TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Exames: PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  2.013 Palavras (9 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 9

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

TECNOLOGIAS E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL

CURSO(S): Administração

PROFESSOR(ES): Érico Oda e

Sandro Andriow Período Letivo 2012 CH 72

COMPETÊNCIAS QUE SERÃO DESENVOLVIDAS NO PERÍODO LETIVO

COMPREENDER E FORMATAR a visão holística da administração de empresas e o papel da disciplina de Administração de Sistema de Informação dentro deste contexto

INTERPRETAR os principais conceitos e fundamentos científicos da disciplina.

ESTABELECER o relacionamento dos objetivos de Sistemas de Informação e das Tecnologias de Informação aplicadas, com os objetivos estratégicos da organização.

DOMINAR os conceitos gerais das Tecnologias de Informação, envolvidas em Sistemas de Informação Gerencial, necessárias e suficientes para o entendimento questões técnicas, comerciais e práticas envolvidas na utilização correta destas facilidades como ferramentas de gestão das diferentes áreas e do todo das organizações.

BUSCAR o desenvolvimento das competências e habilidades de Administração de Sistema de Informação e de TI´s aplicadas à gestão empresarial, considerando as dimensões sociais, econômicas e tecnológicas envolvidas..

EMENTA

Contextualização da Sociedade do Conhecimento e da Economia Digital como o novo ambiente de atuação empresarial. Tecnologias Básicas e Aplicadas aos SIG’s e ERP’s (Entreprise Resources Planning). Automação de atividades e funções empresariais, e gestão de processos de negócios (BPM – Business Process Management). Projeto e especificação de SIGs alinhado com o planejamento estratégico e gestão de informação na empresa. Segurança, confiabilidade e agilidade da informação. Sistemas de Apoio à Decisão e BI - Business Intelligence. Internet, tópicos emergentes e as questões éticas, sociais e legais das Tecnologias da Informação.

JUSTIFICATIVA

A disciplina de Tecnologias e Sistemas de Informação Gerencial aborda as estratégias, técnicas e tecnologias aplicadas no projeto, obtenção, implantação e utilização de TI´s –Tecnologias de Informação, voltadas à automação de processos, à disponibilização de informações para a gestão das organizações e à formação de diferenciais competitivos empresariais.

O Sistema de Informações é a PRINCIPAL FERRAMENTA DE GESTÃO operacional, tática e estratégica do Administrador da Sociedade do Conhecimento, atuando como suporte basal e essencial para a Inteligência do Negócio da Empresa.(BI-Business Intelligence)

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Objetivo geral:

FUNDAMENTAR o papel dos SIGs e das TIs na integração sistêmica do processo de gestão dirigida à tomada de decisões com visão gerencial e estratégica do ambiente empresarial e na inovação empresarial, como fonte de diferenciais competitivos.

CONSCIENTIZAR o acadêmico quanto à importância do uso das informações nas formação da Inteligência do Negócio das Empresas e Organizações, e na Sociedade do Conhecimento

CAPACITAR o acadêmico a analisar e concretizar o projeto, implantação e utilização de Sistema de Informação Gerencial (SIGs), como ferramenta de operação e gestão empresarial para incrementar os resultados de seu papel como administrador,

FAMILIARIZAR o acadêmico na utilização de modernas ferramentas de Tecnologias de Informação para a agilidade, confiabilidade e segurança na operação e gestão de processos produtivos.

Objetivos específicos:

DOTAR o acadêmico de competências para gerenciar todos os fatores e recursos de software, hardware, peopleware envolvidos na implantação e operação de Sistemas de Informações, com objetividade e segurança.

DESENVOLVER capacidade de crítica com relação á avaliação de ferramentas de TI´s mais apropriadas na aplicação em situações reais e futuras.

METODOLOGIA

Serão ministradas aulas de exposição de conceitos teóricos e de atividades individuais e em equipes, com indicação de fontes de consulta, contextualizando-os com discussão em grupos de eventos práticos, consolidando o aprendizado com a comprovação dos resultados concretos e positivos obtidos com a aplicação correta dos conteúdos ministrados, mediante apresentação de casos reais.

Como a disciplina envolve cenários de negócio e de tecnologias de informação em rápida e permanente evolução, serão utilizados artigos, notícias e observações de fatos atuais relativos à disciplina, para a atualização e interpretação da realidade empresarial na aplicação dos conhecimentos concernentes às tecnologias envolvidas

CONTEÚDOS (PROGRAMA)

UNIDADE 1 - APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA

1.1. Objetivo

1.2 . Integração

1.3. Programa

1.4. Cronograma

1.5. Métodos Didáticos

1.6. Bibliografia

UNIDADE 2 - IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO E SUAS TECNOLOGIAS (Toffler, Negroponte, Tapscott)

A evolução da Sociedade até a Sociedade do Conhecimento

Mudanças Tecnológicas

Evolução da importância da informação

Informação = Fator Básico de Produção

UNIDADE 3 – CONCEITOS DE DADO, INFORMAÇÃO, CONHECIMENTO E SISTEMAS (Gane, O’Brien, Oliveira, Rezende)

Dado, Informação

Conhecimento e Tomada de Decisão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com