TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Aprendizagem

Por:   •  19/11/2023  •  Artigo  •  1.601 Palavras (7 Páginas)  •  38 Visualizações

Página 1 de 7

Plano de Aprendizagem ADMJ95

1. Apresentação

Caro(a)s discentes,


Começamos o estudo e a discussão da disciplina 
ADMJ95 - Administração Pública. Serão oito semanas, distribuídas no período de 01/10 a 28/11/2021. A seguir apresentamos as orientações sobre a disciplina, atividades, avaliações e prazos:

  1. O e-book será utilizado durante toda a disciplina. Nas duas primeiras semanas, estudaremos os conteúdos da Unidade I: o Estado, o Governo e a Sociedade. Nesta Unidade você será avaliado mediante sua participação no I Fórum temático e resenha da leitura do artigo “Jeitinho e Jeitão: uma tentativa de interpretação do caráter Brasileiro” do Sociólogo Francisco de Oliveira, publicado em 2012 pela Revista Piauí. Para tanto, faz-se necessário que você leia e reflita sobre os conteúdos da Unidade I do E-book, o artigo e assista ao vídeo “ O que é a identidade brasileira? Que país queremos ser?” com a entrevista do antropólogo Roberto DaMatta, respondendo à questão do Fórum I. Este material está disponível no ambiente AVA.
  2. Lembre-se: a nossa primeira aula síncrona está prevista para o dia 07 de outubro (quinta-feira das 19h00 às 21h00, horário de Brasília), oportunidade para nos conhecermos e tirarmos dúvidas, juntamente com os tutores.
  3. Nas semanas seguintes, ou seja, no período 06/10 a 15/10/2021, serão realizadas as atividades da Unidade II - Evolução da Administração Pública Brasileira. A Unidade III apresenta a Base Legal ou os principais Marcos Regulatórios da Administração Pública Brasileira, no período de 18/10 a 26/10/2021.
  4. A Unidade IV- trata das reformas do Estado e da Administração Pública e ocorrerá de 27/10 a 03/11/21. Esteja atento(a) ao prazo para entrega das atividades de avaliação. As leituras adicionais ao e-book, embora não obrigatórias, estão disponíveis no ambiente da Disciplina e podem enriquecer seus conhecimentos e suas respostas. Caso tenha dúvidas, o(a) seu tutor(a) é seu/sua principal aliado(a). Ele(a) está preparado(a) para ajudá-lo(a) e não hesite em contactá-lo(a), caso necessário.
  5. A segunda aula síncrona será dia 20 de novembro (sábado, das 09h às 12h00).
  6. Dedicamos as três últimas semanas da disciplina ao estudo dos conteúdos da Unidade V, cujo período é de 04/11 28/11/2021. Neste período será aplicada pelos tutores a avaliação presencial e iniciada a realização da atividade interdisciplinar com a leitura do material produzido pelo CLAD sobre “O impacto da Covid -19 na esfera Pública”, traduzido e disponibilizado no ambiente AVA. O texto da atividade interdisciplinar será utilizado pelas demais disciplinas, quando cada professor(a) colocará suas questões para que vocês as respondam, articulando com os assuntos estudados.

OBSERVAÇÃO: As questões dos fóruns temáticos podem ser dinamizadas por outras perguntas, através dos tutores e/ ou alunos, com a finalidade de ampliar o debate e a reflexão. Estejam atento(a)s, conectado(a)s e participem!

Desejamos boas leituras, discussões equilibradas e êxito nos estudos. Para tanto, estamos junto com os tutores, à disposição de vocês e solicitamos de cada um(a) disciplina, dedicação, comprometimento e motivação, evitando o adiamento das atividades e distrações no momento dos estudos. Vamos aos estudos?

Professora Vera Lúcia Peixoto Santos Mendes

2. Mini Currículo da Professora

Professora Titular em Administração Pública, Universidade Federal da Bahia (UFBa), até 2018. Pós-Doutorado em Direito Internacional da Saúde pela Faculdade de Direito e Centro Hospitalar Universitário da Universidade de Nice Sophia Antípolis (França, 2016), mestrado (1994) e doutorado (2000) em Administração Pública pela EADm/ UFBa, com realização de Sandwich no Center of Managerial Innovation - University of Bringhton – Inglaterra. Advogada, especialista em Direito Público pela Faculdade de Direito da UFBa e em Especialista em Gestão Governamental (EADM/UFBa). Pesquisadora e Coordenadora do Grupo de Pesquisa Observa Políticas Públicas, certificado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), membro do comitê científico do QualiHosp da Fundação Getúlio Vargas/SP; membro do comitê científico da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, vice-coordenadora da Rede de Inovação e Aprendizagem em Gestão Hospitalar, apoiada pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Coordenou por 4 anos a Capacitação Profissional Avançada da Escola de Administração. Tem experiência em Administração Pública, Planejamento e avaliação governamental, coordenação de projetos com financiamento internacional (REFORSUS e PROFAE) Políticas Públicas, Direito Público, atuando principalmente nos seguintes temas: Administração Pública, cidadania e direitos, judicialização da saúde, análise de Políticas Públicas, capacitação em regulação, gestão de sistemas e serviços de saúde, administração hospitalar e gestão pública.

Currículo Lattes: 
http://lattes.cnpq.br/6246452015418585

3. Estrutura

CARGA HORÁRIA


•    Início: 01 de outubro de 2021
•    Final: 28 de novembro de 2021

A disciplina tem uma carga horária de 68h, INTENSIVA, com atividades distribuídas ao longo de 8 semanas. Espera-se a dedicação mínima de 7 horas semanais de interação no ambiente virtual, além do tempo conferido às leituras e às atividades de avaliação da aprendizagem.

EMENTA

Discute as tendências da administração pública contemporânea, inserida em um ambiente democrático. Estuda o papel do Estado na economia e das consequências da assimetria de informação, na relação agente/principal. Analisa a evolução da Administração Pública no Brasil e em várias partes do mundo. Analisa as tendências e os paradigmas da Administração Pública Burocrática e a abordagem gerencial, com destaque para os seguintes temas: globalização, governança, eficiência, eficácia, equidade, transparência, accountability, parcerias, relações intergovernamentais e gestão em redes.


OBJETIVOS

Unidade I - Entender a evolução conceitual sobre Estado; identificar as diferenças e as semelhanças sobre o Estado, o Governo e a Sociedade; conhecer o significado e a importância dos partidos políticos na relação da sociedade com o Governo.

Unidade II - Entender a Era do Presidente Getúlio Vargas e suas proposições de gestão do Estado; compreender a dependência do Brasil em relação a Portugal na formação do Estado brasileiro; identificar os conceitos, as semelhanças e as diferenças entre: eficiência, eficácia e efetividade.

Unidade III - Descrever o que significou a atuação do Departamento de Administração do Serviço Público (DASP); entender o que trata o Decreto-Lei n. 200/67 e sua importância; e perceber as principais contribuições da Constituição Federal de 1988 para a Administração Pública do Brasil.

Unidade IV - Entender as reformas do Estado, nos casos da Inglaterra, Estados Unidos e Brasil; identificar as reformas propostas para a Administração Pública do Brasil; compreender as políticas públicas após essas reformas.

Unidade V - Identificar o significado de participação e sua relação com o Accountability; conhecer a gestão pública e sua relação com a gestão privada na implementação de políticas públicas; e compreender as demandas da sociedade, as ações do governo, os controles e o resultado.   

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (83.2 Kb)   docx (294.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com