TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE COMUNICAÇÃO DE MARKETING PARA A EMPRESA DE PEQUENO PORTE

Por:   •  6/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  588 Palavras (3 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 3

Custos para decisão

Os custos constituem a base dos gastos das empresas o estudo deles permite ao administrador a análise de forma realista do cenário em que se encontra a empresa, mostrando o que está funcionando e o que merece melhorar para aumentar os seus lucros.

Os custos são uma ferramenta importante para auxiliar os gestores em decisões estratégicas de um negócio, como aumentar ou diminuir a produção de uma linha de produto, estratégias de diminuir custos para melhorar o preço dos produtos para o consumidor e consequentemente ser mais competitivo.

Segundo Leone (2009, p.49) “custear é apurar os custos. Mas não significa apenas determiná-los ou calculá-los. Apuração de custos representa todo trabalho da contabilidade de custos, desde o planejamento da coleta de dados até a prestação da informação gerencial de custos”. Diante disto toda empresa necessita análise de todos os itens que serão feito o custeio como produtos, serviços e estoques.

Conhecer o comportamento dos custos do negócio é essencial para se diferenciar no mercado tão disputado. Isto se dá com o controle dos gastos e classificação dos custos quanto á alocação ao produto e ao volume. Sendo assim possível calcular a margem de contribuição e o ponto de equilíbrio que irão dar auxilio ao administrador com respostas estratégicas para a organização.

Para Martins (2010, p. 22),

No que tange a decisão seu papel reveste-se de suma importância pois consiste na alimentação de informações sobre valores relevantes que dizem respeito as consequências de curto e longo prazo sobre medidas de introdução ao corte de produtos, administração de preço de vendas, opção de compra ou produção.

Os custos apontam para o administrador os pontos onde a empresa precisa de ajustes melhorando processos, fazendo correções em pontos vulneráveis e visando sempre decidir pelo melhor caminho para obter o sucesso da empresa. O administrador está sempre tomando decisões que podem mudar o rumo da empresa, em um cenário como o de hoje 2021 onde o país enfrenta uma crise energética toda decisão deve ser feita com muito cuidado se baseando em informações seguras com analise de mercado para se manter lucrativo e competitivo.

Como sabemos para uma empresa se manter funcionando precisa de capital, se o dinheiro não entra, ou seja, não lucra ou não lucra como antes tem o risco de fechar as portas a qualquer momento. Mas para que isso não ocorra algo essencial é a contabilidade de custos que permite ver onde se pode cortar gastos e onde se pode investir para que a empresa continue lucrando e se estabilize.

Com a competitividade aumentando na maioria dos mercados os custos são extremamente relevantes na hora de tomar decisões estratégicas para a empresa pois com essas informações é possível ver o que está errado e o que pode ser melhorado.

Diante disto observa-se que a contabilidade de custos busca mecanismos para a empresa não perder o controle dos gastos, por isso é importante fazer um levantamento desses custos que a empresa realiza para saber como tomar a decisão certa.

Com o mercado em constante mudança o preço e a qualidade do produto acabam sendo um diferencial, levando as empresas a ter a necessidade de pesquisar o mercado concorrente e o mercado consumidor para saber se os preços e a qualidade do seu produto estão satisfazendo a necessidade do seu cliente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (31.7 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com