TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento e Controle da Produção - (PCP)

Artigo: Planejamento e Controle da Produção - (PCP). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  Artigo  •  501 Palavras (3 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 3

Sumário

Introdução 1

Nível estratégico 2

Nível tático 2

Nível Operacional 2

Quadro comparativo 3

Conclusões finais 4

Referências..........................................................................................................5

INTRODUÇÃO

Neste trabalho estão as informações básicas de “Planejamento e Controle da Produção - (PCP)”, onde mostrará como criar e desenvolver um PCP, para que diminua as incertezas, visando a qualidade, eficiência e eficácia de seu produto/serviço.

1

TRÊS NÍVEIS HIERÁRQUICOS DAS ATIVIDADES DO PCP

NÍVEL ESTRATÉGICO: Planejamento estratégico ou planejamento institucional é dado pela administração empresarial, onde iniciam planejamentos, estratégias, métodos decisivos na gestão da organização, aqui os três níveis tanto o estratégico, tático e operacional se inter-relacionam.

Suas principais características estão embasadas a um tratamento de longo prazo e, a uma definição organizacional como ambiente único, ou seja, todos os departamentos trabalhando numa premissa única, o produto final.

NÍVEL TÁTICO: Este nível está atrelado à ideia de ligação entre o plano estratégico e os planos operacionais, porém, com um olhar mais clínico nas tentativas de reduzir as incertezas, as mesmas trazidas pelo planejamento estratégico definido anteriormente. Nessa escala suas principais atividades são projetos num futuro próximo, ou seja, a médio prazo.

Relacionado a isto, às ações e as atividades cotidianas da empresa, se relacionam num controle minucioso das operações, esse nível também tem dimensões voltadas à fabricação contínua e a tomada de decisão mais precisa.

NÍVEL OPERACIONAL: Este nível é relação a curto prazo na produção da empresa, ou seja, o planejamento funcional onde direciona totalmente na redução de tempo, na maximização de resultados, e na eficiência, sem perdas e prejuízos. Nessa etapa, o mesmo fica responsável ao alcance das fabricações pré-estabelecidas, da quantidade a fazer, e de como fazer. A Principal característica é todos os possíveis planos para a execução em menor tempo atrás do objetivo definido.

2

QUADRO COMPARATIVO.

Níveis Hierárquicos das Atividades de Planejamento e Controle da Produção (PCP)

Nível Definição Atividade exercida Participação no processo Produtivo

Estratégico Nada mais é que a criação das ideias e como vão ser trabalhadas. Manter o plano estratégico, para que alcance o retorno planejado. Monitorar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com