TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de carreira

Por:   •  17/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  397 Palavras (2 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 2

PLANO DE CARREIRA

O que é?

É um plano, que serve basicamente para colocar a pessoa no caminho certo para o sucesso pessoal e principalmente profissional. Esse plano possibilita programar o tempo necessário pra alcançar os objetivos, e avaliar se os conhecimentos são suficientes, ou não, para realizar os projetos. 

A importância e os benefícios do Plano de Carreira

Na empresa, com o Plano de Carreira, o funcionário consegue visualizar o seu futuro, podendo assim elaborar metas pessoais, juntamente com as profissionais, e consequentemente trabalhar mais motivado, o que gerará mais resultados para a empresa. O Plano de Carreira, ainda retém novos talentos, o que aumenta a perspectiva de crescimento dentro da empresa (cargos e salários), e isso diminui a rotatividade e contribui para a obtenção de novas metas.

No Plano de Carreira, a promoção de um funcionário, costuma estar relacionada ao seu desempenho ou por tempo de permanência na empresa.

O Plano de Carreira, torna mais eficaz a atuação dos funcionários em uma empresa, fazendo com que eles estejam mais motivados, aumentem a sua produtividade, desenvolvam-se mais rápido e fiquem por mais tempo na empresa. Isso tudo reflete na qualidade do produto final, dando um maior valor á ele, e também aumentando a satisfação dos clientes e o reconhecimento no mercado.

Dentro dos benefícios da elaboração do Plano de Carreira, também há a questão de prevenção de demandas trabalhistas, sendo essa, a Equiparação Salarial. A própria CLT, em seu § 2º do artigo 461, prevê a elaboração de um Plano de Carreira, com o intuito de prevenir, a equiparação salarial.

Homologação do pedido

Ao Ministério do Trabalho e Emprego - MTE cabe analisar e decidir sobre pedidos de aprovação de quadro de pessoal organizado em carreira de empresas. A aprovação do quadro de carreira, pelo MTE é indispensável, pois só assim, as empresas conseguem eliminar o risco da equiparação salarial.

Requisitos para o Pedido

Os pedidos de aprovação do quadro de pessoa, organizado em carreira, devem dispor, dos critérios abaixo:

 

admissão nos cargos em níveis iniciais;

distinção do conteúdo ocupacional de cada cargo;

igualdade pecuniária entre promoções por merecimento e antiguidade;

aceitação das promoções, sujeitas à existência de vaga;

acesso ao desenvolvimento dentro de cada cargo;

promoções alternadas por merecimento e antiguidade, sujeitas à existência de vaga;

desenvolvimento dentro de cada cargo, ligado á melhor produtividade e desempenho com intervalo não acima de dois anos, revezado por merecimento e antiguidade;

distinção entre reclassificação e promoção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (70.9 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com