TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Operacional

Trabalho Escolar: Planejamento Operacional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2013  •  1.875 Palavras (8 Páginas)  •  3.632 Visualizações

Página 1 de 8

A realidade dos blocos econômicos é algo irrefutável na atualidade. Com o termino da II Grande Guerra em 1945, a Europa já apontava a tendência á formação de blocos comerciais, como por exemplo, o BENELUX, bloco comercial formado pela Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo. A formação da União Europa foi uma consequencia lógica dessa tendência. Leias as frases abaixo e assinale a alternativa correta quanto a União Européia:

Alternativas:

A:

A União Européia foi oficializada no ano de 1992, através do Tratado de Versalhes.

B:

A moeda única do bloco europeu é o Euro, adotada por todos os componentes do bloco

C:

A moeda única do bloco europeu é o Euro, mas algumas nações não aderiram à sua adoção.

D:

União Européia ainda não possui políticas trabalhistas.

E:

Portugal e Espanha fazem parte do Mercado Comum Europeu, mas não da União Européia.

Resposta do aluno: C

Justificativa(s) do aluno:

• 1: A União Européia (UE) foi oficializada no ano de 1992, através do Tratado de Maastricht. Este bloco possui uma moeda única que é o EURO.

No ano de 1995, foi instalada a zona de livre comércio entre os países membros. A partir deste ano, cerca de 90% das mercadorias produzidas nos países membros podem ser comercializadas sem tarifas comerciais. Alguns produtos não entraram neste acordo e possuem tarifação especial por serem considerados estratégicos ou por aguardarem legislação comercial específica.

Em julho de 1999, um importante passo foi dado no sentido de integração econômica entre os países membros. Estabelece-se um plano de uniformização de taxas de juros, índice de déficit e taxas de inflação. Futuramente, há planos para a adoção de uma moeda única, a exemplo do fez o Mercado Comum Europeu.

Atualmente, os países do Mercosul juntos concentram uma população estimada em 311 milhões de habitantes e um PIB (Produto Interno Bruto) de aproximadamente 2 trilhões de dólares.

http://www.suapesquisa.com/mercosul/

Assinale a alternativa correta quanto ao Mercosul :

Alternativas:

A:

O Mercosul é formada por Brasil, Argentina, Peru e Paraguai e Venezuela.

B:

O Mercosul é formado pelo Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina e Venezuela

C:

O Mercosul é formado pelo Brasil, Argentina, Chile e Bolívia e Colômbia.

D:

O Mercosul é formado pelo Brasil, Paraguai, Argentina e Chile e Venezuela.

E:

O Mercosul é formado pelo Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai e Peru.

Resposta do aluno: B

Justificativa(s) do aluno:

• 1: O Mercosul (Mercado Comum do Sul) foi oficialmente estabelecido em março de 1991. É formado pelos seguintes países da América do Sul : Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina e Venezuela.

Em 1973, um novo período de instabilidade econômica e política mundial se instala com a crise do petróleo, deflagrada pelos conflitos militares entre Israel (aliado dos Estados Unidos) e os países árabes, produtores de petróleo. O resultado da guerra, favorável a Israel, fez com que os países produtores de petróleo reduzissem sua produção e reajustassem seus preços. Este fato fez com que

A: o sistema econômico internacional entrasse em colapso

Just: A parte das consequências geo-políticas, o resultado da guerra, favorável a Israel, fez com que os países produtores de petróleo reduzissem sua produção e reajustassem seus preços em mais de 400% em um período de poucos meses. O sistema econômico internacional entra em colapso.

B>Israel declarasse guerra aos países árabes

c>se desse o início dos conflitos entre Estados Unidos e União Soviética, também chamados de Guerra Fria

d>os países do terceiro mundo formassem blocos econômicos independentes

e>a economia americana entrasse em uma crise que resultou na quebra da bolsa de valores e a entrada na grande depressão econômica do século 20

A Organização Mundial do Comércio (OMC) foi criada em 1994 e tem como objetivo a construção de uma nova ordem mundial, ordem essa que começou a ser delineada ao fim da Segunda Guerra Mundial, com a criação do FMI, do Banco Mundial e das Nações Unidas. É função da OMC:

Alternativas:

A: ajudar os países a proteger seus mercados da concorrência estrangeira, de modo a propiciar o desenvolvimento social, sobretudo em países periféricos.

B: estabelecer políticas protecionistas para o fluxo comercial entre os países, com objetivo de construir uma ordem justa para o comércio mundial.

C: promover rodadas de negociação comercial entre países que habitualmente não costumam estabelecer trocas comerciais.

D: gerenciar acordos que compõem o sistema multilateral de comércio, servir de fórum para comércio internacional e supervisionar a adoção e implementação de acordos.

E: incentivar a adoção do liberalismo comercial e promover a baixa de tarifas comerciais até que elas deixem de existir.

Resposta do aluno: D

Justificativa(s) do aluno:

• 1: Suas funções são: gerenciar os acordos que compõem o sistema multilateral de comércio;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com