TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formação profissional do administrador - Plano de aprendizagem

Por:   •  23/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  8.199 Palavras (33 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 33

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO......................................................................................................3
  1. Diagnóstico Inicial sobre o Ambiente Externo.................................................4
  1. Descrição do Cenário Mercadológico ..............................................................4
  2. Descrição do Cenário Demográfico .................................................................5
  3. Descrição das Oportunidades de Trabalho......................................................12
  1. Áreas de Atuação Profissional.......................................................................14
  2. Perfil Profissional da Carreira Escolhida........................................................16
  3. O Problema e o Objetivo de Pesquisa............................................................17
  1. SÍNTESE DAS DESCOBERTAS................................................................................18
  2. REFERENCIAS......................................................................................................37

ANEXO A..................................................................................................................40

ANEXO B…………………………………………………………………………………………………………………43


  1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho estaremos apresentando uma visão sistêmica do cenário mercadológico e estatístico da cidade de Novo Hamburgo na área financeira. Escolhemos esta cidade devido ao seu conteúdo histórico industrial principalmente no setor coureiro calçadista que até meados de 1990 era um importante pólo econômico do Vale dos Sinos e considerada a Capital Nacional do Calçado, até passar por uma crise que faliu a maioria das indústrias da cidade deixando muitos profissionais desempregados e outros imigrando para países estrangeiros a procura de emprego. A situação econômica que se encontrou Nova Hamburgo na época provocou uma reestruturação tanto na parte industrial como na parte tecnológica e educacional se formando alguns anos depois a Universidade Feevale que vem crescendo a cada ano e superando expectativas. Essa geração de outros serviços e o crescimento na área de ensino abriu portas para o desenvolvimento da cidade e a diversificação de setores que é benéfico para o mercado local não dependendo somente de um nicho de mercado, essa qualidade reflete em nosso grupo, pois cada componente trabalha em um setor de mercado distinto, por exemplo, a Ana Maria Pavão trabalha em uma indústria de bebidas como energético, vokda, aguardente e refrigerante em Novo Hamburgo, a Camila trabalha em uma empresa de placas no bairro Lomba Grande de Novo Hamburgo, Renan Pires trabalha no CRVA também em Novo Hamburgo, Ruan Scherner trabalha na área de inteligência de mercado em uma indústria em Caxias do Sul, Tiago Einsfeld trabalha como consultor de importadoras têxteis e Vinicios Vargas Pontes trabalha em uma empresa de sistema de rastreamento de veículos em Porto Alegre.  Essas experiências profissionais de diversos setores dos componentes de nosso grupo ajudou a compor o trabalho com maior sabedoria e conteúdo pratico de cada um, com aprimoramento de idéias, debate de opinião, ou seja, gerando uma sessão de brainstorming.

         Com os dados a seguir será possível enxergar a situação atual da cidade de Novo Hamburgo, como investimentos e projetos para combater desemprego diagnóstico sobre os ambientes, dados estatísticos, oportunidade de trabalho, despesas orçamentárias, área de atuação de profissionais e perfil dos mesmos com tabela de comparação salarial entre Novo Hamburgo e cidades da região do Vale dos Sinos, perfil adequado de um funcionário da área financeira e demais assuntos importantes para o desenvolvimento deste trabalho.

  1. Diagnóstico Inicial sobre o Ambiente Externo

Neste capítulo, iremos mostrar alguns dados que são essenciais para o diagnóstico do ambiente externo, que são os fatores do cenário mercadológico, demográfico e de oportunidades de emprego.

  1. Descrição do Cenário Mercadológico

 Novo Hamburgo é uma cidade muito favorável para quem quer trabalhar, e não é diferente na área administrativa. Município é conhecido principalmente por suas indústrias couro-calçadistas, mas hoje vem se destacando também com curtumes, indústrias químicas, metalúrgicas, de componentes eletrônicos, indústrias de farmácia, cosméticos, móveis, carrocerias, alimentos, eletrodomésticos, vestuário, gráficas de última geração, informática, química, construção civil, e todo o tipo de comércio e serviços, entre essas oportunidades, conta com 3.105 indústrias, 10.360 comércios, 15.920 prestadoras de serviços.

 Hoje, Novo Hamburgo é a cidade ideal para se investir, é exemplo de educação no país, o Município conta com mão de obra qualificada, infraestrutura completa e localização privilegiada também faz investimentos maciços em obras, como a ampliação do metrô, construções de novas escolas e unidades de saúde, além do bom momento vivido pela indústria calçadista funcionam como alavanca para o desenvolvimento do Município. Há em Novo Hamburgo serviços de apoio como agentes de carga, despachantes, corretoras, transportadoras, escritórios de empresas de navegação, agentes de exportação, exportadoras e tradings, sem falar na presença de importantes bancos, para atender toda a demanda, seja do comércio interno ou do comércio internacional.

 Atualmente, o Município vive com ansiedade a chegada de uma revolução industrial, que se forma na expectativa de diversificação que o anúncio de construção do Distrito Industrial proporciona. Novas indústrias, de diferentes seguimentos, devem se instalar em uma área do bairro Canudos, onde hoje ainda está o Aeroclube. Os novos investimentos irão abrir um leque de atividades ainda maior para Novo Hamburgo.

 Na área de comércio exterior, o principal produto de exportação é o calçado, atividade que vem superando a concorrência do mercado internacional através da qualidade da sua produção, com isso cerca de 80% das exportações brasileiras de calçado saem do Rio Grande do Sul, e que Novo Hamburgo representa o centro dessas operações. Deste modo o volume de exportações do complexo de calçados atinge atualmente em torno dois bilhões de dólares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (63.2 Kb)   pdf (474.2 Kb)   docx (394.1 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com