TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Negócios Empresa De Marketing

Por:   •  10/5/2020  •  Monografia  •  1.803 Palavras (8 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

SETOR LITORAL

CURSO DE GESTÃO EMPREENDEDORISMO

TCC: PROJETO 2

ADRIEL JOSIEL ROCHA  

DORALICE DE ALMEIDA NASCIMENTO

FELIPE PAULO PROENÇA DA SILVA  

  PESQUISA DE MERCADO PARA SUBSIDIAR A VIABILIDADE DA CRIAÇÃO DE UMA AGÊNCIA DE MARKETING DIGITAL NA REGIÃO ADMINISTRATIVA DE PARANAGUÁ

Orientador: Prof. Dr. Thiago Henrique Moreira Goes


  1. Apresentação

Esta pesquisa de mercado objetiva investigar e obter informações acerca dos estabelecimentos de pequeno, médio e grande porte situados na região administrativa de Paranaguá, a fim de verificar o entendimento de seus gestores acerca do marketing digital. Sendo uma ferramenta para subsidiar os propositores desse projeto, a viabilidade de abertura de uma agência de marketing digital.

  1. Problema de Decisão Gerencial

O problema de decisão gerencial aqui encontrado é se há viabilidade para a abertura de uma agência de marketing digital na Região Administrativa de Paranaguá.

  1. Pesquisa Exploratória

3.1 O que é marketing?

O marketing data de muito tempo atrás, e a partir do pós-guerra ele passa a ser reconhecido como uma função importante no ambiente empresarial (PEREIRA, TOLEDO E TOLEDO, 2009).

A American Marketing Association (AMA) define o marketing da seguinte forma:

“O marketing é uma atividade que envolve um conjunto de conhecimentos e processos que tenham o propósito de criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor não só para consumidores e clientes, mas também para parceiros e a sociedade como um todo” (AMA, 2019, tradução nossa).

E para se chegar a definição citada anteriormente, o marketing sofreu alterações, adaptações para cada época, que Kotler descreve como evoluções, que vai do marketing 1.0 ao marketing de agora, o marketing 4.0, o marketing da economia digital, também conhecido como marketing digital.

3.2 O que é marketing Digital?

O marketing digital é um complemento do marketing 3.0. Diferentemente do seu precursor que ia em busca do cliente, seu objetivo é atrair os consumidores através de conteúdo e engajá-lo ao ponto de o tornar um promotor- defensor da marca, utilizando a internet e outras mídias digitais para isso. Ele está para compreender e acompanhar a dinâmica da economia digital (KOTLER, 2017).

O marketing digital ainda é muito confundido com simplesmente propagandas na internet, no entanto Torres (2009) e Kotler (2017), enfatizam que ele é muito mais que publicidade e propagandas online. Portanto o marketing digital nada mais é que o próprio marketing que se adaptou a esta época, fazendo uso não só de ferramentas mais estratégias digitais para maior alcance de clientes, os atraindo para seu produto ou serviço, engajando-o e o tornando inclusive propagador de sua marca.

3.3 Estratégias de marketing digital

3.3.1 Marketing de conteúdo

Na internet existem dois elementos essenciais: conteúdo de sites e ferramentas de busca. O consumidor está acostumado a iniciar a navegação pelas ferramentas de busca, sendo o Google o mais utilizado.

Esta estratégia do marketing digital se utiliza da criação de conteúdo patrocinado na busca para que haja mais internautas clicando em seu site. Para isso é preciso escolher bem as palavras-chave do seu conteúdo, visto que mesmo com publicações de conteúdos gratuitos, pode-se gerar muitos cliques através das palavras-chave. Por isso, é importante que o site tenha uma estrutura que ajude na varredura das ferramentas de busca, que permitam que os clientes busquem com facilidade seja para conteúdo, produto, serviços ou até mesmo informações relacionadas ao seu negócio.

O marketing de conteúdo é uma estratégia que faz uso de ferramentas, ou ações digitais como as mídias sociais, marketing viral e e-mail marketing.

3.3.1.1 Mídias sociais

As mídias sociais são ferramentas que provavelmente sejam a mais utilizadas e conhecidas tanto para o consumidor, quanto para a empresa que divulga. Elas são basicamente sites na Internet onde se cria colaboração de conteúdo, interação social e compartilhamento de informações em diversos tipos. Nessas categorias, temos: blogs, sites de conteúdo colaborativo e redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter, You Tube entre outros, abrangendo comunicação, relacionamento, colaboração, multimídia e entretenimento. No Brasil, mais de 80% dos internautas participam de uma rede social, isso facilita o engajamento de uma empresa em determinado local. As mídias sociais também se unem aos jogos on-line, que são uma mistura de rede social e jogo eletrônico criando assim o chamado “second life”.

 

3.3.1.2 Marketing viral

Esta ação também é uma das maiores forças da Internet, já que o “boca-a-boca" tem uma eficácia muito grande fora das redes, imagine dentro das redes sociais, onde a comunicação é extremamente rápida e aplicam volumosas correntes de relacionamento onde muita informação, chega muito rápido e para muitas pessoas sem muito esforço.

Deve-se ter cuidados ao criar uma campanha ou estratégia de marketing viral. Ela requer criatividade e entendimento do ser humano e suas necessidades básicas. Se não houver planejamento e estratégia, o marketing viral pode chegar ao consumidor de forma negativa, sendo rapidamente espalhada na rede e decretando o fracasso da ação.

 

3.3.1.3 E-mail marketing

Outra ação que é muito utilizada principalmente na comunicação pessoal e empresarial. Desde o início da Internet tem sido a identidade das pessoas na rede. Hoje já não há uma soberania desse uso, pelo fato de as pessoas terem preferência pelo uso de meios de comunicação instantâneos como Skype por exemplo, onde se consegue um contato em tempo real, agilizando a comunicação entre pessoas e empresas.

O e-mail não é mais tão utilizado para o uso de comunicação pessoal, hoje ele tem uma grande funcionalidade no marketing, visto que permite o contato direto de empresas com o banco de dados de clientes, podendo enviar propagandas, promoções, avisos que geram muita informação, contribuindo como uma grande estratégia de marketing digital.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (130.4 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com