiança e credibilidade afim de que as sugestões de tratamento possam ser acatadas e a consulta ao oftalmologista obedeça rigorosamente a necessidade do paciente afim de promover a saúde ocular e gerar fidelização por parte deste cliente. Portanto, será um processo contínuo de cativar, satisfazer e fidelizar estes clientes, as ações de marketing deverão estar voltadas para as necessidades do paciente transformando cada consulta numa experiência única e satisfatória. É importante salientar que estas ações implicarão na mudança da cultura da empresa, portanto toda equipe que trabalha na organização e tem contato com este paciente deverá estar completamente envolvida nessas ações, sabendo que a conquista do paciente começa no primeiro atendimento e não deve regredir jamais. Este deverá sentir-se confiante todas as vezes que precisar entrar em contato com a organização, ainda que seja para atender a uma demanda conflitante, pois esta poderá ser uma grande oportunidade para surpreender o cliente, portanto o marketing de relacionamento preza primordialmente em gerar aproximação com seu público alvo para que possa superar suas expectativas.

INTRODUÇÃO.

 O Centro Oftalmológico Oculistas Associados de Brasília atua no segmento oftalmológico desde 1997 e está localizado em área nobre de Brasília. Destaca-se pela competência, profissionalismo e conhecimento técnico-científico de sua equipe, pelo constante aperfeiçoamento tecnológico e pela excelência no atendimento aos seus pacientes e colaboradores.

Está inserida num dos mercados de maior potencia, considerado um dos principais responsáveis pelo crescimento econômico do Brasil, o setor de serviços concentra mais de 75% dos empregos formais no país e 68,5% do Produto Interno Bruto, “de acordo com o IBGE. Em termos de países desenvolvidos, o indicador sobe: chega a 80% do PIB. A área é tão imprescindível que nem mesmo as dificuldades financeiras dos últimos tempos sacudiram suas bases – a queda nas exportações brasileiras de serviços durante a crise, aliás, foi menor do que a de bens. Essa matriz econômica, tradicionalmente conhecida por setor terciário – termo em pouco uso atualmente – se traduz em amplitude: da manutenção da conta bancária ao ensino em sala de aula, tudo é prestação de serviço ora voltado às empresas, ora aos consumidores finais. Por essa característica de abrangência, a categoria é uma área de muitas áreas, portanto, sinônimo de oportunidade. Parte deste crescimento acelerado tem uma explicação e se deve ao desenvolvimento de tecnologias de comunicação que permitem a pesquisa de mercado e a realização de procedimentos que agregam valores ao negócio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.5 Kb)   pdf (867.4 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com