TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento urbano

Por:   •  14/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.267 Palavras (6 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 6

CENTRO UNIVERSITÁRIO TIRADENTES - UNIT

ARQUITETURA E URBANISMO

ANDRESSA COUTO;

BRUNA SIQUEIRA;

THAYNARA CAMPOS;

YASMIN RODRIGUES;

WYTAYNANDA LOPES

PLANEJAMENTO URBANO

Projeto de intervenção urbana

                           

Maceió

2016

ANDRESSA COUTO;

BRUNA SIQUEIRA;

THAYNARA CAMPOS;

YASMIN RODRIGUES;

WYTAYNANDA LOPES

PLANEJAMENTO URBANO

Projeto de intervenção urbana

[pic 1]

Maceió

2016

Introdução

   O Mirante de Santa Terezinha, localizado no Bairro do Farol, na cidade de Maceió, em Alagoas, tem local privilegiado por estar situado na área do centro da cidade. Com uma vista incrível e um panorama da orla lagunar e marítima, apresenta grande potencial turístico, pois além de sua localização é um lugar agradável, com sombra e ar fresco. No entanto, devido à sua total falta de infraestrutura e segurança o local não é utilizado e nem preservado pelos moradores.

   A região é circundada por vazios urbanos, o que a torna ociosa, dificultando o convívio local e até preocupando as pessoas que por ali precisam circular. O poder público também responsável pelo local, mas foi levado em consideração que a preservação é de responsabilidade de quem ali vive, ou seja, dos utilizadores da área.

   Visto isso, o projeto de intervenção para a região buscou soar como um incentivo à população para reutilizar os espaços e consequentemente, desenvolver um convívio social e integração entre as pessoas e o ambiente.

Objetivo

    Visando uma maneira prática e de utilização comum na intervenção urbana, o projeto traz como principais objetivos a reestruturação, requalificação e reabilitação funcional e simbólica do local escolhido. A intervenção é iniciada através de uma realidade preexistente, onde possui características e configurações específicas, consigo traz o objetivo de retomar, alterar e acrescentar novos usos, funções e propriedades, assim, promovendo a apropriação adequada da população no determinado espaço. A intervenção é planejada com o intuito de requalificação do espaço através das revitalizações.

Palavras chaves: Retomar, Alterar, Acrescentar, Promover, Utilizar, Requalificar, Revitalizar.

Caracterização

    O mirante de Santa Terezinha, atualmente se encontra bastante degradado no qual em seu diagnóstico contém mais pontos negativos do que positivos que se destacam, como:

  • Falta de infraestrutura;
  • Ausência de segurança;
  • Lixos nas calçadas;
  • Muros rachados ou pela metade;
  • Calçadas desreguladas;
  • Terrenos baldios;
  • Vazios urbanos;
  • Falta de acessibilidade;
  • Área ociosa;

   E os pontos positivos existentes, são:

  • Lugar arejado;
  • Grande vegetação;
  • Vista belíssima;
  • Grande potencial turístico;

Justificativa da área de intervenção

    A área possui uma vista excelente, um espaço bastante agradável, uma ligação com a natureza e ainda é próximo de vários pontos de grande fluxo, como faculdades, lanchonetes, cursinho e residências. Visto que a região pode se tornar um grande e excelente ponto turístico, foi elaborado um projeto para mudar o visual, transformando o uso do local.

    Em primeiro plano será necessário tornar a região acessível, reformar as calçadas, dispor banquinhos, implantar um bonde e incentivar os chamados food-trucks e mini-shoppings, para estimular a circulação de pessoas na área, seja moradores, frequentadores ou turistas.

Resultados esperados

    Com a implantação das propostas espera-se que a população possa desfrutar de todo o potencial que a área possui, que o projeto proposto satisfaça os moradores e frequentadores da área, melhorando a vida dessas pessoas. E que o projeto consiga englobar todos os aspectos que precisavam de melhoria, que este traga segurança, conforto e entretenimento, movimentando à área e tornando-a mais frequentada.

Apresentação e justificativa do projeto

    A partir do estudo da área de intervenção, no qual foram coletados diversos dados referentes aos aspectos que deveriam ser melhorados na área estudada, foi proposto um projeto de intervenção, baseando-se em entrevistas realizadas com moradores e frequentadores da localidade. Para o projeto de intervenção, foram destacados os principais focos de melhoria do espaço urbano do Mirante de Santa Terezinha, os quais incluem a segurança, a iluminação precária, a má utilização das áreas, a carência de estruturas de mobiliários urbanos adequadas para o uso e falta de equipamentos que o tornem atrativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (964 Kb)   docx (861.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com