TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Carreira

Por:   •  7/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  447 Palavras (2 Páginas)  •  1.264 Visualizações

Página 1 de 2

Plano de Carreiras, Cargos e Remuneração

Nos tempos de hoje é imprescindível que as empresas administrem um Plano de Carreiras, Cargos e Remuneração, a ausência de um PCCR em uma empresa dificulta na estruturação do seu crescimento, e assim pode gerar muitos custos e prejuízos. Quando se oferece aos colaboradores, oportunidade de crescimento gera grandes satisfações aumentando a produtividade.  Segundo Chiavenato a recompensa é uma retribuição ou reconhecimento pelos serviços de alguém.

A remuneração total é o pacote de recompensas quantificativeis que uma pessoa recebe pelo seu trabalho e é constituída de remuneração básica, incentivos salariais e benefícios. (CHIAVENATO 2004).

O gestor de Recursos Humanos deve buscar melhores ações para os colaboradores executem as suas atividades e assim garantir que a organização possa atingir suas metas. Desta mesma forma a gerente de Recursos Humanos da ABCD Serviços deve mostrar para a alta cúpula a necessidade de ter um ambiente motivador, com colaboradores produtivos e integrados gerando bons resultados. Sendo assim, a probabilidade dos objetivos das organizações serem alcançados será mais satisfatória.

Outros argumentos que também poderão ser usados para convencer a alta cúpula sobre a importância e necessidade da implantação do PCCR na ABCD Serviços:

O PCCR faz parte da estrutura funcional das pessoas que existem dentro da organização. E é através do plano de carreira, cargos e remuneração que o colaborador saberá o que irá fazer, quanto irá receber por isso e até onde poderá chegar os objetivo dentro da empresa, permitirá que o colaborador possa atuar de acordo com as perspectivas criadas na organização. O PCCR também aumenta a satisfação dos colaboradores, aumenta a produtividade, por que os colaboradores conseguem entender que os seus salários dependem dos seus resultados

A falta de um PCCR dentro de uma empresa pode influência no seu desenvolvimento e crescimento e ainda gera insatisfações nos colaboradores, como consequência gerar absenteísmo e alto índice de rotatividade, levando a organização ter grandes prejuízos e custos.

O plano de cargos e salários é uma ferramenta utilizada para determinar ou sustentar as estruturas de cargos e salários de forma justa dentro da organização. Esse plano tem como objetivo alcançar os equilíbrios internos e externos, através da definição das atribuições, deveres e responsabilidades de cada cargo e os seus níveis salariais. (SILVA, 2002).

REFERÊNCIAS

ARAUJO, L. C. G. Gestão de pessoas. São Paulo: Atlas, 2006.

CHIAVENATO, Idalberto: Administração de recursos humanos: e o novo papel dos recursos humanos nas organizações, 7. ed., Rio de Janeiro, Elsevier, 2004

http://abrhba.org.br/noticia/a-importancia-administracao-cargos-e-salarios-empresa  20. setembro. 2015

http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/a importancia-da-administracao-de-cargos-e-salarios-na-empresa 15. abril. 2015

http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/a-importancia-do-plano-de-cargos-e-salarios-dentro-das-organizacoes  20. setembro. 2015

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (71.5 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com