TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento e Controle de produção

Seminário: Planejamento e Controle de produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  Seminário  •  968 Palavras (4 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 4

PCP- Planejamento e Controle de produção

Quando falamos de planejamento e controle de produção temos a ideia de que estamos tratando do mesmo assunto, quando na verdade trata-se de assuntos diferentes. Planejar significa ter uma ideia do que se pretende que aconteça em um determinado futuro, aonde esse plano não garante que a ação desejada aconteça, ai que entra o controle que o processo que lida com as variações, de acontecer ou não acontecer, e que controla para que aconteça o favorável. Planejamento e controle é o processo de conciliar demanda e fornecimento.

O planejamento e controle são importantes quando se fala de organização produtiva, contando que qualquer operação requer um plano, e assim um controle para que a mesma seja realizada com êxito.

Logo quando falamos de planejar e controlar falou então na garantia que os recursos produtivos estejam disponíveis no momento e no nível de qualidade adequado.

A principio o objetivo do planejamento e controle da produção é garantir que a produção ocorra de forma eficaz. O controle envolve também a avaliação do desempenho dos funcionários já que os mesmos estão ligados ao resultado da produção ajudando assim a aplicar medidas corretivas quando necessário. Quando estamos falando referente a qualidade o objetivo do planejamento e controle é obtê-la e mantê-la, onde são importantes pois é o que leva a empresa a ter melhoramentos contínuos.

Usando o Planejamento e controle de produção os resultados positivos são refletidos de forma clara na empresa, tais como altos índices de produtividade e qualidade, menor índice de falhas e erros, custo menor de produção, facilidade em atingir metas e objetivos, decisões mais acertadas, melhor gerenciamento dos recursos, contudo e mais importante maior satisfação do cliente. Em resumo podemos dizer que o planejamento e controle de produção fazem com a empresa produza com maior rapidez e menor custo obtendo assim maior lucratividade, onde a mesa estará produzindo em perfeição.

O planejamento e controle de produção são utilizados em todo o processo de produção antes e após o mesmo ser concluído, isso porque todas as etapas do processo produtivo demandam planejamento e controle. Dentro do processo de panejar e controlar existem outros que também contribuem para um resultado positivo. São esses; Planejamento e controle da capacidade produtiva, de estoque, da cadeia de suprimentos, MRP, JIT, de projetos e por ultimo e não menos importante planejamento e controle de qualidade.

O planejamento e controle da capacidade como o nome já diz determina a capacidade produtiva e efetiva da operação, fazendo assim com que a mesma possa responder a demanda. O processo implica em medir a demanda e a capacidade da empresa, para assim identificar possibilidades para aumentar a capacidade e deixa-la adequada.

O Planejamento e controle de estoque são importantes para garantir que a produção não pare e que a demanda solicitada seja atendida, sabendo que toda a empresa precisa acumular recursos visto que a demanda sempre oscila. O planejamento e controle fazem com que a diferença de ritmo entre fornecimento e demanda de recursos materiais sejam compensadas, além de evitar o desperdício e os prejuízos econômicos, e principalmente as pausas desnecessárias na produção.

Cadeia de suprimentos é a ligação de todos os ramos da unidade produtiva, aonde fluem bens e serviços para dentro e fora da organização, o planejamento e controle da cadeia de suprimentos traz benefícios estratégicos como, velocidade, confiabilidade, flexibilidade, custos e qualidade. O planejamento e controle de suprimentos envolvem coordenação de fluxo de materiais e informações entre unidades produtivas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com