TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PODER DAS REDES SOCIAIS

Por:   •  21/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.170 Palavras (9 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]



INTRODUÇÃO

                           Neste trabalho pretendemos abordar a questão da internet, e como ela tem ganhado grandes proporções, principalmente quando se fala em redes sociais como, por exemplo; o facebook, o twitter, as hastags e entre outros. Trataremos também como se deu o aumento das mobilizações e através de que meio de comunicação isso se tornou possível. O fenômeno da rede social na internet trouxe um elemento novo para os movimentos dos protestos, e das manifestações populares por meios das redes as pessoas laçaram sementes de revoltas que atualmente faz efeito.

Se as redes sociais oferecem uma organização para aderir protestos e manifestações e no inicio praticarem imune à repreensão, eles podem alimentar e viabilizar ataques que venham ser incentivados.  

   


DESENVOLVIMENTO

                        As novas tecnologias de comunicação estão transformando vários setores da sociedade mundial. Elas fazem com que a interação entre as pessoas  fique bem mais fácil,  a tecnologia da comunicação está crescendo cada vez mais,como cita Wolkmer:

A passagem do século XX para o novo milênio reflete uma transição paradigmática da sociedade industrial para sociedade da era virtual. É extraordinário o impacto do desenvolvimento da cibernética, das redes de computadores, do comércio eletrônico, das possibilidades da inteligência artificial e da vertiginosa difusão da Internet sobre o campo do direito, sobre a sociedade mundial e sobre os bens culturais do potencial massificador do espaço digital. (WOLKMER, 2001, p.12)

O papel das redes sociais e o de promover a divulgação das manifestações, pois através das redes sociais, que o desenvolvimento de politicas de inclusão vem tomando grandes proporções. Atualmente as pessoas não usam as redes sociais somente para de distraírem ou obterem informações, mas também para fazer valer os seus direitos. Atualmente os movimentos sociais vêem promovendo uma luta pela possibilidade de construção e definição dos direitos de cada um, através de discursos públicos e manifestações em massa.

 Atualmente a mídia exerce um papel muito importante, pois ela nos ajuda a definir e interpretar a realidade em que vivemos muitas vezes ela pode até interfere na formação da nossa opinião pública. Os meios de comunicação estão muito envolvidos em nosso dia-a-dia, sendo um dos elementos responsáveis pela nossa formação de identidade.

 Sabemos que para um individuo fazer valer seus direitos é necessário que ele faça primeiramente uma analise sobre o assunto em discussão, assim o individuo poderá compreender e torna viável uma democracia mais inclusiva, e assim poderá forma debates que irá ocorrer nas esferas públicas.

Com isso a evolução da internet como novo meio de informação e comunicação é importante para os movimentos sociais atualmente. Segundo Castells:

A comunicação de valores e a mobilização em torno do sentido são fundamentais. Os movimentos culturais (entendidos como movimentos que têm como objectivo defender ou propor modos próprios de vida e sentido) constroem-se em torno de sistemas de comunicação – essencialmente a Internet e os meios de comunicação – porque esta é a principal via que estes movimentos encontram para chegar àquelas pessoas que podem eventualmente partilhar os seus valores, e a partir daqui actuar na consciência da sociedade no seu conjunto (Castells, 2004, p. 170)

Não podemos negar que o acesso a informação é um elemento-chave para se avaliar as relações de poder nas sociedades democráticas. A liberdade de expressão e os vários meios em podemos expressar é bastante amplo, os meios de comunicação são elementos importantes na formação de relação de poder.

                          Como vimos há pouco tempo, aconteceram várias mobilizações e a maioria delas foi marcada antecipadamente por meio das redes sociais, pois isso só se tornou possível porque havia meios técnicos que o possibilitaram, como exemplo disso podemos citar a internet e os e-mails. Atualmente cerca de milhões de pessoas têm acesso à internet. A seguir no gráfico iremos ver a % de pessoas que têm registros de nomes de domínios, a quantidade de domicílios que têm acesso à internet e residências que possuem computadores.

[pic 14]

         Fonte: cgi.br                                 

                         

                         Como podemos dizer, a internet é uma esfera pública, hoje em dia as pessoas preferem se encontrar nas redes sociais, do que marcarem um encontro pessoalmente, como por exemplo, nas praças, lanchonetes, parques e outros locais de encontro. A internet foi responsabilizada pelo fim das relações interpessoais, ou seja, contato humano; muito discutida por sua democracia que na verdade pode ser também excluída.

                        A Internet permite o universal sem totalidade, ou seja, podemos de um único lugar entrar em contato com uma pessoa, de qualquer lugar do mundo, rede possui a qualidade de fazer com que os seus usuários sejam emissores e receptores de informação de forma livre. A Internet é um instrumento que tem sido utilizado e aprimorado pelos movimentos sociais e que tem promovido mudanças em nossa democracia e sociedade, nos proporciona muitas facilidades para a participação e ação coletiva de toda população.

                        Todos sabem que as mobilizações que ocorreram durante este ano de 2013, tomaram proporções maiores por causa das redes sociais, através delas as pessoas marcavam encontros em ruas e praças públicas. Todos esses protestos aconteceram com um único intuito, de lutar pelos direitos da população.

        As redes sociais tiveram importância fundamental nessas mobilizações. Seja para articular, cobrir, ou divulgar a mobilização. Boa parte do que aconteceu foi mobilizada pelas redes sociais. Certamente sem as redes sociais nós não teríamos tantas mobilizações, nas primeiras manifestações já observamos nos perfis, as pessoas com interesse de ir. Isso pelas conversas, por meio do facebook, do twitter e das hastags, pois todas essas são redes de conversas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (181.3 Kb)   docx (40 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com